Crianças autistas nunca brincam com outras crianças?

6 respostas
Crianças autistas nunca brincam com outras crianças?
A criança autista realmente tem dificuldade de responder as formas de brincar já colocadas e previstas por nós. Normalmente suas brincadeiras são envolvidas por objetos que estão em movimentos repetitivos, ou brincadeiras que envolve um mundo mais solitário.
As brincadeiras criadas por elas é uma forma de interação com o mundo, dessa maneira há produção de sentidos. Ao mesmo tempo, quando percebemos, entre suas brincadeiras, uma tentativa de ir para o social é importante estimulá-la para que este comportamento possa ser desenvolvido.
Em relação a brincar com outras crianças, isso varia muito, mas acredito, que quando estimuladas à convivência social, essa capacidade de interação se expandi, por isso, é importante quando buscamos ajudá-la levar em consideração todos os ambientes em que ela circula, ou seja, realizar a conexão entre o trabalho pedagógico com o da saúde.

Os seus movimentos são repetitivos, estereotipados, comem a mesma comida, brincam com as mesmas coisas ou com as mesmas pessoas da mesma forma e nos mesmos lugares, usam as mesmas palavras gostam de usar brinquedos que rodopiam como peões, piorras, papa-ventos, são também psicoses afetivas graves.
Crianças autistas podem aprender a brincar, mas é um brincar repetitivo, estereotipado, mecanizado. A criança autista não tem contato social espontâneo, tem dificuldade importante na socialização.
Olá, crianças dentro do Transtorno do Espectro Autista brincam sim com outras crianças! Pode acontecer de o brincar não ser tão elaborado e funcional comparando com as crianças. O grande déficit é a interação social o que dificulta por vezes esse brincar espontâneo, mas com auxílio e treino o brincar acontece e ajuda muito no desenvolvimento! Espero ter contribuído.
Existem graus de autismo. Uma das características do autismo são os déficits na interação social, comunicação/ linguagem. Logo, tendo essas características somadas aos movimentos repetitivos e interesses restritos, é muito provável que crianças autistas tenham dificuldades no brincar com outras crianças. A capacidade simbólica também é prejudicada. Porém, é possível que brinquem, principalmente se tiverem em tratamento.
Olha, dizer que nunca brincam não é verdade. A criança com espectro autista tem dificuldades de se entrosar e se relacionar com outras crianças, mas dependendo da estimulação e do grau nivelar do autismo de cada criança, podem ser criadas estrategias para que a mesma possa começar a se vincular de uma forma ludica com outras crianças. A questão sensorial e do contato do olhar no autismo são obstaculos que distanciam a crianças de outros coleguinhas, mas não sao impossiveis de serem criadas e estimuladas.
Terá que haver desejo e esperança sempre para que isso ocorra!