Da minha vagina vejo e sinto uma bola. Pode ser cistocele ?

4 respostas
Da minha vagina vejo e sinto uma bola. Pode ser cistocele ?
Olá. Com a sensação de bola saindo pela vagina, deve-se avaliar o diagnóstico de prolapso genital.
Esse prolapso não necessariamente é a bexiga. Pode ser prolapso do compartimento anterior ou cistocele, pode ser prolapso do compartimento posterior ou retocele, por ser prolapso do compartimento apical ou prolapso uterino ou de cúpula vaginal.
O seu prolapso está lhe incomodando? Procure um uroginecologista. O seu tratamento poderá ser desde a fisioterapia como a cirurgia. A indicação do tratamento cirúrgico é quando este lhe incomodar, isto é, somente a presença do prolapso não determina a realização de uma cirurgia.
Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas. Discuta o seu tratamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, tudo bem? A sua queixa muito provavelmente se trata de um prolapso genital, que nada mais é do que a perda da sustentação dos órgãos pélvicos, seja por fragilidade da musculatura, obesidade, alterações hormonais, múltiplas gravidezes/partos, ou mesmo doenças músculo-esqueléticas.
Pode-se exteriorizar bexiga (cistocele), útero (prolapso uterino), reto (retocele) pela vagina. Então faz-se necessário um exame ginecológico meticuloso.
Agende uma consulta com seu ginecologista para que seja avaliado seu caso e se necessário programado a correção cirúrgica.
Boa sorte!
Para um diagnóstico correto é preciso passar em avaliação médica. Pela história pode ser tanto uma cistocele (descenso da bexiga), prolapso uterino (do útero), retocele (do intestino) ou da cúpula vaginal (do fundo da vagina), nesse último caso nas mulheres que já retiraram o útero. Sugiro que você procure um uroginecologista (médico especialista em prolapso genital) para o diagnóstico e tratamento mais adequado.
Olá como vai, pode ser cistocele (queda da bexiga) ou descida de outros órgãos pélvicos como: útero, reto ou enterocele (que é a descida da parte alta - intestino). Logo, o ideal é uma avaliação médica inicial para o correto diagnóstico. Outro ponto importante é compreender a causa deste prolapso. Você já teve filhos por via vaginal?; Você tem constipação intestinal? Está na menopausa?
Pois, em muitos casos, você pode prevenir a evolução deste prolapso através do fortalecimento do piso pélvico com fisioterapia . Nos casos mais graves, em que não possa ocorrer a cirurgia, pode-se utilizar um dispositivo chamado PESSÁRIO para manter o prolapso dentro da vagina.

Especialistas

Samantha Condé

Samantha Condé

Ginecologista, Cirurgião geral

Rio de Janeiro

Luis Otávio Manes

Luis Otávio Manes

Ginecologista

Brasília

José Justiniano Torrico

José Justiniano Torrico

Ginecologista

Rio Branco

Carlos Jose da Fonseca

Carlos Jose da Fonseca

Ginecologista

Cabo de Santo Agostinho

Norberto Nora

Norberto Nora

Ginecologista

Caxias Do Sul

Agnes Luciana Souza

Agnes Luciana Souza

Fisioterapeuta

Niterói

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 58 perguntas sobre Cistocele
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.