Confio em mim, corro atrás dos meus sonhos mas me vem "vozes" dos meus pais dizendo que sou proibido

4 respostas
Confio em mim, corro atrás dos meus sonhos mas me vem "vozes" dos meus pais dizendo que sou proibido disso por ser limitado e que tenho que desistir pois é para o meu bem e, se eu não obedece-los, serei expulso de casa. Será que tenho esquizofrenia e pensamentos obsessivos ao mesmo tempo?
Você precisa de uma avaliação com calma por Psiquiatra. Na avaliação será revisto seu histórico pessoal e familiar, a intensidade e frequência dos seus sintomas, solicitados exames para diagnósticos diferenciais conforme a necessidade. Evite fazer diagnóstico sem acompanhamento médico pois só aumenta a sua ansiedade. Procure ajuda Pq todas as doenças psiquiátricas podem ter controle ou cura desde que bem acompanhadas

Percebo sua ansiedade em ter um diagnóstico e acho saudável que você busque um (a) psiquiatra e um psicólogo (a) para te ajudar avaliar esta situação e sendo esquizofrenia ou não, você se libertará fácil destas vozes. Mas infelizmente ouvimos muitas bobagens sobre esquizofrenia, como se quem tem, fosse alguém muito fora do normal e não é bem assim. Tenho clientes com esquizofrenia com uma vida normal, mas as fantasias de loucura nos assustam quando pensamos que podemos ter um problema. Tranquilize-se, seja o que for, com a ajuda certa esta situação melhorará.
Entendo seu receio, mas fica muito difícil fazer qualquer diagnóstico a distância, já que depende de algumas variantes, sugiro que busque um Psicólogo ou um Psiquiatra, e exponha todo seu histórico.
Espero tenha podido ajudar
Abraço
Vera Pelizzari
Isso depende de que maneira essas vozes 'vem'. Podem ser como pensamento obsessivos, delírios ou até alucinações. A consulta com um profissional é imprescindível nesse caso. De uma maneira ou outra, creio que a terapia é o ponto do seu tratamento para desfazer suas obrigações perante a imagem de cobrança de seus pais, podendo substitui-la por uma relação saudável com os mesmos.