Convivo com uma pessoa com a síndrome de borderline, além dele ter bipolaridade e depressão.Tem um

8 respostas
Convivo com uma pessoa com a síndrome de borderline, além dele ter bipolaridade e depressão.Tem um ano que estamos casados e devido as crises dele, eu ando mal humorada, triste, quero dormir o dia inteiro e a noite me dá insônia, vivo irritada, impaciente.Isso seria sintoma de depressão?
Olá bom dia.

Pessoas com transtornos Borderline e Bipolaridade, TEM INDISCUTIVELMENTE, que ter acompanhamento médico e psicológico.
Caso isso não aconteça é bastante complicado conviver com as mesmas.
Aproveito para fazer uma ressalva importante. Esses pacientes de modo geral tende a adoecer todo sistema familiar.
Seria muito importante que você buscasse ajuda pessoal para saber qual o melhor caminho a seguir, sem ajuda será muito difícil.
Estou a disposição
atendimento em todo Brasil via skype.
Att
Sayonara Machado

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Os sintomas que descreve realmente estão ligados a um quadro de depressão. E esses sintomas podem ter a causa relacionada com a sobrecarga e frustração que a sua rotina lhe gera.
Minha recomendação é que procure por um profissional de psicologia para a melhora do seu quadro e para que tenha também melhores estratégias para enfrentar a situação, no futuro.
Concordo com as minhas colegas. Quero acrescentar que na medida que você se fortalecer a través de uma psicoterapia profunda, o seu parceiro vai melhorar na vida dele também. Pois o seu amor vai ajudá-lhe para aguentar a vida. Quem sabe, ele vai querer se fazer ajudar profissionalmente também se ele se sentir melhor.

Se você não vê um progresso depois de um tempo, por exemplo um ano ou dois, precisa pensar na separação. Pois a convivência com uma pessoa borderline pode entristecer a pessoa tanto que perde a coragem de viver.

Recomendo informar-se sobre este assunto na literatura. O peor é não entender o quê acontece.
Qualquer situação difícil pela qual estejamos passando nos faz produzir sintomas. Isso quer dizer que o que você identificou é uma forma como seu psiquismo encontrou para sobreviver à situação difícil. Minha avaliação é que você precisa passar em um psicólogo para tratar desses sintomas apresentados. Não quer dizer que seja depressão, mas com certeza um momento de necessidade psicológica que você está passando e deve ser acompanhada.
Esse processo deve estar sendo bastante cansativo para você e os sintomas que comenta podem sim estar ligados diretamente a sobrecarga que possa estar sentido. Falar em depressão a partir deste sintomas é precipitado, é necessário uma avaliação detalhada para confirmar o que esta passando.
Sugiro que procure um psicólogo que poderá te ajudar no entendimento das causas dos sintomas e no devido tratamento. Sera importante para ajudar a lidar com esta situação que esta vivendo.
Boa sorte!
Para qualquer diagnóstico é sempre fundamental consultar um profissional de saúde mental, porém quando vivemos situações difíceis das quais não apresentamos recursos para lidar com tais situações desenvolvemos comportamentos inadequados que potencializam o sofrimento, portanto buscar ajuda é sempre a melhor opção.
Olá! Os sintomas são semelhantes aos da depressão, porém, sem uma avaliação mais profunda, não seria assertivo dar esse diagnóstico, até porque esses sintomas podem estar atrelados à outras causas. É importante que você busque auxílio psicoterapêutico para tratar esses sintomas e para que você se fortaleça para que a convivência com o seu esposo ocorra da melhor forma. É importante que ele faça acompanhamento periódico com psicóloga(o) e psiquiatra, caso ainda não faça. Desejo melhoras e fico à disposição. Abraço. Esther Araújo
Olá, imagino que seu marido esteja em tratamento. Viver com alguém que tenha um trastorno psiquiátrico complexo como borderline e ou bipolaridade é uma tarefa que exige muito do conjugue, por isso pense na possibilidade de fazer terapia. Espero ter ajudado.

Especialistas

Adriana Garbin

Adriana Garbin

Psicólogo

Cascavel

Nadir Lara Junior

Nadir Lara Junior

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita
Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Isaac Ferro

Isaac Ferro

Médico de família

Imbituba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1146 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.