Como vou saber se meu problema de depressão é alteração cerebral ou histórico familiar? Como di

9 respostas
Como vou saber se meu problema de depressão é alteração cerebral ou histórico familiar? Como diferenciar?
A depressão causa alterações químicas no cérebro mas não há como saber se um caso particular é decorrente de hereditariedade ou vivências. Contudo, apesar da ciência evidenciar que a depressão pode ser sim hereditária, costumo refletor sobre como é crescer em uma família a qual um ou mais membros é acometido pela depressão. De qualquer modo, o transtorno gera grande dor psíquica e suas alterações relacionadas a parte cerebral e química costumam ser tratadas com medicação psiquiátrica específica, receitada por profissionais da área. Porém somente a medicação não é suficiente, sendo importante um acompanhamento psicólogo

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, atualmente acredita-se que nenhum fator isolado possa explicar a ocorrência de depressão, mas que esta seja o resultado de uma interação de vários fatores. Histórico familiar pode aumentar o risco para o desenvolvimento da doença, assim como traços de personalidade e eventos estressantes ao longo da vida.
O mais importe é buscar ajuda médica e psicológica, pois o tratamento medicamento e psicoterápico combinado apresentam maior efetividade.
Olá!!
Algumas pesquisas afirmam que a depressão é uma doença hereditária. Porém, independente do fator genético, a depressão engloba uma deficiência em alguns neurotransmissores e há uma redução de atividades em algumas áreas do cérebro responsáveis pelo controle das emoções, motivação e atenção.
O tratamento da depressão se mostra mais eficiente englobando a psicoterapia, que levará às descobertas das causas da depressão, juntamente com o tratamento com medicamentos. Espero ter ajudado!
Abraços.
Olá. Não existe apenas uma explicação para a origem da depressão, já que ela é multifatorial. Através da psicoterapia seria possível investigar os fatores da sua história de vida e verificar como o seu ambiente contribuiu e/ou contribui para a depressão, além de proporcionar autoconhecimento e técnicas para lidar com suas dificuldades. Em alguns casos também se faz necessário o uso de medicamentos. Se este for o seu caso, eu recomendaria ambos os tratamentos, psicoterapia + medicamento, pois são dois aspectos diferentes (comportamentais e químicos) que se complementam.
Olá, a depressão é um transtorno de humor . Quando se fala em depressão temos que saber primeiro que depressão é esta ! ? Sabemos que há uma predisposição genética para alguns indivíduos desenvolverem uma depressão . Observe que falei em predisposição ,ou seja, não é determinante . Mas para que alguém desenvolva algum tipo de transtorno de humor como a depressão há uma conjunção de fatores que colaboram . Não temos uma explicação única . O mais adequado é procurar um profissional para que se possa avaliar a necessidade ou não de medicação combinada com uma psicoterapia .
Procure ajuda ! Um abraço
Olá!!
O mais importante, no meu ponto de vista, é um acompanhamento, pois qualquer que seja a causa da depressão a dor psiquica é muito grande. Muitas vezes o tratamento demanda acompanhamento médico com um psiquiatra e acompanhamento psicológico. Não deixe de procurar ajuda!!
Estou a disposição.
Olá...a depressão é uma disfunção química cerebral, ou seja o seu organismo não funciona no ritmo esperado. As causas da depressão ainda são muito estudadas e o que se pode afirmar é que tanto os fatores biológicos, quanto os fatores ambientais podem a depressão. Só há como considerar um caso como hereditário, a partir da análise do histórico familiar, ou seja, quem da sua família tem ou teve depressão. Independentemente das causas da depressão o importante é buscar ajuda, psicológica e psiquiátrica. Os tratamentos atuais costumam ser bastante efetivos. Até mais!
A saúde mental é influenciada por fatores genéticos, sociais e individuais. Os fatores genéticos podem predispor algumas pessoas a ter uma maior vulnerabilidade a tristeza e a desmotivação em certos momentos da vida. Certamente, fatores sociais e escolhas individuais da pessoa podem agravar essa questão. É importante levar tudo isso consideração para uma melhor compreensão da severidade do quadro de cada paciente. No entanto, o tratamento relevante se mantêm com atividades físicas e acompanhamento psiquiátrico, para uma maior regulação neuroquímica, e acompanhamento psicológico, para uma ressiginificação de novos caminhos para lidar com suas dificuldades.
Olá. Tudo bem? Apesar da propensão à depressão, o que influência para seu desenvolvimento é o contexto. Dessa forma, é importante compreender como se dão suas relações pessoais, a dinâmica e funcionamento de sua família. Entender, os efeitos de outros fatores em relação ao seu agir e sentir. A busca por um profissional de psicologia pode contribuir muito nesse exercício de conhecimento e auto percepção de si. Espero ter ajudado. Abraço.

Especialistas

Débora Lopes

Débora Lopes

Psicólogo

Caxias Do Sul

Rosane Silva

Rosane Silva

Psicólogo

Salvador

Lisarb Ribeiro

Lisarb Ribeiro

Psicólogo

Caxias Do Sul

Jonatan Ribeiro

Jonatan Ribeiro

Terapeuta complementar

Rio de Janeiro

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Psicólogo

Taubaté

Regiane A Perli Simão

Regiane A Perli Simão

Psicólogo

Atibaia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1150 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.