Consumo de álcool 2x ao mês (+/-500ml) pode causar resistência ao antidepressivo ?

8 respostas
Consumo de álcool 2x ao mês (+/-500ml) pode causar resistência ao antidepressivo ?
Não, não existe esse tipo de relação. Só é importqnte verificar se o antidepressivo que usa permite consumo de álcool.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Muito importante conversar com o médico que prescreveu a medicação e que te acompanha.
Converse com seu psiquiatra, ele vai te dizer se seu medicamento pode ser consumido com álcool.
Verifique com seu médico se o seu antidepressivo pode interagir com alcóol, pois não costuma existir essa interferência em termos de resistência. Importante pensar na sua análise/terapia o porquê dessa preocupação com uma quantidade tão pequena de alcóol, se há aí uma culpa por se divertir ou de onde vem esse receio de prejudicar o tratamento.
Olá! Apesar do álcool ser uma substância depressora do sistema nervoso central, em baixa dosagem e na frequência de duas vezes ao mês, não irá impactar no efeito do medicamento.
Olá! A quantidade de álcool em si, não é o grande problema, e sim o teor alcoólico da bebida e se faz interação com a medicação prescrita. Geralmente o álcool tende a potencializar os efeitos colaterais das medicações psicotrópicas, não sendo, portanto, aconselhável seu uso enquanto estiver fazendo o tratamento medicamentoso. Converse com seu psiquiatra para obter maiores informações sobre a interação de sua medicação com o álcool. Cabe ressaltar a importância de um acompanhamento psicoterapêutico nos casos de depressão ou ansiedade, (onde antidepressivos são usualmente utilizados como conduta terapêutica), pois este processo favorece a aquisição de recursos de enfrentamento, de habilidades socioemocionais e de estratégias para lidar com as situações do dia a dia. Espero ter ajudado. Sigo à disposição.
Olá! Com bases nos casos que tenho acompanhado em consultório, não recomendo o uso de álcool em conjunto com a utilização de qualquer medicação controlada. As consequências podem ser desastrosas e irreversíveis. Aproveito a oportunidade para ressaltar que o acompanhamento por parte de um psicólogo é essencial para a melhora de um quadro depressivo, pois na psicoterapia, o paciente aprende técnicas e ferramentas para lidar com a doença e ter mais qualidade de vida. Fico à disposição. Abraço! Esther Araújo
Mesmo que seu antidepressivo não aceite álcool ( a maioria) essa quantidade com essa frequência não fará mal algum mas não exagere! Rssssss

Especialistas

Isa Melo

Isa Melo

Psicólogo

Patrocínio

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Psicólogo

Nova Esperança do Piriá

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Thialy Beltran

Thialy Beltran

Psicólogo

Brasília

Andressa Pedro Barbosa

Andressa Pedro Barbosa

Médico de família

Garopaba

Pedro Henrique Faccenda

Pedro Henrique Faccenda

Médico de família

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1148 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.