Conheci alguém que gosta de mim e somos MUITO parecidos, isso me assusta, a ideia de começar a namor
19
respostas
Conheci alguém que gosta de mim e somos MUITO parecidos, isso me assusta, a ideia de começar a namorar sério, coloco várias desculpas como linhas entre nós que tenho medo de ultrapassar, poderia me explicar o porquê tanto medo se nunca namorei?
Olá! O medo pode fazer as pessoas agirem de diversas formas. Evitar aquilo que assusta é uma delas. Você não precisa necessariamente ter passado por uma experiência anterior de relacionamento para ter medo de assumir um compromisso. Ele pode ter surgido a partir de algo que você viu ou ouviu, mesmo que de maneira indireta. A psicoterapia é uma excelente forma de se conhecer e entender a origem do medo para que você possa aprender a lidar com ele, reduzir os prejuízos e viver mais plenamente. O medo é uma emoção natural e por isso mesmo faz parte da vida. Tem muitas origens e explicações. Mas, quando em excesso, paralisa e precisa ser tratado. Recomendo que se possível busque um Psicólogo para te auxiliar nesse processo. Cuide-se bem!
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, para compreendermos o que motiva este medo somente aprofundando melhor em sua história. Porém, a intimidade com o outro realmente pode assustar, pois comumente temos o receio de que o outro perca o encanto ao nos conhecer intimamente, sem nossas máscaras sociais. Busque o auxílio de um profissional.
Bom Caminho
Bom Caminho
Olá, o medo também pode ocorrer através do desconhecido (você nunca fez algo, por isso tem medo de fazer), porém é preciso pensar porque esse novo te paralisa. Além disso, nós relacionamos inconscientemente ou de forma consciente o nosso relacionamento amoroso com o dos nossos pais (daí já tem mais uma coisa a se pensar). Porém, estas são apenas especulações, para que você possa descobrir a fundo o que realmente pode estar por trás do seu medo de dar mais um passo na relação sugiro que você busque um atendimento com psicólogo ou psicanalista para que juntos possam investigar melhor o que pode estar havendo, na medida que for desenvolvendo seu autoconhecimento você saberá o que fazer e como fazer. Boa sorte no teu processo.
O fato de vocês serem MUITO PARECIDOS AUMENTAM as chances do relacionamento progredir para algo mais sério e duradouro,justamente por esse fator aparece o MEDO. Estar apaixonado é ficar vulnerável,e tudo na vida de forma geral tem riscos e benefícios! Aproveite a oportunidade e viva esse amor! Caso seus sentimentos ainda continuem confusos após todas as respostas dadas por aqui,procure um psicólogo para entender mais sobre a origem desse medo! à disposição!
Olá! O medo pode surgir nessas ocasiões, quando não nos sentimos merecedores do que estamos vivendo. Aquele receio de algo pode acontecer é estragar tudo q está vivendo. Mas tb pode surgir de alguma experiência sua ou de alguém q vc viu passar e sofrer. Enfim, a psicoterapia é ótima para nos autoconhecermos. E sugiro q procure uma psicóloga para essa finalidade.
Desde já me ponho à disposição
Espero ter ajudado
Um abraço
Desde já me ponho à disposição
Espero ter ajudado
Um abraço
Começar um relacionamento é sempre uma experiência desafiadora. As pessoas investem tempo, expectativas, buscam coisas em comum. Convidar alguém para ser parte de sua vida é muito importante. É natural ter medo de uma tal mudança em sua vida pessoal.
Fale com o seu parceiro sobre seus medos.O medo pode estar relacionado com o abandono, rejeição, de perder a liberdade ou identidade. Tente descobrir de onde vem esse temor para combatê-lo. A terapia pode te ajudar a se autoconhecer e buscar a fundo de onde vem esse medo.
Fale com o seu parceiro sobre seus medos.O medo pode estar relacionado com o abandono, rejeição, de perder a liberdade ou identidade. Tente descobrir de onde vem esse temor para combatê-lo. A terapia pode te ajudar a se autoconhecer e buscar a fundo de onde vem esse medo.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 160
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Ola. Vivemos em uma cultura que afirma que "os opostos se atraem", além de diversas outras regras sobre relacionamentos, logo ao começarmos a nos relacionar, para além dos medos e ansiedade normais de estar numa situação nova, todas essas regras nos acompanham as vezes sem nos darmos conta. É normal sentir tudo isso, a questão é: quem você se torna se age a partir de tudo isso que sente? Oq vc deixa de fazer/ sentir quando esses medos direcionam a sua vida? O medo é um sentimento normal e saudável, mas precisamos entender a função dele em cada situação. Psicoterapia para compreender e aprender a lidar com tudo isso que acontece dentro de você pode ser muito proveitoso para que você consiga se relacionar da forma como deseja.
Olá! Entrar em um relacionamento envolve a ideia de tornar-se vulnerável a outra pessoa, se sentir afetado por seus comportamentos e sentimentos, independente de já ter estado em um relacionamento ou não. Identificar-se com o outro também é um sentimento comum para essa situação. Entendo aqui que essas ideias pré-dispostas de alguma forma lhe causam medo e insegurança, seria interessante buscar uma psicoterapia para trabalhar toda essa questão e esses sentimentos, elaborar o autoconhecimento e fortalecer para criar vínculos mais saudáveis e seguros. Estou à disposição.
Olá! O medo é uma emoção que surge diante de situações interpretadas por nós como perigo, eles podem ser reais ou imaginários. Além disso, diante do medo nós podemos ter comportamentos de evitar e fugir dessas situações. Mesmo que não tenha uma experiência anterior de um relacionamento, cada um de nós têm percepções diferentes relacionadas a uma mesma situação, pois elas são construídas a partir da história de vida, experiências e modelos. Seria importante avaliar quais são suas percepções acerca dessa temática para entender o que pode estar desencadeando esse medo, e assim, buscar estratégias para lidar com essa situação. A psicoterapia pode te auxiliar nesse processo. Caso tenha alguma dúvida, fico à disposição.
Imagine que você pudesse ser representada, em toda a complexidade de seus sentimentos e experiências, em toda sua estória e inclinações, por sua imagem no espelho. Toda sua pessoa encontra-se refletida em sua frente, todo seu futuro e seu passado. O amor é uma forma de se acreditar nisso, salvo que, no lugar de seu reflexo no espelho, está a pessoa do amado. Tudo o que foi, é e pode ser depende de sua relação a essa entidade—quase mais do que uma pessoa. Na primeira vez em que isso ocorre, a crença nisso é completa e não é possível vislumbrar saída uma vez consentido o envolvimento com o outro, uma vez abraçada, por assim dizer, essa imagem. A bem dizer, não apenas na primeira vez. Tudo isso é percebido por qualquer pessoa apaixonada, mesmo que ela nunca tenha namorado. E o medo não é outro senão o de perder-se a si mesma. Isso é intensificado pelo fato de que a pessoa que gosta de você ser muito parecida com você—de uma certa forma, ela já é seu reflexo.
Olá! O medo é um mecanismo de defesa, ele nos preserva em situações de risco, ou que imaginamos que seja, a função dele é de te preservar, além disso há outros diversos fatores que interferem no modo como vc vê e entende os relacionamentos. A terapia pode te ajudar a ter clareza das influencias, dos aspectos que estão ligados a vivenciar um relacionamento, se permita se olhar. Fico à disposição, grande abraço.
Olá! Fatos novos, desconhecidos, costumam nos causar medo. Lembre-se de que você não tem a obrigação de aceitar tudo e qualquer coisa que venha do relacionamento. Conte com a sua condição de recusar o que lhe faz mal, e aceitar o que pode parecer interessante. Outra versão também pode ser o que você tem visto em outros relacionamentos (por exemplo: seus pais brigam? Assim pode parecer que todos os relacionamentos podem ser ruins da mesma forma). Coragem! Precisa discutir estas e outras questões? Conta comigo!
Olá, para melhor compreender o surgimento desse medo e sua motivação você precisa aprofundar em sua historia de vida, para saber de onde vem tal insegurança. Com isso, pensamos que a intimidade é algo assustador e demanda confiança, pois geralmente temos receio sobre o desconhecido, medo de que o outro possa perder seu encanto ao nos conhecer de verdade ou de que o mesmo nos machuque afetivamente. Indico que procure por um auxílio profissional. Caso tenha alguma duvida, estou a disposição.
O medo de se envolver em um relacionamento pode ter diversas causas e é algo comum entre as pessoas. Algumas possíveis explicações para o seu caso podem incluir:
1. Medo de se machucar: Você pode estar preocupado com a possibilidade de ser magoado emocionalmente ou traído, o que é um medo comum para muitas pessoas que estão começando um relacionamento.
2. Insegurança: Se você não tem experiência em relacionamentos, pode se sentir inseguro ou incerto sobre como agir ou o que esperar. Isso pode levar a colocar barreiras e desculpas para se proteger.
3. Dificuldade em confiar: Talvez você tenha dificuldade em confiar nas pessoas, especialmente em alguém que você acabou de conhecer. Isso pode tornar mais difícil se abrir e se permitir se apaixonar.
4. Medo de perder sua identidade: Se você e seu pretendente são muito parecidos, você pode ter medo de perder sua individualidade em um relacionamento. É importante lembrar que, mesmo em um relacionamento, cada pessoa é única e pode manter sua própria identidade.
Esses são apenas alguns exemplos de razões pelas quais você pode estar sentindo medo de começar um relacionamento. Um psicólogo ou terapeuta pode ajudá-lo a explorar esses medos mais a fundo e desenvolver estratégias para superá-los.
1. Medo de se machucar: Você pode estar preocupado com a possibilidade de ser magoado emocionalmente ou traído, o que é um medo comum para muitas pessoas que estão começando um relacionamento.
2. Insegurança: Se você não tem experiência em relacionamentos, pode se sentir inseguro ou incerto sobre como agir ou o que esperar. Isso pode levar a colocar barreiras e desculpas para se proteger.
3. Dificuldade em confiar: Talvez você tenha dificuldade em confiar nas pessoas, especialmente em alguém que você acabou de conhecer. Isso pode tornar mais difícil se abrir e se permitir se apaixonar.
4. Medo de perder sua identidade: Se você e seu pretendente são muito parecidos, você pode ter medo de perder sua individualidade em um relacionamento. É importante lembrar que, mesmo em um relacionamento, cada pessoa é única e pode manter sua própria identidade.
Esses são apenas alguns exemplos de razões pelas quais você pode estar sentindo medo de começar um relacionamento. Um psicólogo ou terapeuta pode ajudá-lo a explorar esses medos mais a fundo e desenvolver estratégias para superá-los.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 250
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá, como vai?
Fiquei pensando que o medo é importante como medida de proteção. Ao mesmo tempo, é preciso entender se ele está te paralisando a ponto de não te deixar enfrentar esse novo sentimento, vivência e relação amorosa. Se esse medo estiver te permitindo avaliar e ponderar os prós e contras desta relação, ele está te ajudando.
Tudo que é novo dá um certo frio na barriga. Pondere, e se avaliar e sentir que essa relação te fará bem, entre e vá sentindo.
Veja como se sente e se houver qualquer questão, fico à disposição.
Atenciosamente,
Marília
Fiquei pensando que o medo é importante como medida de proteção. Ao mesmo tempo, é preciso entender se ele está te paralisando a ponto de não te deixar enfrentar esse novo sentimento, vivência e relação amorosa. Se esse medo estiver te permitindo avaliar e ponderar os prós e contras desta relação, ele está te ajudando.
Tudo que é novo dá um certo frio na barriga. Pondere, e se avaliar e sentir que essa relação te fará bem, entre e vá sentindo.
Veja como se sente e se houver qualquer questão, fico à disposição.
Atenciosamente,
Marília
Receio que para poder responder sua pergunta seria necessário fazer acompanhamento da sua história. O que pode ser dito é que há alguma questão emocional aparecendo, que pode estar relacionada a ter intimidade, comprometimento, mudar de fase de vida, entre tantos outros. Minha orientação é fazer consulta com psicólogo para poder ter mais clareza do seu caso em específico. Abraço
Olá! Tudo bem? Vamos pensar juntos?
A experiência de envolver-se amorosamente com uma outra pessoa, nos convida pra um lugar de poder sentir, amor, alegria, paixão, prazer e outros sentimentos que também são gostosos de se sentir, porém para experimentá-los é preciso que eu me permita sentir cada um deles, e as experiências que são mais prazerosas, alegres e satisfatórias são as que podem nos gerar também, na mesma medida, experiências de dor, de sofrimento e de desprazer. Por exemplo: eu só consigo sentir a dor de uma traição, porque eu me permiti amar, eu só consigo me sentir profundamente triste porque essa mesma relação que me magoou, é a mesma relação que me deixa muito feliz.
Este é um ponto de envolver-se com o outro que nos convida pra um lugar de estarmos vulneráveis emocionalmente. Mas, é justamente por estarmos vulneráveis que também temos a chance de aprender, amadurecer, criar formas de se relacionar com o outro. Exige mesmo coragem.
Como você disse, você nunca namorou uma outra pessoa, mas você já viveu alguma experiência ou relação, onde se sentiu ferida, machucada, prejudicada e sofreu, por ter confiado, se dedicado, amado? Talvez seja um bom ponto de partida para olharmos juntos, eu acredito que sempre existe uma maneira de cuidar das nossas feridas, e estou à disposição pra te ajudar a cuidar das suas.
A experiência de envolver-se amorosamente com uma outra pessoa, nos convida pra um lugar de poder sentir, amor, alegria, paixão, prazer e outros sentimentos que também são gostosos de se sentir, porém para experimentá-los é preciso que eu me permita sentir cada um deles, e as experiências que são mais prazerosas, alegres e satisfatórias são as que podem nos gerar também, na mesma medida, experiências de dor, de sofrimento e de desprazer. Por exemplo: eu só consigo sentir a dor de uma traição, porque eu me permiti amar, eu só consigo me sentir profundamente triste porque essa mesma relação que me magoou, é a mesma relação que me deixa muito feliz.
Este é um ponto de envolver-se com o outro que nos convida pra um lugar de estarmos vulneráveis emocionalmente. Mas, é justamente por estarmos vulneráveis que também temos a chance de aprender, amadurecer, criar formas de se relacionar com o outro. Exige mesmo coragem.
Como você disse, você nunca namorou uma outra pessoa, mas você já viveu alguma experiência ou relação, onde se sentiu ferida, machucada, prejudicada e sofreu, por ter confiado, se dedicado, amado? Talvez seja um bom ponto de partida para olharmos juntos, eu acredito que sempre existe uma maneira de cuidar das nossas feridas, e estou à disposição pra te ajudar a cuidar das suas.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 250
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá! Tudo bem?
Tudo que é novo causa dúvida, medo, incertezas, não é verdade? Não é possível que você tenha resposta exata porque você tem uma grande história de vida por trás dessa pergunta, e com isso, é super importante entender todos os seus pensamentos , se escutar e buscar formas mais leves e tranquilas de tomar decisões na sua vida. Com toda certeza, você vai conseguir! Estou disponível para conversarmos. Um abraço.
Atenciosamente, Jaqueline.
Tudo que é novo causa dúvida, medo, incertezas, não é verdade? Não é possível que você tenha resposta exata porque você tem uma grande história de vida por trás dessa pergunta, e com isso, é super importante entender todos os seus pensamentos , se escutar e buscar formas mais leves e tranquilas de tomar decisões na sua vida. Com toda certeza, você vai conseguir! Estou disponível para conversarmos. Um abraço.
Atenciosamente, Jaqueline.
Olá! Talvez seja o medo do novo, o desconhecido assusta e isso é normal. Porém, muitas vezes abrir-se ao desconhecido é permitir que a vida nos surpreenda de maneiras incríveis. Caso necessite de ajuda, estou aqui :)
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Boa tarde! Meu filho tem 5 anos e não quer comer sozinho. Aliás ele nunca quis comer sozinho. Mas como de tudo que coloco no prato, sempre se alimentou muito bem. Mas ainda quer que eu dê na boca dele. Não quer pegar na colher. Sabe usar o garfo e a colher para comer frutas e iogurte, mas quando é a…
- Olá minha filha tem 8 anos, está na segunda série em duas reuniões a professora fala q ela lê muito bem mas tem muita dificuldade em compreender informações implícitas e explicitas está tendo muita dificuldade não consegue entender oque leu e tirando notas baixas percebo que ela não está evoluindo nas…
- Meu filho de apenas 4 anos passou por uma perda recentemente (a vó paterna). Desde então, estou notando o comportamento dele diferente, ele anda agitado (não para um minuto), desobediente e algumas vezes meio agressivo. Estou tendo problema com ele na escola, a professora relatou que ele não tem obedecido…
- Boa noite! tenho um filho sexo masculino com 5 aninhos e ele vive com a mão na boca, isso de alguma forma seria algo para analisar ou é completamente normal? Ele tem hábito de ficar comendo as unhas e com a mão na boca o tempo todo. Me deixa agoniada , queria saber como mudar isso.
- Criança com comportamento desafiador porém tem comportamento diferente na escola e em casa. Em casa é desobediente, agressivo e se irrita facilmente e na escola é quieto, comportado e calado. Isso são características de TOD?
- Olá, minha filha tem 11 anos, é ativa, animada, porém desde pequena noto que tem dificuldades para manter o foco e ter disciplina. Sempre buscamos melhorar esta parte com diversas atividades. As notas na maioria das vezes são baixas, mesmo ensinando de diversas formas ela se recusa a aprender. Percebo…
- Minha filha de 3 anos está dormindo de bumbum pra cima, isso é normal, tem algum motivo pra ela estar dormindo assim?
- Minha filha fez 4 anos e atualmente está chorando muito, não é choro por birra Agora é mudanças e humor e muito choro Estou ficando muito preocupada
- Então minha filha de 5 anos falo que a amiguinha dela que é um pouco mais velha que tocou nas partes dela como devo prosseguir
- Meu filho tem 6 anos, tem muita vergonha de apresentar em publico, junto com os amigos da escola, ele chora muito e se culpa, da para perceber que é doloroso para ele, mesmo conversando com ele, e incentivando não consegue, o que fazer nesse caso?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 115 perguntas sobre Transtornos do comportamento infantil
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.