Crianças pequenas podem ter depressão?

10 respostas
Crianças pequenas podem ter depressão?
De acordo com a colega!!!

Forte abraço!!!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, crianças de qualquer idade podem apresentar sinais e sintomas de depressão.
São sintomas um pouco diferenciados dos adulto, pois muitas vezes apresentam uma irritabilidade e agressividade acentuadas e os pais acabam confundindo com malcriação ou pirraça.
É necessário que os pais ao notarem comportamentos diferentes em seus filhos, fora do habitual, procure um profissional de psicologia ou mesmo um pediatra para uma avaliação do que possa estar ocorrendo com esta criança.
Assim como os adultos, as crianças também possuem suas percepções do que lhes acontecem e pode acontecer de se sentirem tristes com determinada situação, Por mais que não saibam expressar-se, comportamentos como isolamento e falta de apetite podem significar uma depressão, mesmo que leve.
Olá,
infelizmente é verdade, sim crianças pequenas podem ter depressão, e a causa é muito intima e pessoal, é difícil dizer o motivo.
Mas é possível identificar a mudança de comportamento, os pais devem ter uma atenção redobrada sobre essas crianças, acompanhando o dia a dia na escola, mantendo contato com professores e se aproximando dos filhos cada vez mais.
Porém se existe essa suspeita, é valido direciona-lo a um psicologo para ter certeza.
Att,
Assim como os adultos, as crianças tambem podem apresentar um quadro depressivo. Os sintomas na infância se manifestam de forma diferente dos adultos. Em caso de suspeita de depressão infantil, é aconselhável buscar a avaliação de um Psicólogo. Boa sorte.
Sim, a depressão não respeita idade, mas antes de diagnosticar a criança com depressão, cabe uma investigação dos sintomas, tanto os sentidos pela criança, quanto os percebidos pelos pais e para tal, indico psicoterapia que poderá fazer psicodiagnóstico respeitando o repertório da criança e identificando frequência dos sintomas, intensidade, percepção e, somente após avaliação, intervenções adequadas ao quadro e à idade.
A depressão tem sido confundida com quadros isolados de tristezas, sintomas comuns em frustrações, mas independentemente do nome dado ao que a criança sente e ao que os pais percebem, o alívio do sofrimento é indispensável. Psicoterapia ajuda muito.
Sim, podem. É importante avaliar as questões como o interesse e brincar, o apetite, o sono. Caso tenha alteração, leve a um profissional de saúde (Psicólogo, Pediatra...) que atue com crianças para diagnóstico.
Sim, e esta cada vez mais comum a depressão infantil.
Infelizmente é uma doença que ataca qualquer idade, ainda mais por ter um fator genético envolvido.
Por isso até mesmo crianças podem já mostrar os sintomas clínicos de depressão.
Sim!
De acordo com o Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais (DSM-V), a depressão infantil é semelhante a depressão em adultos, quando se refere a critérios diagnósticos, porém, a forma com que esses sintomas vão surgir, será de acordo com o contexto em que essa criança está inserido.
Por isso, se houver suspeita. Atenção deve ser redobrada.
Sim, pode haver sim um desencadeamento de um transtorno depressivo na vida infantil, mas é necessário e requer também muito cuidado para que isso não seja confundido com a melancolia natural que algumas fases da infância são responsáveis por conta das perdas e a maturação de alguns ensinamentos. As crianças em seu processo de desenvolvimento acabam que aprendendo a se frustrarem, perderem e a terem que seguir um caminho para outras fases de maneira muito traumática as vezes, isso acaba que despertando um instinto melancólico, que até certo ponto é normal e que pode ser confundido em muitos casos com a depressão. De qualquer forma, se houver um rebaixamento significativo em algumas atividades e comportamentos, é necessário ficar atento e buscar auxílio em um trabalho psicológico. A infância também não é so alegria, há tristezas que fazem parte do caminho de um ser, mas o excesso disso também pode ser preocupante.
Cuidem-se!

Especialistas

Adailio Miguel

Adailio Miguel

Psicólogo

Fortaleza

Stefani Azevedo

Stefani Azevedo

Psicólogo

Maringá

Jonas Peronio do Nascimento

Jonas Peronio do Nascimento

Psicólogo

Santa Maria

Isadora Venturim Silva

Isadora Venturim Silva

Psicólogo

Vila Velha

Rute Pereira

Rute Pereira

Psicólogo

Barra Mansa

Diane G. N. Tavares

Diane G. N. Tavares

Psicólogo

São José dos Campos

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1155 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.