De que forma a terapia cognitivo-comportamental pode auxiliar no tratamento de TDAH em adultos?

10 respostas
De que forma a terapia cognitivo-comportamental pode auxiliar no tratamento de TDAH em adultos?
Primeiramente a TCC poderá te ajudar a compreender melhor o que é TDAH. Serão usadas ferramentas para compreender seu modo de pensar e se comportar, trará benefícios no que se refere a organizar melhor seu dia-a-dia. Com exercícios e análise terá mais estratégias para ter pensamentos e comportamentos mais funcionais, aliviando sua ansiedade e melhorando sua atenção.

Abraços.

Através da reestruturação cognitiva dos processos disfuncionais. Identificando pensamentos e sistema de crenças adjacentes, e atuando em seu ajustamento.
A psicoeducação faz parte do tratamento, assim como a introdução de roteiros de tarefas, mapas de atividades e prazos, métodos para lidar com a dispersão e com a falta de organização.
Implantamos o controle utilizando protocolos que otimizam os vários setores da vida ( profissional, acadêmico, afetivo. ...)
Gde abraço
Meus colegas já explicaram muito bem a intervenção da TCC no seu caso. Só tenho a acrescentar que para traçar estratégias de tratamento é necessário avaliar em que área de sua vida as consequências do TDAH está influenciado mais e traçar metas de mudanças.
A terapia cognitiva trabalha em dois pilares. A reestruturação cognitiva e a resolução de problemas. Através da psicoeducação o paciente passa a conhecer o que é o TDAH e quais os prejuízos acusados pelo transtorno. A partir de então alinha-se o plano de tratamento com os sintomas individuais do paciente a fim de resolver amenizar os sintomas e desenvolver melhor qualidade de vida pessoal, social, profissional e familiar. É a abordagem indicada para tratamento. Saiba que pode contar comigo!
Olá, concordo plenamente com o que as colegas responderam. Somente tenho a acrescentar que o psicólogo o ajudará, através da Terapia Cognitivo Comportamental, a diminuir o sofrimento que o TDAH pode causar a você e às pessoas que o cercam. A pessoa com TDAH aprende a viver com o Transtorno e a minimizar suas consequências indesejadas em sua vida pessoal, social e profissional. No início é um pouco trabalhoso mas, com o tempo, a pessoa internaliza os novos pensamentos e comportamentos e aprendem, principalmente, a conviver com elas mesmas de uma forma mais harmoniosa. Espero ter ajudado um pouco. Um abraço.
Os profissionais acima já deixaram sua dúvida bem acolhida. É esse o caminho...
Terapia Cognitivo Comportamental e Reabilitação Neuropsicológica.

Obrigado
Saber que um indivíduo tem o diagnóstico de TDAH não é suficiente para definir os procedimentos a serem usados no tratamento. É preciso fazer uma avaliação funcional: identificando a relação entre as respostas do indivíduo, o contexto em que elas ocorrem e o seus efeitos no mundo. Essa avaliação funcional é que permite compreender o caso e que norteia a tomada de decisões clínicas.
Em relação à Terapia Cognitivo Comportamental os colegas já se posicionaram e concordo com as colocações sobre a eficácia da TCC não só em relação ao TDAH. Porém, acrescento que o neuropsicólogo que trabalha com reabilitação neuropsicológica, através do treino cognitivo poderia ajudar a conhecer o transtorno (psicoeducação) e a lidar com ele, além de ajudar a monitorar a atenção, melhorar a memória operacional e de curto prazo, controlar os impulsos em relação à emoção e ação, etc. É importante fazer antes uma avaliação neuropsicológica para saber quais as áreas estão preservadas e as áreas comprometidas para melhor condução do tratamento.
Olá
A Terapia Cognitiva Comportamental tem um recurso terapêutico chamado biofeedback.
É uma ferramenta terapêutica nova, não invasiva e não medicamentosa que nós, psicólogos, usamos para ampliar o potencial e o autoconhecimento do corpo e da mente.
Vale muito á pena conhecer esse trabalho.
Abs.
Olá, a terapia cognitivo-comportamental poderá sim te auxiliar, pois esta abordagem se utiliza de um protocolo específico para o TDAH. Primeiramente você irá compreender sobre o seu TDAH, após isso conseguirá listar seus sintomas e perceber o que está sendo afetado na sua rotina por estes sintomas. Neste processo o paciente traçará objetivos e metas para lidar de uma maneira mais saudável com o TDAH, para isso, aprenderá técnicas de organização e técnicas que te ajudem lidar com a tendência a distração. É importante salientar que durante todo esse processo o paciente também estará trabalhando as suas cognições, pensamentos e crenças disfuncionais que também possam estar presentes neste processo terapêutico.