Criança pode fazer canal? Minha filha está com uma bolha de pus no dente

5 respostas
Criança pode fazer canal? Minha filha está com uma bolha de pus no dente
Olá...sim, pode e deve ser feito o tratamento de canal, tanto em dentes de leite, quanto em dentes permanentes. A questão dos dentes de leite (se for o caso da sua filha) é que, dependendo da idade, pode ser um dente que já não seja mais possível tratar o canal, por conta do processo natural de esfoliação das raízes dele, para a erupção ("nascimento") do dente permanente correspondente. Um(a) dentista deve avaliar isso radiograficamente, para tomar a melhor decisão, entre tratar o canal para manter o dente por mais tempo, ou extraí-lo. Uma coisa é certa: deverá tomar antibiótico, por conta da fístula ("bolha de pus") que você citou.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, criança pode fazer canal, mesmo sendo em dentes decíduos (de leite).
não só pode como deve ! agende uma avaliação o quanto antes !
sim, criança pode e deve, caso seja indicado, realizar um tratamento de canal.
O dente de leite possui estruturas semelhantes ao dente permanente. Sendo assim, tem coroa e raiz. Se pudéssemos olhar por dentro do dente, veríamos que tem esmalte, dentina e polpa, assim como no dente permanente. Se algo causa um dano irreversível a essa polpa (parte viva do dente, conhecida como "nervo do dente"), o tratamento indicado é a pulpectomia (conhecida como tratamento de canal). Essa "bolhinha de pus" que mencionou, a fístula, é um sinal clínico disso. Nesse caso, medicamentos não resolvem o problema, são só adjuvantes. O quanto antes, procure um odontopediatra para o diagnóstico e tratamento adequados.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 120 perguntas sobre Gingilone
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.