Consumo de álcool 2x ao mês (+/-500ml) pode causar resistência ao antidepressivo ?
8
respostas
Consumo de álcool 2x ao mês (+/-500ml) pode causar resistência ao antidepressivo ?
Não, não existe esse tipo de relação. Só é importqnte verificar se o antidepressivo que usa permite consumo de álcool.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Muito importante conversar com o médico que prescreveu a medicação e que te acompanha.
Converse com seu psiquiatra, ele vai te dizer se seu medicamento pode ser consumido com álcool.
Verifique com seu médico se o seu antidepressivo pode interagir com alcóol, pois não costuma existir essa interferência em termos de resistência. Importante pensar na sua análise/terapia o porquê dessa preocupação com uma quantidade tão pequena de alcóol, se há aí uma culpa por se divertir ou de onde vem esse receio de prejudicar o tratamento.
Olá! Apesar do álcool ser uma substância depressora do sistema nervoso central, em baixa dosagem e na frequência de duas vezes ao mês, não irá impactar no efeito do medicamento.
Olá! A quantidade de álcool em si, não é o grande problema, e sim o teor alcoólico da bebida e se faz interação com a medicação prescrita. Geralmente o álcool tende a potencializar os efeitos colaterais das medicações psicotrópicas, não sendo, portanto, aconselhável seu uso enquanto estiver fazendo o tratamento medicamentoso. Converse com seu psiquiatra para obter maiores informações sobre a interação de sua medicação com o álcool. Cabe ressaltar a importância de um acompanhamento psicoterapêutico nos casos de depressão ou ansiedade, (onde antidepressivos são usualmente utilizados como conduta terapêutica), pois este processo favorece a aquisição de recursos de enfrentamento, de habilidades socioemocionais e de estratégias para lidar com as situações do dia a dia. Espero ter ajudado. Sigo à disposição.
Olá! Com bases nos casos que tenho acompanhado em consultório, não recomendo o uso de álcool em conjunto com a utilização de qualquer medicação controlada. As consequências podem ser desastrosas e irreversíveis. Aproveito a oportunidade para ressaltar que o acompanhamento por parte de um psicólogo é essencial para a melhora de um quadro depressivo, pois na psicoterapia, o paciente aprende técnicas e ferramentas para lidar com a doença e ter mais qualidade de vida. Fico à disposição. Abraço! Esther Araújo
Mesmo que seu antidepressivo não aceite álcool ( a maioria) essa quantidade com essa frequência não fará mal algum mas não exagere! Rssssss
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Bom dia! Estou tomando velija 30 mg há 3 dias, durante o dia fiquei muito sonolenta, mas a noite não consigo dormir, fico acordando a noite toda. Gostaria de saber se isso vai melhorar com o uso...
- Já fis vários exames do coração holter eletrocardiograma ecocardiograma e ñ deu nda mais continuo sentindo uma pausa no coração uma atrás da outra, eu so ansiosa tenho muinto medo de morrer a qualquer momento, eu estou tomando cetralina e torest, me ajudem o que eu faço?
- O lítio é um inibidor seletivo (ISRS/IRSN) ou da classe dos tricíclicos?
- Fui diagnosticada com depressão com sintomas psicóticos. O antipsicótico é tomado direto para a vida toda?
- estou tomando zetron 300mg e voextor 10mg todo dia após o almoço, porém sinto um sono absurdo durante o dia e uma indisposição também, é normal?
- Já está fechando um mês que estou tomando 40mg de paroxetina e até agora não melhorei, tenho depressão e ansiedade, será que devo procurar meu psiquiatra para aumentar a dose?
- Estava a 15 dias sem tomar desvenlafaxina, senti os sintomas de retirada todos. Agora consegui renovar minha receita, posso voltar a tomando a mesma dose que estava tomando anteriormente?
- Já faz algumas semanas que tenho problemas para dormir, meu sono só vem às 4 horas da manhã e acabo acordando às 13 horas da tarde. Mesmo dormindo por 9 horas, me sinto cansada e exausta o tempo todo. Eu já conversei com um psicólogo e ele percebeu que é possível que eu tenha depressão. Qual especialista…
- Não sei como sair disso sozinha, achei que conseguiria mas quase um ano se passou desde que perdi o emprego que eu mais amava. Agora sinto pânico absoluto, crises de ansiedade, boca seca, tremores e até pressão alta já tive só de pensar em voltar. Não sinto vontade de nada, só levanto da cama porque…
- Estou fazendo tratamento para depressão, ansiedade e síndrome do Pânico há um pouco mais de 1 ano. Tomo sertralina, amitriptilina e risperidona. Há algumas semanas estou com oscilações no meu humor. Vai desde me sentir deprimida, sem vontade de nada, e horas q estou super bem e disposta. Pode ser recaída,…
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1148 perguntas sobre Depressão
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.