De fato, uma dieta nutricional pode contrinuir eficazmente para a diminuição de transtornos de ansie

5 respostas
De fato, uma dieta nutricional pode contrinuir eficazmente para a diminuição de transtornos de ansiedade?
Sim, uma vez que uma alimentação desequilibrada vai contribuir para um quadro de disbiose, piorando a sua saúde física e mental, já que a absorção de nutrientes vai está prejudicada, já ouviu falar que o intestino é nosso segundo cérebro? Está tudo interligado. Geralmente quando um médico passa um medicamento para depressão e ansiedade esse medicamento é um inibidor seletivo de recaptação de serotonina. Advinha onde a serotonina é produzida? No intestino! Então uma dieta saudável baseada em alimentos integrais, frutas e vegetais, gorduras boas são fundamentais para o sucesso do tratamento. Para uma adequação dessa dieta, o nutricionista é fundamental. Espero ter ajudado. Atenciosamente Cledson Marques @cled_son1_nutricionista

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Bom dia!
Sim, uma boa dieta contribui bastante para a diminuição dos sintomas de ansiedade, mas para fazer o ajuste da dieta você deve procurar um bom nutricionista para te avaliar e orientar.

Quanto aos aspectos emocionais, acabei de publicar um livro digital gratuito e acredito que ele possa te ajudar : "Coronavirus: Medo e Ansiedade durante a quarentena. Como lidar?"
Apesar de estar focado na questão da quarentena, nele falo sobre os processos de medo e ansiedade, por isso as informações são válidas em qualquer momento da vida.
O link para este e-book está no meu perfil na sessão "sobre mim", e é só você copiar o link e colar no seu navegador.

Espero ter ajudado :D
Os quadros de ansiedade e depressão são afetados por diversos fatores genéticos, hormonais, imunológicos, bioquímicos...
Esses fatores são modulados por nutrientes obtidos dos alimentos. Diversos estudos já mostraram que a qualidade da dieta está diretamente relacionada com transtornos clínicos de humor e ansiedade. Diversos nutrientes estão diretamente envolvidos, como por exemplo a vitamina D, o zinco, o triptofano o
magnésio, os ácidos graxos ômega 3 e 6 e as vitaminas do complexo B.
Para um tratamento eficiente, é necessário procurar ajuda profissional do nutricionista e do psicólogo para avaliação e prescrição individual.
Espero ter ajudado, abraços,

Shyrley Abreu
Praticar atenção plena ao comer, ter uma alimentação adequada, nutritiva, respeitando os sinais de fome e saciedade do seu corpo, podem ajudar no transtorno de ansiedade, mas para tanto, é fundamental entender as causas da ansiedade (terapia psicológica é importante) e se essa ansiedade é compensada em alimentos (nutricionista comportamental). Acredito que o acompanhamento conjunto faça a diferença!
Aliada as valiosas recomendações dos nutricionistas, sugiro procurar acompanhamento psicológico/psicanalítico que também pode contribuir na compreensão de seus sintomas e ajudar na sua qualidade de vida. A saúde mental é extremamente importante.

Especialistas

Pedro da Costa

Pedro da Costa

Psicólogo, Psicanalista

Belo Horizonte

Lucy Previato Costa da Conceição

Lucy Previato Costa da Conceição

Psicanalista, Psicólogo

Taubaté

Bruno Aguiar

Bruno Aguiar

Médico clínico geral

Campinas

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 151 perguntas sobre Transtorno do pânico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.