Conheço uma pessoa que sempre necessita de auto-afirmação: tudo dela é sempre "o melhor" de todos. Assim,

8 respostas
Conheço uma pessoa que sempre necessita de auto-afirmação: tudo dela é sempre "o melhor" de todos.
Assim, gostaria de saber realmente o que é necessidade de se auto afirmar, sua relação com a depressão e por que algumas pessoas sentem tanto essa necessidade?!
Olá!
Todos nós possuímos a necessidade de autoafirmação, é um comportamento comum e saudável que está intimamente ligado com a autoestima e o sentimento de insegurança.
Quando essa necessidade de autoafirmação começa a prejudicar a rotina do indivíduo ou quando o mesmo se sente incapaz de ser reconhecido, torna-se necessária a intervenção de um profissional.
O importante é saber se essa pessoa que você conhece sofre ou não por ter essa necessidade.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
As vezes quem tem muito auto afirmação é uma pessoa com muita confiança. Se auto afirmar é acreditar e expor suas ideias e desejos. Isso não é ruim, o problema é quando isso deixa de ser assertividade e passa a interferir na vida do outro. Tudo o que acontece de forma exagerada tende a fazer mal aquele q executa e as pessoas a sua volta
A autoafirmação, até certo ponto, é constituinte à nossa saúde. Porém, quando ela passa a ser uma reação a uma autodepreciação, pode acabar atingido a qualidade de vida do sujeito. Deste modo, a necessidade de autoafirmação vem em resposta a uma baixa autoestima, insegurança, etc. O acompanhamento psicológico se configura como uma ação recomendável nessas situações, porém, nem sempre é a atitude tomada por quem passa por isso.
Bom dia. Em primeiro lugar, a auto-afirmação não se encontra entre os critérios diagnósticos para os transtornos depressivos, ou seja, não há como estabelecer uma relação entre entre esses estados, exceto, talvez, a partir da análise de algum caso particular. Quanto à presença dessa característica na personalidade de uma determinada pessoa, podemos sugerir a mesma regra: seria necessário atravessar um processo psicoterapêutico a fim de avaliar seu desenvolvimento e significado na vida psíquica do indivíduo. Abraços!
Esta necessidade de autoafirmação pode estar relacionada a problemas na autoestima. Para quem vê de fora, pode parecer uma pessoa com autoestima alta, mas por trás desse "ser o melhor em tudo" pode haver uma autoestima frágil ou baixa. Para entender os tipos de autoestima, sugiro o livro "Imersão", de Diogo Lara, que trata especificamente deste tema. E para construir uma autoestima boa, saudável (pois, ao contrário do que se pensa, a autoestima alta é tão prejudicial quanto a baixa), a terapia com Brainspotting pode ser eficaz, pois é uma técnica baseada no cérebro, que ajuda a identificar as causas dos problemas de autoestima e construir uma autoestima saudável. Por trás dessa necessidade de ser "o melhor" em tudo pode haver muita insegurança, e daí a relação com a depressão; a pessoa precisa que os de fora digam que ela é a melhor, porque lá dentro, lá no fundo, talvez ela não acredite nisso. Em muitos casos, isso acontece quando a pessoa conviveu com pais ou parceiros que a diminuíram/humilharam em determinado período da vida. É uma forma de defesa do cérebro que precisa ser modificada para que a pessoa mude a percepção de si mesma e seja feliz.
Olá, bom dia. A autovalidação descrita pode ser um movimento muito saudável em alguma medida, está ligada à boa autoestima. Quando utilizada em excesso, abre espaço para uma infinidade de possibilidades no trabalho terapêutico.
Considero que o mais importante aqui é olhar para como essa forma de funcionar do outro está lhe tocando.
A auto-afirmação, embora presente um nível saudável e esperado na maioria das pessoas, pode sim ser indicativo de algum desequilíbrio.
Pelo seu relato, não há como saber se é alguém extremamente auto-confiante ou se é uma compensação, por exemplo, de um quadro depressivo.
Se é alguém de seu convívio, e isso incomoda a você, será que não é hora de buscar compreender por que mexe tanto com você esse comportamento do outro?
Cada pessoa tem seus motivos, não se generaliza.

Especialistas

Adriana Garbin

Adriana Garbin

Psicólogo

Cascavel

Nadir Lara Junior

Nadir Lara Junior

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita
Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Isaac Ferro

Isaac Ferro

Médico de família

Imbituba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1144 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.