Cortei o açucar da dieta. Se fazer um exame de curva glicêmica poderá vir alterado devido a ingestão

2 respostas
Cortei o açucar da dieta. Se fazer um exame de curva glicêmica poderá vir alterado devido a ingestão de glicose?
Dra. Clara Miceli Alves
Endocrinologista, Médico clínico geral
Rio de Janeiro
Olá,

Espero que você esteja bem!

A curva glicêmica tem o objetivo de investigar um quadro suspeito de Diabetes ou Pre-Diabetes. Além de poder ser usada como exame de rastreio para alterações na glicemia.

Reduzir o consumo de açúcar não impossibilita que o resultado da curva glicêmica evidencie uma alteração. Caso o paciente tenha diabetes ou pre-diabetes, existe a possibilidade do exame apresentar alteração.

Idealmente, não devemos fazer grandes restrições alimentares antes desse tipo de exame, pois pode eventualmente mascarar uma alteração.

Tendo em vista a importância de um preparo adequado, sugiro conversar com seu Endocrinologista antes de realizar a curva glicêmica.

Agradeço o contato. Espero ter ajudado!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Pedro Franco
Endocrinologista, Médico clínico geral
São Paulo
Olá! Essa é uma dúvida comum, e vamos esclarecer:

O fato de você ter cortado o açúcar da dieta não interfere negativamente no resultado da curva glicêmica. No exame, é oferecida uma quantidade padronizada de glicose (normalmente 75g) para avaliar como o seu corpo reage a essa carga — é justamente isso que permite identificar se há ou não alguma alteração na resposta glicêmica.

Se o exame vier alterado, isso não significa que o açúcar da bebida do teste “provocou” o problema, mas sim que seu organismo está apresentando alguma dificuldade para lidar com a glicose, o que pode indicar pré-diabetes, diabetes ou resistência à insulina.

É importante lembrar que as disfunções glicêmicas estão muito mais relacionadas à composição corporal, especialmente ao excesso de gordura visceral (aquela acumulada na região abdominal), do que apenas à ingestão recente de açúcar.

Se estiver em investigação ou tratamento, vale muito a pena acompanhar com um endocrinologista, que poderá avaliar não só os exames, mas também o seu perfil corporal, hábitos de vida e outros fatores metabólicos.

Seu cuidado com a saúde já é um ótimo começo!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.