Cotovelo de tenista chega a exigir fisioterapia com tensis, ondas curtas e ultrassom?

17 respostas
Cotovelo de tenista chega a exigir fisioterapia com tensis, ondas curtas e ultrassom?
Você citou alguns recursos que o Fisioterapeuta utiliza (TENS, Ondas Curtas e o Ultrassom). O que ocorre é que geralmente o Médico Ortopedista ou Médico do Esporte faz o diagnóstico de "Cotovelo de Tenista" e encaminha ao Fisioterapeuta. Este Profissional vai examinar e definir quais recursos utilizará. É possível sim utilizar os recursos citados principalmente o Ultrassom. Se for te ajudar lembre-se que essa patologia é uma inflamação nos tendões dos músculos que participam dos movimentos do punho, antebraço e cotovelo. Nesses casos a inflamação é consequência e não causa... procure atividades, posturas, movimentos repetitivos, ou área de dor como na região do pescoço e informe seu Fisioterapeuta e seu Médico! Ótima Recuperação!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
As evidências científicas mais atuais colocam os seguintes tratamentos como os mais eficientes para o tratamento de cotovelo de tenista: exercícios excêntricos, mobilizações articulares com movimento (técnica de Mulligan), laser de baixa potência e mobilizações articulares na coluna cervical. Algumas técnicas como fricção transversa podem ser úteis para alguns pacientes. Órteses como aquela tira para epicondilite também podem ser indicadas para fins de conforto, mas não tratam o problema. TENS, ultrassom e ondas curtas não estão entre as principais indicações. Fora isso, se você é tenista, sua técnica e seu equipamento (raquete) devem ser avaliados, pois podem ser causa do problema. Além disso, se a cintura escapular (região dos ombros) estiver com fraquezas, a transmissão de forças das pernas/tronco para a raquete fica prejudicada, sobrecarregando o cotovelo.
A fisioterapia é sem dúvida o que irá te aliviar de dores e ganho de seus movimentos e força muscular.Usado Ultra som, tens para alívio da dor e tens, fundamental na eletroterapia (recursos com aparelhos), e exercícios para ganho de força no braço após processo inflamatório agudo.
Nestes casos de epicondilite a Fisioterpia é fundamental, mas não necessariamente com os equipamentos que foram citados. Terapia manual associada a laser e exercícios específicos podem te ajudar muito. Não deixe esste problema tornar-se crônico, faça uma avaliação com um Fisioterapeuta de sua confiança.
Existem muitas outras terapêuticas que podem auxiliar no tratamento da epicondilite, e não apenas essas citadas. Vale a pena recorrer a uma boa fisioterapia para melhor diagnóstico da lesão e terapêutica mais adequada.
Olá o ideal é que você passe por já avaliação de um fisioterapeuta que de acordo com seu quadro irá definir contigo a melhor conduta a ser aplicada. Os recursos que você citou são apenas alguns deles porém não é algo "obrigatório" pois sua escolha depende do andamento do tratamento. Procure um fisioterapeuta da sua confiança.
Olá! Os recursos que você citou podem vir a fazer parte do tratamento, mas nunca em conjunto, visto que o objetivo é bem semelhante. O mais importante é que você deve ser avaliado (a) por um fisioterapeuta, para que este defina a programação terapêutica mais adequada para o teu caso.
Boa tarde! esses são alguns dor recursos que poderiam ser de eleição para o seu caso, mas já dispomos de outras tecnologias terapias que podem lhe auxiliar.
Sim! Mas irá depender da fase que se encontra sua Patologia e grau de acometimento!
Estas técnicas que citou são alguns recursos da fisioterapia, porém não as mais indicadas para este caso. Como o colega citou acima, técnicas que estimulem o melhor movimento do seu cotovelo (como Técnicas Manuais, como Mulligan), exercícios e uso de agentes anti inflamatórios como o laser são fundamentais neste caso.
Procure um profissional que trabalhe com estes recursos.
Olá! O quadro clínico de cotovelo de tenista não necessita de recursos físicos para a recuperação. Aconselho a procurar um osteopata, o qual trabalha com uma abordagem terapêutica manual e orientações de exercícios e hábitos. Se quiser entrar em contato, estou à disposição para mais esclarecimentos. Boa sorte!
Essas são algumas técnicas utilizadas, mas já lhe adianto que estão bem ultrapassadas e não são mais tão indicadas. Busque um Fisioterapeuta que trabalhe mais com terapia manual, que use técnicas mais atualizadas como (Mulligan, Mackenzie), baseadas em evidências científicas. Boa sorte!
São recursos utilizados na fisioterapia...
Porém seria interessante uma avaliação mais criteriosa ...
A avaliação biomecânica da cervical , ombro , cotovelo , punho e mão ....
Há outras vertentes que pode está relacionada com sua coluna vertebral !
Olá.
Exigir não!
Mas é certamente uma conduta que visa diminuir a dor do paciente e controlar o processo inflamatório.
Tais condutas associadas à cinesioterapia, podem promover uma recuperação funcional de maneira mais rápida.
Olá !
Existem uma mega de recursos terapêuticos , tudo vai depender da avaliação realizada pelo seu fisioterapeuta.
Esses métodos são técnicas que podem ser utilizadas no tratamento, mas tudo vai depender da avaliação e a conduta que o Fisioterapeuta ira julgar mais eficaz, além da Eletroterapia, técnicas manuais e o próprio movimento, tem resultados promissores.
Geralmente utilizamos recursos de eletroterapia para diminuição do quadro álgico (dor), além dos exercícios de alongamento e fortalecimento, porém depende da conduta de cada profissional a utilização ou não. Espero ter ajudado.

Especialistas

Rafaela Pessoa

Rafaela Pessoa

Fisioterapeuta

Fortaleza

Guilherme Bresolin Stolz

Guilherme Bresolin Stolz

Fisioterapeuta

Fortaleza

Rafael Borges

Rafael Borges

Fisioterapeuta

Carapicuíba

Amanda Cristina

Amanda Cristina

Fisioterapeuta

Maringá

Thaís Motta Foresti

Thaís Motta Foresti

Fisioterapeuta

Campinas

Paulo Augusto Bonini

Paulo Augusto Bonini

Ortopedista - traumatologista

Adamantina

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 10 perguntas sobre Cotovelo de tenista
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.