Crianças na fase pré-escolar com 3 a 4 anos diagnosticadas com transtorno de conduta se não for leva

15 respostas
Crianças na fase pré-escolar com 3 a 4 anos diagnosticadas com transtorno de conduta se não for levada ao psicólogo futuramente terá o diagnóstico do transtorno antissocial? E o comportamento pode mudar sozinho com o tempo na fase da adolescência?
Olá! O diagnóstico de transtorno de conduta ainda é muito controverso. Crianças dão trabalho, isso não é nada incomum. O que acontece em casos como os que a criança recebe um diagnóstico como esse, é a mudança de olhares que as outras pessoas (familiares, parentes próximos, amigos, conhecidos) passam a ter com ela e dessa forma ela pode se sentir mais solitária, mais inibida, mais introvertida. Acredito que é necessário uma análise mais profunda sobre o caso, transtorno de conduta com 3 ou 4 anos de idade me causam dúvidas.

Sobre o transtorno antissocial, há alguns estudos que apontam a possibilidade sim, mas não é possível afirmar o futuro de uma pessoa - ainda mais uma criança - que está no auge da sua fase de desenvolvimento, desenvolva algo ou deixe de desenvolver. O comportamento pode mudar sozinho sim, mas para isso é necessário entender mais sobre esse contexto acerca da criança.

Sugiro que o acompanhamento com Psicólogo inicie o quanto antes para que a criança elabore as situações as quais não tem maturidade ainda para lidar. É preciso ver o contexto familiar, o que faz uma criança tão pequena ter um diagnóstico de transtorno de conduta. Como está a relação dos pais com a criança, socialização, como ela se adaptou a pré-escola? A criança passou por alguma intervenção ou avaliação neuropsicológica para ter esse diagnóstico? Sugiro ainda que mediante o que falei esse diagnóstico seja revisto ou consultado outros pediatras/neuropediatras.
Ola, boa noite !
O transtorno de conduta em geral tem início no final da infância ou no começo da adolescência e é mais comum em meninos do que em meninas.
Muito importante a recepção deste diagnostico, uma vez que fechado , existem tratamento, e um deles é coloca-la em um ambiente estruturado, e com apoio psicologico , uma vez que a psicoterapia pode melhorar a autoestima e o autocontrole da criança e, assim, permitir que ela consiga controlar melhor seu comportamento.
Há muitas coisas que podem ajudar uma criança a desenvolver seus potenciais: uma família amorosa e participativa, estimulação constante, incentivo à socialização... Tudo isso é importante e perpassa a ideia de que não necessariamente acompanhamento terapêutico é imprescindível. Isso, somado ao fato de que a personalidade não estará formada ao fim da infância, significa que um diagnóstico não leva a outro, a não ser que haja determinadas condições para isso.
Acho que você já obteve respostas bastante elucidativas dos colegas, o que eu posso fazer é oferecer um pequeno complemento ao que já foi dito. Veja, realmente não conseguimos predizer o futuro dessa criança, o que podemos é falar das condições que podem influenciar e uma das mais importantes é a possibilidade da criança estar obtendo ganhos secundários com seu transtorno de conduta (nesse caso, ela tende a se fixar nos ganhos secundários e manter ou desenvolver mais tais condutas a fim de continuar obtendo os referidos ganhos). Outra condição, é a forma como condutas antisociais são reprimidas (frequentemente, a rigidez com as normas e castigos inibem o desenvolvimento de condutas antisociais).
Crianças nessa idade estão descobrindo o mundo e as emoções, acredito que ainda é cedo para este diagnostico, mas se o comportamento da criança está muito alterado seria interessante observar quais as situações em que ela apresenta essa alteração, as vezes uma simples mudança na rotina dela ou a dinâmica da família pode ajudar, propiciar um ambiente menos estressor. Oriento sim, a busca de uma ajuda psicológica para que o profissional ajude vocês pais ou cuidadores a lidarem com as alterações comportamentais da criança, sabemos o quanto é desafiador para nós pais lidarmos com isso, e também a própria criança pode obter melhoras ao aprender lidar com as emoções, a ajuda terapêutica sempre é bem vinda, mas isso inclui a família como todo!
Olá! Acredito que os outros profissionais tenham esclarecido bem o caso. Dentro da minha abordagem psicológica, enxergo o papel dos pais como preponderantes na formação emocional e psicológica da criança, portanto é uma oportunidade para os próprios pais realizarem suas psicoterapias, no sentido de buscar autoconhecimento. Assim, a criança receberá, naturalmente, mais ferramentas para lidar com suas dificuldades atuais. Ou seja, a educação, a atenção, o acolhimento e a escuta que os pais dão à criança podem ser cruciais para o seu desenvolvimento.
Olá, para um profissional diagnosticar uma criança tão pequena com transtorno de conduta, é necessário que ele tenha muitas evidências comportamentais (por meio da observação e relatos de diferentes pessoas), pois não é comum este diagnóstico tão precoce. A avaliação envolve avaliação psicossocial e neuropsicológica. Mas, supondo que de fato a criança tenha transtorno de conduta, é necessário acompanhamento psicoterápico o quanto antes, pois as chances de controle/manejo do distúrbio é tanto mais eficaz quanto mais cedo inicia, devido a um mecanismo definido como neuroplasticidade.
Dificilmente um comportamento como este muda sózinho. Recomendo uma psicoterapia, enquanto a criança tem pouca idade, pois isto poderá chegar às causas e solucioná-las.
Boa noite, tudo bem? Respondendo sua pergunta, então, tecnicamente a terminologia (se o diagnóstico se manter) será realmente essa após os 18 anos do indivíduo. O comportamento só poderá mudar sozinho (caso não seja feito um processo de psicoterapia durante a infância e/ou adolescência) se o transtorno de fato não existir, e estivermos lidando com dificuldade de manejo da raiva por exemplo. Caso o transtorno exista realmente, a tendência de quando não tratado é o aumento exponencial das dificuldades do indivíduo em adequar-se às normas da sociedade como um todo. Fica bem, grande abraço!
O Transtorno de Conduta (TC) é um distúrbio comportamental caracterizado por comportamentos persistentes e repetitivos que violam os direitos dos outros, normas e regras sociais. O diagnóstico de TC pode ser dado a crianças com idades entre 3 e 4 anos, mas é raro, pois é necessário que os sintomas sejam persistentes e frequentes ao longo do tempo.

É importante buscar ajuda de profissionais de saúde mental, como psicólogos e psiquiatras, para ajudar a tratar o TC. A terapia comportamental pode ser eficaz para ajudar as crianças a aprender habilidades sociais e emocionais, além de mudar comportamentos inadequados.

É possível que, sem tratamento, as crianças com TC desenvolvam Transtorno Antissocial da Personalidade (TAP) na adolescência ou vida adulta. O TAP é um distúrbio psiquiátrico mais grave e difícil de tratar, e é caracterizado por um padrão de comportamentos impulsivos, falta de empatia e desrespeito pelos direitos dos outros.

No entanto, nem todas as crianças com TC desenvolvem TAP. O tratamento precoce do TC pode ajudar a reduzir os sintomas e prevenir a evolução para TAP. Além disso, muitas crianças com TC podem apresentar melhorias nos sintomas ao longo do tempo, especialmente com intervenções adequadas. É importante lembrar que cada caso é único e deve ser avaliado por profissionais de saúde mental capacitados.
Olá... E aconselhável que busque avaliação de profissionais da saúde mental para acompanhar o prognóstico. Como ainda é uma criança e está em fase de crescimento seja mental e físico e importante estar acompanhando.
Olá, espero que esteja bem. Acredito que ainda seja cedo o diagnóstico para essa idade, já que crianças nessa idade estão descobrindo e explorando o mundo e seus limites. É importante que a criança esteja em um ambiente acolhedor e que seus pais consigam dar o suporte necessário para a criança nessa fase. A ida a um profissional de saúde é interessante já que pode contribuir com orientações aos pais, ajudar a criança nas suas questões emocionais e contribuir com diferentes ferramentas para as suas dificuldades atuais.
Olá, como vai?
É importante ressaltar que o diagnóstico de transtorno de conduta ou transtorno antissocial não deve ser realizado precocemente em crianças tão jovens, pois é necessário um acompanhamento profissional especializado para uma avaliação correta.

No entanto, se uma criança apresenta comportamentos desafiadores ou agressivos na fase pré-escolar, é fundamental que busque a ajuda de um psicólogo ou profissional de saúde mental para que seja feita uma avaliação completa e possíveis intervenções precoces.

O comportamento de uma criança pode sim mudar ao longo do tempo, seja de forma espontânea ou com acompanhamento profissional adequado. O apoio terapêutico e o envolvimento dos pais ou responsáveis são fundamentais para ajudar a criança a desenvolver habilidades socioemocionais saudáveis e lidar com suas dificuldades. Te desejo um feliz dia!!!
Olá! É importante que um diagnóstico seja sempre realizado por profissional especializado no campo. Há de se considerar questões ambientais e vivências que a criança possui para melhor ser acolhida e direcionada frente ao que lhe ocorre. O diagnóstico possui função norteadora, não necessariamente determinadora. Existirá uma diferenciação entre sintoma da criança e sintoma na criança. Recomendo a busca por psicólogo para direcionamento mais acertivo sobre do que poderá se tratar e os destinos possíveis a serem criados. Abraço.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!