De onde vem essa doença? Como ela começa? Existe um gatilho que podemos evitar pra não entrar na man

2 respostas
De onde vem essa doença (Transtorno Bipolar)? Como ela começa? Existe um gatilho que podemos evitar pra não entrar na mania?
O transtorno bipolar tem base genética e se supõe que a pessoa já nasça com predisposição. A presença de familiares próximos com o quadro aumenta os riscos. Mas, mesmo que tenha um gêmeo idêntico, os riscos são de apenas 50%. Ou seja, 50% dos mecanismos são ambientais. Mas, não se conhece exatamente quais são. O uso de antidepressivos e estimulantes está entre os riscos que são bastante claros. Mesmo assim, entretanto, é possível que um parente próximo de alguém com bipolaridade tenha uma depressão não bipolar e, assim, não sofra nenhum prejuízo pelo uso de antidepressivos. De resto, riscos possíveis são estresse psicológico prolongado, uso de algumas medicações como corticosteroides e mesmo estresse físico, como algumas cirurgias de grande porte. Como uma vida balanceada (dieta, exercícios, aprender a evitar ou lidar com estresse psicológico) estão entre os fatores que possivelmente protegem o organismo de muitas doenças, habitualmente é só isto o que se pode recomendar, enquanto não tivermos dados mais precisos sobre os gatilhos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Excelente pergunta, e para complementar o colega acima, ainda sugiro seguir o protocolo de psicoterapia em terapia cognitiva comportamental, associado a terapia medicamentosa, estilo de vida saudável e não fazer uso de substâncias como álcool e maconha, pois dificultam a estabilização dos sintomas! Espero ter ajudado!

Especialistas

Paulo Cesar T Ribeiro

Paulo Cesar T Ribeiro

Psicanalista, Psicólogo

São Paulo

Joseane Zamprogno

Joseane Zamprogno

Psicólogo

Campinas

Ana Paula Gomes Brito

Ana Paula Gomes Brito

Psicólogo

Fortaleza

Rafaela Câmara

Rafaela Câmara

Psicólogo

Fortaleza

Jessika Moreira Pires

Jessika Moreira Pires

Terapeuta complementar

Uruaçu

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 904 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.