Consumo em torno de 400 calorias diárias, faço musculação, trabalho braçal e corro 4km, todos os dia

4 respostas
Consumo em torno de 400 calorias diárias, faço musculação, trabalho braçal e corro 4km, todos os dias, mas meu peso estagnou, posso ter prejudicado meu metabolismo?
É impossível consumir apenas 400 calorias por dias seguidos fazendo musculação, trabalhando fisicamente e ainda correndo todos os dias. Provavelmente, houve algum engano da sua parte na estimativa ou erro de digitação. Lembre-se! O corpo é como uma máquina, precisa ser bem alimentado para funcionar corretamente. Se o seu peso estagnou, é porque seu organismo entrou em "modo de economia de energia", onde o metabolismo desacelera para compensar essa restrição calórica severa.

Qual o motivo para consumir tão poucas calorias? Perda de peso? Você pode estar perdendo massa magra em vez de gordura. Pela quantidade de exercícios e atividades que você faz, o ideal seria comer mais e de forma adequada. Não é necessário consumir apenas 400 kcal por dia para perder peso.
Olá! Sim, consumir apenas 400 calorias diárias pode prejudicar seu metabolismo, especialmente com um nível alto de atividade física. A ingestão muito baixa de calorias pode reduzir a taxa metabólica e causar estagnação no peso. É importante garantir uma ingestão adequada de calorias e nutrientes para sustentar sua atividade e manter um metabolismo saudável. Consultar um profissional de saúde pode ajudar a ajustar sua dieta de forma segura e eficaz.
Olá.
Prejudica sim a perda de peso pois ao invés de estar acelerando o metabolismo, você está fazendo com que ele tente se defender de tanta restrição calórica, fazendo ele poupar energia.
Assim, você está se apegando demais ao ponteiro da balança, que literalmente é perder peso mas não é indicador do emagrecimento sustentável e duradouro.

O risco de perda de massa muscular é enorme e o emagrecimento não vem pois emagrecer é perder gordura e ganhar massa magra. Desta forma, com tamanha restrição de calorias, você está fazendo o oposto.
Procure um profissional nutricionista para o bem de sua saúde, pois desta forma, não está prejudicando apenas seu emagrecimento como a sua saúde de um modo geral, inclusive com possíveis carências nutricionais.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!