Crianças com falta de empatia, perduram essa característica por toda vida, ou podem mudar com o temp

16 respostas
Crianças com falta de empatia, perduram essa característica por toda vida, ou podem mudar com o tempo esse comportamento, sem nenhuma intervenção mudar sozinhas?
Olá! Ainda é uma questão difícil de afirmar que há um determinismo na personalidade de uma pessoa que perdura durante toda a vida. O que se entende hoje é que em ampla maioria dos casos a personalidade da pessoa é mutável e se modifica no dia a dia. Sem nenhuma intervenção profissional é possível mudar sim! No entanto, é importante ressaltar que atendimentos com profissionais da saúde mental pode ser importante para descobrir o motivo dessa falta de empatia, se há outros conflitos na vida dessa pessoa que a motivam a apresentar isso e se realmente ela é uma pessoa "impossível" de se mudar (o que é muito difícil). Espero que sua dúvida tenha sido respondida!

Olá! Se uma criança está apresentando algum comportamento incomum para a idade, é importante estar atento a este comportamento. E é possível que se precise de ajuda profissional para entender e cuidar do que está acontecendo. Como a criança está em processo de desenvolvimento, as características que ela apresenta no momento atual podem mudar.
Olá, geralmente, até os 3 anos de idade, a criança é mais voltada para ela mesma, para suas necessidades sendo também possessiva, não gosta de dividir.
Porém , a falta de empatia com o outro é algo a se avaliar com cuidado, com pediatra, psicólogo, para ir checando onde pode estar o problema. É importante observar que situações a falta de empatia ocorre também . Se são algumas específicas ou se são de forma geral. Depende de muitas coisas e a causa também. Pode ser desde um autismo, ou uma forma de a criança mostrar insatisfação, diante de algo que a chateia, também. O ambiente da criança , igualmente, pode ser um fator para esse comportamento, ou mesmo uma questão da própria criança, que gere nela uma dificuldade em ter empatia. De toda forma é importante levá-la a um especialista e os responsáveis serem orientados adequadamente. Assim, será possível saber melhor se esse comportamento é passivel de mudanças, naturalmente ou não.
Abraços!
Olá! A empatia é uma competência que pode ser aprendida. O psicólogo poderá ajudar a avaliar e ajudar nesse processo, como também orientar pais e cuidadores a ajudar a criança. Procure ajuda.
Olá, concordo plenamente com a colega psicóloga Rita Nascimento, a empatia ela é desenvolvida, aprendida, essa função de ensina-la é dos pais ou cuidadores. Não temos como afirmar nada sobre situação, a orientação é buscar por um profissional para que possa avaliar a criança, verificar se de fato há alguma alteração. Primeiramente acalme-se e busque orientação profissional, um acompanhamento terapêutico pode tranquilizar sua angustia!
Essa parece ser a interpretação deum adulto. Seria necessário investigar, acompanhar muito bem antes de podermos afirmar se há ou não falta de empatia. Observar também se empatia está sendo ensinada, incentivada e como é o contexto dessa criança. É necessário também descartar se há a presença de alguma síndrome que promova a menor expressão de afetos ou empatia. Sugiro conversar com profissionais que acompanhem a sua criança, como professores, pais de algum coleguinha de confiança. Talvez eles também possam te ajudar com alguma percepção significativa. Agora, respondendo a sua pergunta, a criança está em desenvolvimento e pode sim desenvolver empatia. É muito bom que esteja atento (a) à sua criança e se preocupe, mas também é fundamental, com os pequenos, aguardarmos em observação para não termos "conclusões precipitadas".
Olá, somente com este dado não é possível tecer uma análise. O desenvolvimento infantil tem várias fases e o comportamento da criança também depende do contexto, ambiente envolvido. Para realizar uma investigação detalhada recomendo que busque ajuda profissional com psicólogo.
Olá! A criança pode, ao longo do tempo, mudar o comportamento e começar a ser mais empática. Porém, é preciso analisar essa situação. Por mais que ele não vá a um especialista, essa decisão seria benéfica para ele e aos envolvidos?
A criança tem várias fases de desenvolvimento, cada uma com certos comportamentos já esperados, além do ambiente familiar ser extremamente importante no desenvolvimento mental e comportamental do indivíduo.
Essa falta de empatia acontece o tempo todo? Em ocasiões especificas? O que significa empatia para a criança e para o adulto? Será uma forma de chamar a atenção de alguém? Ou está imitando alguém? Vários questionamentos precisam ser feitos quando falamos de comportamentos disfuncionais em crianças.
Recomendo a procura de um psicólogo infantil, para que possa investigar as causas e tratar essas habilidades sociais desde agora, pois trará mais qualidade de vida a criança, evitando anos de possível sofrimento a ela e aos outros.
São vários fatores que interferem na sua questão: o ambiente a qual a crianca esta inserida (desenvolvendo); pessoas que convivem com ela e que têm caracteristicas parecidas (reflexo), enfim.... podem ser vários motivos que essa crianca esta tendo esse comportamento... e com isso, ela pode a qualquer instante "aprender" outras formas de se relacionar (pois pode mudar os amigos, familiares, ambiente..) Contudo, tudo pode acontecer sim. Principalmente se tratando de uma crianca, que esta totalmente em desenvolvimento psiquico e físico... Várias são as oportunidades e possibilidades. Espero tê-lo ajudado...Se precisar de ajuda, terei muito prazer em ajudar...
Não podemos pensar em um comportamento cristalizado e permanente (pra vida toda), principalmente quando se trata de uma criança que está em constante aprendizagem, transformação, vivenciando seu processo de ser e estar no mundo de acordo com a sua realidade. Então as possibilidades são diversas, logo não tem como determinar se ela permanecerá assim a vida toda, se mudará ou se precisará de ajuda profissional qualificada para manejar tais questões.
Olá! Sugiro que procure um Psicólogo da área infantil para que ela te ajude e avalie o caso de forma correta!
Olá. Somos seres de linguagem e por isso em constante interação com o ambiente, em que somos modificados por ele e também o modificamos. Os anos iniciais de um sujeito são muito relevantes nessa composição do que virá a ser sua personalidade e modo de interagir, marcando um forma de existir e estar no mundo. Contudo, essa tecitura segue por toda a vida do sujeito, que sempre está em transformação. Busque ajuda profissional qualificada e você certamente terá um apoio importante para sanar suas duvidas e angustias.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 200
Boa noite! è importante você procurar um profissional da Psicologia para te ajudar numa avaliação e sanar as suas dúvidas. Espero ter ajudado.
Olá! Não aconselho ignorar comportamentos que não são comuns na fase do desenvolvimento infantil. Procure ajuda, avaliação para identificar questões relacionadas ao desenvolvimento, personalidade e afetividade, e busque também ajuda psicológica, aconselho a Terapia Cognitivo Comportamental.
Olá! O comportamento das crianças é bastante influenciado pelo ambiente em que são criadas. Quem são as figuras de referência da criança? que tipo de relações ela tem na família, escola e em outros ambientes? E anteriormente, o que seria uma 'falta de empatia'?
É bom ressaltar que não existem determinismos e principalmente durante a infância somos capazes de adaptar nosso comportamento. Porém, se algo foi observado com preocupação, o melhor é sim fazer uma intervenção o quanto antes. Uma intervenção adequada seria a psicoterapia infantil. Através de recursos lúdicos, um(a) psicoterapeuta ou psicanalista é capaz de acessar conteúdos conscientes e inconscientes da criança que podem estar gerando sofrimento para a mesma e dessa forma intervir. Sugiro uma psicanálise infantil de abordagem Kleiniana ou Winnicottiana.
Olá! Os fatores ambientais e de vivências são pontos importantes a serem considerados frente ao que poderá anteceder o aparecimento de algumas reações e comportamentos. Por vezes um corportamento poderá surgir como reação a um evento, não se tratando sempre do campo da personalidade. Não se poderá determinar o previsto em uma criança sem considerar os caminhos pelos quais passará. O todo é a soma das partes. Recomendo a busca por profissional para análise do caso. Abraço.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!