De que forma a terapia cognitivo-comportamental pode auxiliar no tratamento de TDAH em adultos?

10 respostas
De que forma a terapia cognitivo-comportamental pode auxiliar no tratamento de TDAH em adultos?
Primeiramente a TCC poderá te ajudar a compreender melhor o que é TDAH. Serão usadas ferramentas para compreender seu modo de pensar e se comportar, trará benefícios no que se refere a organizar melhor seu dia-a-dia. Com exercícios e análise terá mais estratégias para ter pensamentos e comportamentos mais funcionais, aliviando sua ansiedade e melhorando sua atenção.

Abraços.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Através da reestruturação cognitiva dos processos disfuncionais. Identificando pensamentos e sistema de crenças adjacentes, e atuando em seu ajustamento.
A psicoeducação faz parte do tratamento, assim como a introdução de roteiros de tarefas, mapas de atividades e prazos, métodos para lidar com a dispersão e com a falta de organização.
Implantamos o controle utilizando protocolos que otimizam os vários setores da vida ( profissional, acadêmico, afetivo. ...)
Gde abraço
Meus colegas já explicaram muito bem a intervenção da TCC no seu caso. Só tenho a acrescentar que para traçar estratégias de tratamento é necessário avaliar em que área de sua vida as consequências do TDAH está influenciado mais e traçar metas de mudanças.
A terapia cognitiva trabalha em dois pilares. A reestruturação cognitiva e a resolução de problemas. Através da psicoeducação o paciente passa a conhecer o que é o TDAH e quais os prejuízos acusados pelo transtorno. A partir de então alinha-se o plano de tratamento com os sintomas individuais do paciente a fim de resolver amenizar os sintomas e desenvolver melhor qualidade de vida pessoal, social, profissional e familiar. É a abordagem indicada para tratamento. Saiba que pode contar comigo!
Olá, concordo plenamente com o que as colegas responderam. Somente tenho a acrescentar que o psicólogo o ajudará, através da Terapia Cognitivo Comportamental, a diminuir o sofrimento que o TDAH pode causar a você e às pessoas que o cercam. A pessoa com TDAH aprende a viver com o Transtorno e a minimizar suas consequências indesejadas em sua vida pessoal, social e profissional. No início é um pouco trabalhoso mas, com o tempo, a pessoa internaliza os novos pensamentos e comportamentos e aprendem, principalmente, a conviver com elas mesmas de uma forma mais harmoniosa. Espero ter ajudado um pouco. Um abraço.
Os profissionais acima já deixaram sua dúvida bem acolhida. É esse o caminho...
Terapia Cognitivo Comportamental e Reabilitação Neuropsicológica.

Obrigado
Saber que um indivíduo tem o diagnóstico de TDAH não é suficiente para definir os procedimentos a serem usados no tratamento. É preciso fazer uma avaliação funcional: identificando a relação entre as respostas do indivíduo, o contexto em que elas ocorrem e o seus efeitos no mundo. Essa avaliação funcional é que permite compreender o caso e que norteia a tomada de decisões clínicas.
Em relação à Terapia Cognitivo Comportamental os colegas já se posicionaram e concordo com as colocações sobre a eficácia da TCC não só em relação ao TDAH. Porém, acrescento que o neuropsicólogo que trabalha com reabilitação neuropsicológica, através do treino cognitivo poderia ajudar a conhecer o transtorno (psicoeducação) e a lidar com ele, além de ajudar a monitorar a atenção, melhorar a memória operacional e de curto prazo, controlar os impulsos em relação à emoção e ação, etc. É importante fazer antes uma avaliação neuropsicológica para saber quais as áreas estão preservadas e as áreas comprometidas para melhor condução do tratamento.
Olá
A Terapia Cognitiva Comportamental tem um recurso terapêutico chamado biofeedback.
É uma ferramenta terapêutica nova, não invasiva e não medicamentosa que nós, psicólogos, usamos para ampliar o potencial e o autoconhecimento do corpo e da mente.
Vale muito á pena conhecer esse trabalho.
Abs.
Olá, a terapia cognitivo-comportamental poderá sim te auxiliar, pois esta abordagem se utiliza de um protocolo específico para o TDAH. Primeiramente você irá compreender sobre o seu TDAH, após isso conseguirá listar seus sintomas e perceber o que está sendo afetado na sua rotina por estes sintomas. Neste processo o paciente traçará objetivos e metas para lidar de uma maneira mais saudável com o TDAH, para isso, aprenderá técnicas de organização e técnicas que te ajudem lidar com a tendência a distração. É importante salientar que durante todo esse processo o paciente também estará trabalhando as suas cognições, pensamentos e crenças disfuncionais que também possam estar presentes neste processo terapêutico.

Especialistas

Cristiane Nassar Alves

Cristiane Nassar Alves

Psicólogo, Sexólogo

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Maura Galaxe

Maura Galaxe

Psicólogo

Campos Dos Goytacazes

Gisele de Brito

Gisele de Brito

Psicólogo

Jacareí

Maria Clara Crozariol Capellete

Maria Clara Crozariol Capellete

Psicólogo

Taubaté

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 75 perguntas sobre Terapia Cognitivo Comportamental
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.