consultei com uma psiquiatra que me disse que meu caso poderia ser "fobia social" e para eu começar

30 respostas
consultei com uma psiquiatra que me disse que meu caso poderia ser "fobia social" e para eu começar a usar a fluoxetina. Estou em tratamento porém estou confusa, se tenho depressão, fobia social, ou algum transtorno do humor? Muitas vezes tenho acessos de choro por dias sem motivo aparente, em outros fico desanimada, e de repente me da vontade de sair, planejar coisas novas, tentar enfim. tenho tambem pensamento de perseguisação e ideação suicída. e tenho histório de doenças mentais na família. Amaioria dos meus sintomas ondizem com FS. Continuo com este tratamento ou consulto com outro profissiona? Fobial Social é considerada doença?
Olá, a Fobia Social é considerada uma Psicopatologia, ou seja, uma doença psíquica, ligada a transtornos de ansiedade e pode ser originária de diversos fatores, tome a medicação que o psiquiatra te receitou, porém seria muito importante procurar um psicólogo, para juntos encontrarem ferramentas para lidar com seus sentimentos e emoções e entender o que está acontecendo. O psicólogo irá te orientar referente a fobia social e a importância do uso da medicação e juntos tentarão compreender o que ocasionou essa sua fobia e as melhores maneiras de ligar com ela. Não se preocupe a Fobia Social tem tratamento. Espero ter ajudado, abraço.

Olá, a tua pergunta é muito oportuna para pensar o lugar que os diagnósticos psiquiátricos têm na nossa cultura, e não estou fazendo uma crítica generalizada à psiquiatria.

Pela descrição que você faz dos sintomas que te trazem sofrimento, a impressão que tenho é que um transtorno mental seria igual à soma de x sintomas.

Essa matemática de sintomas para encontrar um diagnóstico em psiquiatria me parece algo que pouco considera a tua
história pessoal como sujeito que sofre.

Mudar ou não de profissional é uma questão que você precisa pensar com cautela, visto que o psiquiatra pode ainda estar te avaliando e ainda ser cedo para concluir um diagnóstico.

Se fobia social é ou não doença isso é uma questão controversa. Os transtornos mentais podem sim ser considerados da ordem de um adoecimento da “alma”, mas não doenças como entende a medicina geral.

A partir da psicanálise entendo que o adoecer, como ocorre na fobia, precisa considerar o sujeito, sua participação naquilo do qual ele se queixa.

Estou te dizendo isso porque não necessariamente esses sintomas que você relata são sinal de adoecimento. Em alguns casos, pelo contrário, são sinal de saúde mental, de reação a algo que não vai bem na vida, nas relações.

Enfim, me alonguei na resposta porque tua pergunta me fez pensar várias coisas. Espero que minhas reflexões também te ajudem a pensar.

E se quiser conversar mais a respeito fico à disposição. Um abraço!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 100
Olá, fobia social é um tipo de sintoma devido a determinadas angustias inconscientes ou devido a algum episódio traumático que pode ou não ser consciente. O importante é que você não deixe seu tratamento psiquiátrico. Procure a orientação de um psicólogo ou psicanalista. Em muitos casos, a medicação é recomendável, pelo menos nos primeiros meses de atendimento psicológico, enquanto a terapia não surte efeito sobre os sintomas. Mas é imprescindível o acompanhamento terapêutico, apenas ele te ajudará a controlar ou, na melhor das hipóteses, eliminar as ansiedades decorrentes do contato social. Independente do diagnostico, o que você descreve tem rasgos de depressão e de ansiedade, com mudança de humor acentuada, portanto não abandone seu tratamento com seu psiquiatra.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
O doença tem sido evitado, pois para considerar uma condição como tal é necessário conhecer a fisiopatologia exata, fármacos que previnam ou revertam e o prognóstico esperado. Na psicopatologia isso não está bem definido, por isso que o diagnóstico é difícil e processual, realizado predominantemente a partir da história do paciente e das observações clínicas. É importante ressaltar que entre os transtornos mentais há uma alta taxa de comorbidade, ou seja, a ocorrência de mais de uma condição diagnóstica concomitante. Além disso, sinais e sintomas (como depressão e ansiedade) são comuns a diversos transtornos, porém sintomas depressivos e ansiosos em um paciente borderline, por exemplo, são tratados com métodos bastante distintos dos utilizados para pacientes fóbicos ou bipolares.
É fundamental que estas dúvidas sejam reportadas ao profissional que está te acompanhando, pois a hipótese diagnóstica que ele observou "naquele momento" não foi aleatória, mas com base nos sinais e sintomas que tu expôs. Como o processo diagnóstico psicopatológico é geralmente algo longitudinal, é desaconselhável buscar opiniões extras sem relatar para o profissional que está te acompanhando e que atualmente é quem mais conhece o teu caso. A partir do teu relato breve, tu "parece" ser uma paciente que se beneficiaria de acompanhamento psicológico concomitante, mas isso também precisa ser discutido com teu médico.
Você pode ter os dois, fobia social e depressão. Por sinal isso é muito comum, a fobia social acaba afetando várias áreas da sua vida, o que deixa o humor deprimido. A fluoxetina pode sim ser usada para estes casos já que aumenta a serotonina o que, por si só, tem efeito na ansiedade, contudo pela gravidade dos sintomas não sei se é a melhor indicação. Converse com o seu psiquiatra, diga pra ele que eventualmente tem pensado em suicídio, conte tudo o que está sentindo, e se, mesmo assim, achar que não melhorou com a prescrição dele, procure outro profissional. Por sinal, um psicólogo pode te ajudar a entender melhor os sintomas e aprender a lidar com ele, e junto com a medicação tem efeito bem interessantes. Espero ter ajudado, abraços.
Olá! Pelo seu relato percebo que o psiquiatra não fechou o diagnóstico, por isso acho válido manter o mesmo profissional e também utilizar o medicamento para que ele te acompanhe e entenda melhor o seu caso conforme próximas consultas. A fobia social é um desvio da norma, sendo ela uma psicopatologia. Derivada da ansiedade, esta tem como protagonista o mal-estar social, sendo medo de julgamentos, avaliações negativas, vergonha ou em momentos de avaliação de desempenho. Para ter o tratamento adequado recomento atendimento psicológico concomitantemente com o psiquiátrico, pois assim trabalhará seus pensamentos disfuncionais sobre as relações sociais e terá o apoio medicamentoso no processo, o que ajuda bastante.
Olá! Continue tomando a medicação recomendada, porém, parece que vc tem alguma dúvida em respeito so diagnóstico e se esse for o caso, busque uma segunda opinião. Oriento também a procurar por ajuda psicológica, pois só a medicação não trata as causas psicológicas. Procure por um psicanalista/psicólogo que te ajudará com certeza a entender o que se passa.
Olá!
Como já bem disseram acima, fobia social é uma psicopatologia, que pode ter origem e desencadeadores em muitos fatores diferentes. Sobre o tratamento, se há medicação, é importante manter um acompanhamento psiquiátrico próximo, com um profissional que você confie. Se sentir necessidade, você tem o direito de buscar uma segunda opinião.
Seria muito importante também um acompanhamento com psicólogo, para ter a possibilidade de trabalhar e aprofundar sobre essa fobia social e seus sentimentos de tristeza.
Olá , recomendo que procure um psicólogo para uma avaliação psicológica .
A Avaliação Psicológica é um processo de avaliação clínica de uma criança, adolescente, adulto ou idoso , com entrevistas de anamnese, testes, entrevistas. Busca descrever e compreender as forças e fraquezas do funcionamento psicológico de um indivíduo. Busca ainda compreender as causas de alguns sintomas apresentados pelo paciente que estão causando sofrimento. Tendo foco na existência ou não de uma psicopatologia. O psicodiagnóstico pode ser o início de um processo terapêutico. A partir dele serão feitas orientações e indicações terapêuticas com objetivo de melhora do quadro apresentado.

A Avaliação Psicológica é indicada nos casos, por exemplo, de suspeita de autismo, deficiência intelectual, demência, depressão, quadros de ansiedade e TDAH.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 100
Ola! Você já está fazendo terapia? A terapia vai ajudar no melhor resultado do tratamento, a medicação é necessária em muitos casos mas se a terapia, de preferência a Terapia Cognitiva Comportamental, não for feita terá mais dificuldades em melhorar.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicológica online - R$ 170
Você parece bem preocupada quanto ao diagnóstico e insegura se está com o tratamento adequado. Acredito que o suporte de um psicólogo (a) seria mais fácil, pois todas essas preocupações geram mais sofrimento e não ajuda no seu tratamento.
Olá, fobia social seria a dificuldade de estar em locais públicos, interagir com pessoas, ser vista pelos demais ( para não ser julgada) baixa autoestima também pode estar associada. O que me preocupa são os pensamentos de perseguição e ideias suicidas. Você precisa rever a medição com seu psiquiatra. E fazer um tratamento com um bom psicólogo/psicanalista para lhe ajudar a resgatar sua vida social.

Att.

Samantha
Pelo seu relato você parece não estar 100% confiante no diagnóstico psiquiátrico, então talvez seja uma boa ideia procurar uma segunda opniao psiquiátrica dado que a confiança no diagnóstico e no profissional que você escolheu são importantes para o sucesso do tratamento. A ansiedade social é um transtorno psíquico que pode ser tratado de maneira extremamente eficaz através das terapias cognitivo-comportamentais (TCCs) que tem foco em ensinar os indivíduos a reconhecer e gerenciar seus pensamentos distorcidos e suas convicções falsas, assim como os instrui em técnicas de mudança comportamental.
Pela sua descrição fica perceptível que está sofrendo com toda essa situação, e o sofrimento quando fica constante pode nos paralisar em muitas ações. E diante disso te digo que uma Psicoterapia pode te ajudar, pois vai trabalhar com este sofrimento e a forma como você lida com ele, desenvolvendo recursos para enfrentá-los, podendo diminuir a intensidade destas dores. Quanto ao diagnóstico, essa é uma ferramenta que nos ajuda a compreender sua dor, mas você deve se lembrar sempre que você é muito mais que o diagnóstico. Estou à disposição !
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia
Olá!
Primeiramente parabéns por ter procurado ajuda, já que sentes angustias e sofrimento, esse é o primeiro passo a se fazer.

Gostaria de contribuir com uma reflexão para você, como não lhe atendi então será algumas hipóteses que levantarei, acredito que realmente estais em sofrimento, e quando se está assim as ideias ficam mais confusas e na procura de uma saída as descrições dos sintomas de uma doença mental podem acabar fazendo sentido e você pode ser diagnosticada de forma indevida. Há alguns elementos que estão meio "embolados", fobia social, depressão, horas desanimada horas animada, pensamento de perseguição e ideação suicida.

Mas vamos lá as suas perguntas, Fobia Social é considerada um transtorno mental segundo a psiquiatria, no caso fazendo parte de um grupo de transtornos da ansiedade (como o pânico, TOC, etc) tem como características medo intenso de ser julgado, avaliado negativamente ou rejeitado em uma situação social ou em um período de avaliação de desempenho, etc. ou seja o transtorno consiste em alguns tipos de comportamentos e esse conteúdo lhe indico levar para um psicólogo Analista do Comportamento, ele fará um levantamento para compreender e mapear os momentos e situações em que você sente todos esses desconfortos e fará uma intervenção para você amenizar ou eliminar esses sintomas, sobre a continuidade da medicação, sim pode continuar mas procure um Psicólogo Analista do Comportamento que irá contribuir pra sua melhora.

Espero que tenha lhe sido útil, grande abraço e sucesso em sua vida.
Olá
Com certeza você deve consultar um profissional que te passe confiança. Não só para ter um diagnóstico e um tratamento preciso, como também para esclarecer todas as suas dúvidas.
Boa sorte
Independente de qual seja se diagnóstico, é importante notar que você tem tido um humor deprimido, com pensamentos suicidas e variações desse humor. É importante que continue o tratamento psiquiatrico e se possível procure ajuda de um profissional da psicologia para lidar com seu humor deprimido e variações de humor.
Olá, você deve continuar com a medicação e se não estiver confortável com o diagnóstico consulte outro Psiquiatra. Pode ser que nada mude mas a confirmação será importante. Sugiro fazer psicoterapia para auxiliar a compreender o que esta acontecendo. Medicada e com apoio psicoterapêutico os sintomas serão aliviados e você resgatará sua autoestima e motivação para uma vida com mais qualidade e autonomia. Abs
Vamos lá. A fobia social trata-se de uma ansiedade intensa, podendo muitas vezes ter sintomas físicos quando em situações onde se sinta observado ou que possa ser alvo de críticas, julgado ou rejeitado. Pode se apresentar em situações específicas ou diante de qualquer situação e até pedir um café numa padaria pode ser difícil. Essa sensação de pânico e desconforto faz com que a pessoa se esquive das interaçoes. A depressão é uma comorbidade muito comum em quem sofre de ansiedade social e pode ser que você apresente as duas coisas. Acredito que o tratamento mais adequado é associar com psicoterapia .
Em primeiro lugar, é importante que haja vínculo terapêutico entre o paciente e o profissional da saúde mental, quer seja ele um psiquiatra ou um psicólogo. O vínculo terapêutico trás segurança ao paciente, pois gera confiança no tratamento. Em casos como ideação suicida é importante tratamento conjunto com psiquiatra e psicólogo.
É importante que você continue com o tratamento, mas caso você sinta necessidade pode consultar a opinião de um segundo psiquiatra também. Você precisa avaliar se tem conseguido contar tudo o que tem acontecido para esse profissional, para que ele consiga avaliar o seu caso da melhor forma possível. Por isso é tão importante a construção de um vínculo de segurança e confiança nas consultas. A ansiedade social, também conhecida como fobia social, é um transtorno e o ideal seria que houvesse um tratamento com um psicólogo, além do psiquiatra. Na terapia, você poderia entender melhor o que está acontecendo e aprender novas formas de lidar com essas questões.
Olá! A Fobia Social é uma doença, ela faz parte dos Transtornos de Ansiedade. Também pode ser chamado de Transtorno de Ansiedade Social, e é um transtorno do humor. É muito comum a comodidade entre os transtornos psicológicos. Então, pode ser que você tenha Fobia Social, comórbida a algum outro transtorno. Converse sobre isso com o seu psiquiatra e investigue qual a indicação da medicação que ele te receitou, pois as medicações psiquiátricas podem tratar sintomas de doenças diferentes ao mesmo tempo.
É adequado você combinar o tratamento medicamentoso com uma psicoterapia também.
Olá, a fobia social faz parte do espectro dos Transtornos de ansiedade. Dentro de um tratamento é importante você desenvolver uma boa relação com o profissional, já que você ainda está em dúvida, seria interessante procurar um novo médico. Outro ponto é que como a fobia social é um transtorno que causa prejuízos nas relações interpessoais, ela pode ter como comorbidade a depressão. A psicoterapia é um método muito eficaz para o tratamento junto com as medicações. Um abraço, Letícia de Paulo
Olá! A fobia social pode estar em comorbidade com a depressão. Além do uso de medicação, torna-se necessário a terapia, uma vez que o remédio alivia os sintomas, mas a causa será tratada somente com a terapia. Procure ajuda de um psicólogo.
Sugiro que você siga a orientação do psiquiatra tomando a medicação. Procure um psicologo para o tratamento psicológico, pois somente a medicação não surgira efeito, mas ajudara muito no tratamento. Você poderá estar com Fobia Social e depressão.
Somos seres sociais e muitas psicopatologias são produzidas por interação social não funcional. Seria importante você procurar o psicologo, para poder fazer uma anamnese e avaliar o grau da Fobia Social.
Caso tenha dúvidas entre em contato comigo. Um abraço,
Olá! Pela Cid 10 (Classificação Internacional de Doenças) está sob o código F40.1, o que indica ser uma doença catalogada mundialmente. Você começou a fazer uso da medicação a quanto tempo? Tem se sentido melhor? Fluoxetina, no seu caso, parece servir para dar conta dos sintomas depressivos (por exemplo: acessos de choro, desânimo). Mas é uma medicação que leva de 2 a 3 semanas para fazer o efeito esperado, isso segundo a literatura. Na prática, vejo pacientes dizerem que leva até um mês o efeito desejado. Conforme começar a se sentir melhor, seria indicada a psicoterapia, que tem o objetivo de ajudar você a encontrar formas de lidar e enfrentar com sucesso a fobia social. No seu rítmo, mas do nosso jeito! Quanto a trocar ou não de psiquiatra, creio ser uma decisão muito pessoal. É preciso um pouco de paciência para dar tempo da medicação começar a agir. Abraço!
Boa tarde. A fobia social faz parte do transtorno de ansiedade. Mas saber a origem é muito importante (até mais qual é o transtorno em questão). Indico um acompanhamento com psicólogo para poder entender esses sintomas e poder trabalhar com você a melhor estratégia.
Olá. Você traz várias questões, penso que é importante você conversar com um profissional que lhe inspire confiança para poder tirar todas as suas dúvidas. Caso não tenha sentido confiança no profissional que lhe atendeu, procure outro profissional.
Não posso usar de achismo, preciso realizar uma avaliação mais criteriosa e aplicar alguns testes psicológicos . Só depois de uma anamnese bem feita posso lhe da um parecer. No seu caso é recomendável que faça terapia. Estou a disposição! Caso queira agendar é só clicar em agendar uma visita.
Faz parte dos efeitos possíveis a serem alcançados em um tratamento, ainda que medicamentoso, a relação de identificação e confiança com o profissional que lhe acompanha, podendo ser possível a continuação com o mesmo ou a troca deste mediante sua percepção. Recomendo diálogo com profissional antes da tomada de decisão diante algumas questões poderem ganhar outros sentidos neste momento. Falar como se sente com o tratamento fará parte do processo. A fobia social não poderá ser considerada como doença diante não possuir marcadores biológicos para o diagnóstico. Partiremos do ponto a considerá-la como um transtorno. Para além do tratamento medicamentoso há de ser um diferencial a intercalação com processo de psicoterapia/psicanálise que será o espaço destinado às questões para além dos sintomas.