Como você faz p ajudar uma pessoa com depressão em estado grave, a tomar banho todo dia? Lavar o cabelo?

9 respostas
Como você faz p ajudar uma pessoa com depressão em estado grave, a tomar banho todo dia? Lavar o cabelo? Ela enrola, argumenta e acaba dando um jeito d voltar p cama. Mas continua tomando seus remédios e indo tanto do psiquiatra quanto na psicoterapeuta. Só dorme, come pouco e chora o dia todo.
O principal já está sendo feito, que é o acompanhamento psiquiátrico e psicológico. Vale lembrar que mesmo com o uso de medicações o quadro depressivo se manter por algumas semanas, pois a medicação não começa a fazer efeito imediatamente. Além disso, as vezes é necessário aumentar a dose, associar outros medicamentos... É importante que o psiquiatra fique sabendo desse comportamento do paciente, pois este pode estar deixando de falar como realmente está se sentindo ou como estão as suas atitudes em casa. Recomendo que você converse com o psiquiatra do seu familiar para relatar as suas percepções, entender melhor o tratamento que está sendo realizado e ficar a par das perspectivas em relação aos resultados. Espero ter ajudado. Um abraço.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Importante buscar auxílio psicológico associado ao psiquiátrico. A depressão grave faz com que a pessoa realmente não veja sentido em realizar suas atividades, se mostra inerte, sem desejo, nem apetite para a vida como um todo. Na psicoterapia poderá trabalhar essas questões, os porquês de tamanho sofrimento.
O tratamento da depressão não é instantâneo, talvez os remédios levem um tempo para fazer efeito. Lentamente esse paciente pode progredir, matar um leão por dia, mas há que se ter calma, cautela e encontrar um bom profissional para cuidar.
Há muitas alterações psiquiátricas, psicológicas/ comportamentais que podem fazer as pessoas se descuidarem da própria higiene e as abordagens são diferentes.

Se for a depressão que dificulta tomar banho e manter a higiene, o que se sugere é a fragmentação do esforço necessário. Tente pedir para a pessoa sentar-se na cama; depois, ficar de pé; depois, ir até o chuveiro/banheira. Sempre dando tempo suficiente, porque a pessoa deprimida, além de desanimada, muitas vezes está literalmente mais lenta. Se ela quiser dar uma parada no meio do caminho, deixe. Tente reforçar, descrevendo para a pessoa o que já fez: "muito bem - conseguiu se levantar!" e "muito bem! conseguiu chegar ao chuveiro!". Deixe tudo já preparado para o banho, do modo como normalmente a pessoa gosta. Se precisar, ajude no banho e mesmo peça ajuda a outras pessoas.

Se não conseguir nem assim, leve uma bacia de água morna ao quarto e ajude-a a se lavar. Isto já mantém uma higiene suficiente, do ponto de vista da saúde.
Olá! É importante saber há quanto tempo esses sintomas estão presentes para que a direção do tratamento seja revista, se for o caso, com mudança de medicamentos ou mudança de profissional. Entretanto, é preciso dar tempo ao tempo até que o paciente volte ao seu estado normal.Ter paciência para atravessar esse momento difícil com a pessoa é uma das formas de ajudar também.
Olá! Aconselho o acompanhamento terapêutico para casos graves de depressão. O acompanhamento terapêutico é realizado por um psicólogo que tem como objetivo avaliar a rotina e as dificuldades presentes no dia-a-dia do paciente. O trabalho do AT é realizado fora do consultório, podendo ser na residência, ou em outros locais. O local onde a terapia ocorre dependerá das estratégias terapêuticas desenvolvidas para cada demanda. No caso da depressão, se engajar em atividades que produza gratificação para reverter o quadro depressivo. O AT também auxiliará a pessoa a ter mais auto-conhecimento, aprender a lidar com dificuldades e sofrimento, desenvolver habilidades sociais e de vida diária.
Olá!
Importante verificar o tempo que a pessoa usa o tratamento medicamentoso indicado pelo psiquiatra, pois existe um tempo para o efeito acontecer. O trabalho psicológico é muito importante, podendo ser indicado mais vezes por semana, interessante conversar com o mesmo com relação ao esclarecerimento algumas dúvidas, facilitando bastante o tratamento.
Tudo bem? Sugiro acompanhar as consultas no psiquiatra, explicar o que está acontecendo, pois , pode ser que a mesma não consiga reportar ao médico a gravidade da situação. E de posse de tais informações, o psiquiatra, poderá propor tratamento mais efetivo, devolvendo o ânimo de viver a essa pessoa. A disposição
Boa Tarde!
É importante que os profissionais envolvidos estejam ciente do que está acontecendo e de você poder receber destes maiores esclarecimentos. Acompanhar o que o médico e terapeuta sinalizam. E se não funcionar buscar outros olhares profissionais.
Eu investigaria junto a esses profissionais uma nutricionista, para que possa estar investigando a deficiência de nutrição que também ajudam na depressão.
Sucesso!
Maria Consolata Pappacena
O importante é saber qual o tempo que a pessoa está sendo medicada, como também verificar as estratégias que está tendo com esse paciente.
Geralmente as medicações somente fazem efeito após vinte ou trinta dias .
Seria importante consultar o psiquiatra desse paciente pra ele poder ajudar de forma assertiva .

Especialistas

Maria Helena Silva

Maria Helena Silva

Psicólogo

Volta Redonda

Juliana Xavier

Juliana Xavier

Psicólogo

Rio de Janeiro

Karina Aimee Ouchana

Karina Aimee Ouchana

Psiquiatra

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Ana Larissa Marques Perissini

Ana Larissa Marques Perissini

Psicólogo, Sexólogo

São José do Rio Preto

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 126 perguntas sobre Transtorno depressivo maior
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.