Costumo ter muita azia e desde pequeno resolvo com bicarbonato de sódio. Na maioria das vezes que to

2 respostas
Costumo ter muita azia e desde pequeno resolvo com bicarbonato de sódio. Na maioria das vezes que tomo o bicarbonato a noite, a primeira urina do dia seguinte sai leitosa. Já deixei a urina descansando em um recipiente e volta a cor normal, porém forma uma poeirinha branca no fundo, igual ao bicarbonato. É normal?
O uso de bicarbonato de sódio para aliviar a azia é bastante comum, mas a presença de urina leitosa ou com um resíduo branco pode ser um sinal de alguns processos fisiológicos que ocorrem no seu organismo após sua ingestão.

Aqui estão alguns pontos importantes a considerar:

-Excesso de bicarbonato nos rins: Quando você toma bicarbonato de sódio, ele é absorvido pelo seu sistema digestivo e, em parte, excretado pelos rins. Se houver excesso de bicarbonato no corpo, os rins podem excretar essa substância na urina, o que pode explicar a aparência leitosa ou a poeira branca. Essa precipitação pode ser bicarbonato de cálcio ou outros sais.

-pH da urina: O bicarbonato pode aumentar o pH da urina (torná-la mais alcalina), o que pode causar a precipitação de alguns compostos, como fosfatos ou cristais de cálcio, que ficam visíveis como partículas brancas.

-Precipitação de cristais: Cristais ou sais de cálcio e fosfato podem precipitar em uma urina mais alcalina e aparecem como partículas ou resíduo, como a "poeirinha branca" que você descreveu.

Embora essa alteração possa ser inofensiva e uma consequência direta do uso de bicarbonato, é importante mencionar que a urina leitosa pode ter outras causas, como infecções urinárias, presença de pus, ou outras alterações nos rins. Caso isso persista, cause desconforto ou seja acompanhado de outros sintomas (como dor ao urinar, mudança de cor persistente da urina ou outros sintomas sistêmicos), é recomendável procurar um médico, preferencialmente um urologista ou um nefrologista, para avaliação adequada. Eles podem solicitar exames de urina ou de sangue para descartar qualquer problema mais sério ou fornecer orientações específicas sobre o uso do bicarbonato.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Tanto a causa de sua azia quanto o motivo do aspecto de sua urina precisam ser melhor avaliados, o auto tratamento costuma a não ser o melhor caminho. Procure um médico

Especialistas

Fernando Almeida

Fernando Almeida

Urologista

São Paulo

Eduardo Ribeiro Nantes

Eduardo Ribeiro Nantes

Urologista

Piracicaba

Eduardo de Alencar Carvalho

Eduardo de Alencar Carvalho

Urologista

Belém do Pará

Gustavo Ariete

Gustavo Ariete

Urologista

São Paulo

Lucio Flavio Araujo Costa

Lucio Flavio Araujo Costa

Cirurgião geral

Campina Grande

Ulyssea Reschke Berquo

Ulyssea Reschke Berquo

Cirurgião geral

Nova Prata

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 81 perguntas sobre Cálculos Urinários
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.