Criança de 4 anos, frequenta a mesma escola desde 4 meses, apresenta resistência e negação aos coman

20 respostas
Criança de 4 anos, frequenta a mesma escola desde 4 meses, apresenta resistência e negação aos comandos como comer, sair da sala, guardar brinquedos, chora e grita, em outros momentos faz tudo como se nada tivesse acontecido.
Que tal agendarmos uma sessão por vídeo?
Dessa forma, podemos iniciar o cuidado com a saúde mental. E você pode ver se é o que busca.
Em relações de pais e filhos, é inclusive aconselhável que ambos façam tratamento. Para que um possa ajudar o outro também.
Me mantenho à disposição,
Atenciosamente
Fernanda de Andrade
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicológica online - R$ 100

Talvez o problema não seja a criança, mas a consequência de seus comportamentos reforçados pela reação dos cuidadores. Creio que uma terapia para os cuidadores principais pode ajudar muito.
De certa forma este caso é bem comum.
Busque ajuda mais formal.
Olá, é preciso pensar nas fases do neurodesenvolvimento das crianças. Nessa fase, as crianças ganham uma maior percepção do seu corpo, o espaço que ocupam,dos objetos apresentados à elas, então elas podem estabelecer suas "próprias regras". As queixas relatadas, aparentam, traduzir essa questão do "eu posso fazer". No entanto, as crianças nessa fase , costumam se cooperativas. é importante prestar atenção nos reforçadores do comportamento no ambiente e buscar ajuda, caso seja necessário.
Se sua procura se dá por compreender melhor ou como lidar ou "o que acontece com a criança", seria interessante saber mais sobre como é, como se mostra essa criança, inclusive nos "momentos em que faz tudo como se nada tivesse acontecido". Do que ela gosta, como brinca, como é sua interação com outras crianças e adultos próximos... Como esses adultos favorecem o crescimento dessa criança, no dia a dia e no lidar com cada uma das situações apresentadas... Quais as dificuldades desses adultos nessas situações... Ainda, fica a questão: como é essa criança sobre qual falamos?
A melhor coisa que você pode fazer é procurar ajuda de um Psicólogo infantil, com certeza vai te orientar corretamente. Falar de crianças é algo delicado, elas são imitativas e absorvem tudo que elas vivenciam.
Precisamos ser sensíveis aos sinais que as crianças nos dão. Se ela sempre obedece aos comandos das professoras, haverá um dia que ela pode estar chateada, estressada, com raiva de alguma situação, magoada com algum adulto ou com outra criança. É preciso ser paciente e chegar até ela e perguntar por que está agindo daquele modo. O que está sentindo? Se está brava com alguma coisa, se está chateada com alguém, enfim, colocar-se no lugar da criança e entendê-la. Se nós adultos muitas vezes não queremos seguir alguma rotina, com a criança acontece o mesmo. Ela não é um robô, que, uma vez aprendido um comportamento, não existirão variações.
Olá! Você traz comportamentos apenas escolar, e em casa, como essa criança se comporta? Como é o ambiente? Ela fica o dia inteiro na escola? Apesar de muitas vezes ser necessário é uma rotina cansativa para a criança. Entendo que é importante investigar o que acontece em casa e como os pais/responsáveis lidam com a situação e educação da criança. Elas precisam de acolhimento, que os adultos compreendam que certos comportamentos denotam pedido de ajuda. Sou psicóloga infantil e faço orientação aos pais. Fico à disposição.
Olá você!!!! Você traz apenas um fragmento da história do seu filho, o que dificulta falar obre o que pode estar acontecendo com ele nesse momento. É preciso entender ao que seu filho resiste e se nega. Sugiro procurar um psicólogo/psicanalista que atenda crianças. Grande abraço
Olá, tudo bem?

Esses são comportamentos não esperados, por parte de uma criança. Mas destaco que é de grande importância que esses sinais sejam investigados por profissionais especializados como psicólogos/neuropsicólogos. Eles podem indicar uma dificuldade comportamental que podem ser trabalhados por meio de psicoterapias e orientação parental, ou ainda, considerar a realização de uma avaliação neuropsicológica, para que se possa compreender os motivos de tais sinais.

Espero ter ajudado, estou à disposição.

Abraço!
Oriento a buscar presencialmente um profissional que atenda crianças em saúde mental. Podem lhe ajudar o psiquiatra infantil, neuropediatra, psicólogo ou neuropsicólogo capacitados em esclarecimento diagnóstico de crianças. Comportamentos opositores podem ter fundo emocional, e não necessariamente ser sintoma de algum transtorno. Forte abraço!
Boa tarde!
Seu filho obedece esses comandos em casa? Em quais situações ele "faz tudo como se nada tivesse acontecido"?
Tem que avaliar essa diferença, entender o que leve ele a apresentar essa resistência. Além disso, mesmo estudando na mesma escola, tem fatores que podem ter mudado, como professora ou funcionários novos e colegas de sala diferentes. Também pode ser uma fase do desenvolvimento dele, pois ao 4 anos a criança está passando por muitas mudanças e é difícil dar conta disso.
Espero ter ajudado! Abraços!
Olá! É muito importante estabelecer confiança neste período de desenvolvimento, especialmente, emocional. Promover oportunidades para sentir e expor todas as emoções, é sempre muito valioso; Também é valioso observar os contextos em que há esta negação.
De qualquer forma, este é apenas um recorte, sendo assim, deixo a sugestão de uma consulta ou avaliação psicológica para maiores esclarecimentos. Fico à disposição!
Agende uma consulta com profissional para melhor investigar o que está acontecendo.
A resistência e negação aos comandos por parte da criança de 4 anos pode ser uma manifestação de comportamento desafiador ou uma forma de expressar sua independência e autonomia. É importante observar se esses comportamentos ocorrem apenas em determinadas situações ou se são recorrentes em diferentes contextos. É recomendado buscar orientação de um profissional, como um psicólogo infantil, para uma avaliação mais precisa e estratégias de manejo adequadas.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicológica da criança - R$ 150
Olá tudo bem? Neste caso é importante relembrar como foi o processo de adaptação da criança na escola?, quando este comportamento começou a acontecer?, tinha algum outro fator acontecendo ao mesmo tempo que pode ter influenciado o comportamento? Uma avaliação psicológica pode ajudar a compreender o que esta por traz deste comportamento.
Espero ter ajudar, abraços.
Considerando que a sua escolha da escola foi criteriosa, pois era a escolha de um berçário para um bebê bem novinho, entendo que você confia na escola. Se a escola tem uma boa equipe pedagógica estará pronta para te ouvir, acolher, orientar e, juntos, construírem uma compreensão do que está acontecendo com a sua criança. Somente a partir disso é possível pensar quais serão os encaminhamentos, que poderão incluir, desde mudanças de estratégias da professora à um encaminhamento para psicoterapia e orientação familiar.
Podemos pensar que os comportamentos que sua filha veem tendo pode esta relacionada a sua forma de comunicação. As crianças ainda não sabem se expressar e se expressam da forma que acham correto.
É importante entender alguns outros pontos, para trazer uma explicação mais clara e ajudar intervir neste processo.

Busque ajuda de um Psicólogo, o ideal seria com a abordagem da TCC.
OBS: Por sua filha ter 4 anos, o ideal seria que as consultas fossem com o responsável, ou seja, você. Assim você saberá lidar com esses comportamentos da sua filha.
Oi! Não podemos ter uma compreensão maior do caso, pois faltaria algumas informações, como é o comportamento em casa ou com familiares? Contudo, te oriento a conversar com a escola e compreender mais sobre a situação, peça relatórios para a professora e para a coordenação, se possível tente observar seu comportamento além da escola. Para receber mais orientações, busque uma psicóloga da infância! Orientação Parental pode ocorrer de forma online e presencial na sua cidade. Compreendo a suas dúvidas, mas saiba que o cérebro de sua filha ainda não está formado, com isso a parte racional (córtex pré frontal) não desenvolvida faz com que alguns comportamentos de "birra" ocorram.
Te convidamos para uma consulta: Psicologia infantil - R$ 150
Olá como você está?
Espero que esteja bem e principalmente espero poder ajudá-la com a resposta.
Então as crianças como nos adultos em algumas situações não conseguem lidar com suas emoções, para elas um pouco mais complexo do que com os adultos por que elas não entendem o que essas emoções são. O que seria a tristeza, raiva, alegria dentre outras. Por isso a importância de um psicólogo para que possa entender como a criança está lidando com suas emoções e ajudá-la que está tudo bem essas emoções, que ela pode tentar conversa com alguém quando algo não estiver legal, ou pode tentar se acalmar. Com crianças trabalhamos de uma forma mais lúdica, com histórias, brincadeiras. Com a mesma eficácia dos adultos, por exemplo a respiração que realizamos com os adultos também realizamos com as crianças utilizando algumas técnicas para com que ela entende e queira fazer, um exemplo poderia ser “cheira a florzinha e assopra a velinha”
Entre em contato com um profissional de psicologia para que entenda o por que desses comportamentos. Espero que tenha lhe ajudado.
Quando falamos de criança, é importantes considerarmos o estágio do desenvolvimento da mesma, uma vez que os recursos que ela tem para se expressar não estão desenvolvidos como os de um adulto. É importante considerarmos essa questão para não patologizar a infância. Entretanto, como essa questão tem sido incomoda, um psicólogo pode auxiliar nesse processo, e para que haja um manejo efetivo, é necessário que os pais sejam acompanhados e se impliquem no processo terapêutico, pois muito daquilo que a criança vivência e age, tem relação com a dinâmica familiar.
Talvez agendar uma avaliação com um psicólogo para que o mesmo possa compreender a questão de uma forma mais abrangente seja o primeiro passo para nortear um plano terapêutico.