Como um TDAH faz pra criar o hábito de comer focado apenas no alimento, ao invés de dividir a atençã

16 respostas
Como um TDAH faz pra criar o hábito de comer focado apenas no alimento, ao invés de dividir a atenção entre ele e a tela do computador (vídeos ou textos interessantes), sendo que, quando tenta isso em casa, sua mente começa a se encher de pensamentos e preocupações durante a refeição?
Olá, como você está?
Primeiramente temos que entender que, uma pessoa que recebe o diagnóstico de TDAH, ela não se reduz a um diagnóstico, ela não É esse diagnóstico. Podemos dizer que essa pessoa, criança ou adulto, tem muitas potencialidades e pode encontrar sua maneira única de se relacionar com ela, com os outros e com meio.
Para que ela possa inserir novos hábitos em sua rotina, como o que você citou da alimentação, seria importantíssimo um acompanhamento de um psicólogo ou uma psicóloga. Pois esse profissional pode, a partir do vínculo entre eles (profissional e paciente), ajudar com técnicas específicas para cada demanda trazida para clínica.
O TDAH precisa de acompanhamento de um psicólogo(a) e também psiquiatra, assim a pessoa conseguirá reorganizar sua rotina e seus hábitos sem que causar sofrimento para ela.
Disponha, abraços.

Olá,
O Transtorno de Déficit de atenção e Hiperatividade, é um transtorno do neurodesenvolvimento, ou seja um indivíduo com TDAH tem um cérebro que funciona " por caminhos diferente" do da maioria das pessoas, geralmente são pessoas com bastante energia e criatividade, mas com dificuldade em controlar o fluxo de pensamento por ser intenso, acelerado e "desorganizado" sendo essa uma das causas da falta de foco e atenção.
Um dos melhores tratamento que conheço, é através da Terapia Cognitiva comportamento, que realiza treinos de habilitação cognitiva onde são implementadas, técnicas para controle dos pensamento, manutenção da atenção e foco para finalização de tarefas e melhoramento da memória.
A terapia pode ajudar de diversas maneiras, falar sobre no seu caso específico não é possível sem conhecer, sua história, rotina, personalidade... mas uma hipótese que arriscaria dizer, baseado no conhecimento no funcionamento cerebral da pessoa com TDAH é que talvez o momento em que senta-se para comer, seja um dos poucos momentos em que está realizando uma única atividade por vez, o cérebro do TDAH é muito ativo, quando desacelera um pouco é comum vir preocupações da vida diária. Uma estratégia que muitos indivíduos utiliza para evitar pensamento indesejado é manter-se sempre bastante ocupado, por isso assistir, ler, utilizar o celular enquanto come pode ser um mecanismos de defesa que crio sem nem se dar conta.
É só uma hipótese que pode ou não fazer sentido, para falar com mais assertividade só dentro do processo terapêutico.
Espero ter ajudado.
Olá,
uma técnica bastante recomendada seria o mindfully eating, onde você vai desenvolver a capacidade de atenção plena, através de tarefas, no hábito de se alimentar.
Saboreando a comida, sentindo suas texturas, cheiro, temperatura, se conectando de forma intensa e profunda com o alimento e o ato de se nutrir, através de um bom instrutor de mindfulness, sustentando assim sua atenção através do vínculo consistente e genuíno que terá desenvolvido com o momento presente.
Há estudos que comprovam que para sujeitos com TDAH, a técnica de mindfulness, pela forma como é estruturada, permite que o sujeito obtenha resultados excelentes.
Pessoas com TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) frequentemente enfrentam desafios em manter o foco em uma única atividade, como comer, especialmente quando estão expostas a estímulos externos, como telas de computador, vídeos ou textos interessantes. No entanto, é possível desenvolver estratégias para criar o hábito de comer com mais atenção. Aqui estão algumas dicas que podem ser úteis:

Ambiente Propício: Crie um ambiente de refeição tranquilo e livre de distrações. Desligue a televisão, coloque o celular em modo silencioso e afaste-se de computadores ou tablets durante as refeições.

Ritual de Refeição: Estabeleça um ritual antes das refeições. Isso pode incluir lavar as mãos, colocar a comida no prato e sentar-se à mesa. Esse ritual pode ajudar a sinalizar para o cérebro que é hora de comer e focar na comida.

Coma Devagar: Tente comer mais devagar e mastigar cada bocado cuidadosamente. Isso não apenas permite que você saboreie mais a comida, mas também ajuda a direcionar sua atenção para a tarefa em questão.

Mindfulness: A prática do mindfulness pode ser particularmente útil para pessoas com TDAH. Concentre-se em todas as sensações envolvidas na refeição: o sabor, a textura, o aroma, etc. Esteja presente no momento e evite se perder em pensamentos ou preocupações.

Planejamento: Planeje suas refeições com antecedência. Decida o que vai comer e prepare os alimentos com antecedência, para que você não precise se preocupar com isso durante a refeição.

Respire Fundo: Se perceber que está se distraindo durante a refeição, pare por um momento, respire fundo e traga sua atenção de volta para a comida. É normal se distrair ocasionalmente, mas a prática de redirecionar sua atenção pode ajudar.

Horários Regulares: Tente manter horários regulares para as refeições. Isso pode ajudar a treinar seu corpo e mente para se concentrarem nas refeições nos momentos apropriados.

Terapia: Considere a possibilidade de procurar a ajuda de um terapeuta especializado em TDAH. Eles podem oferecer estratégias específicas para melhorar a atenção e o foco durante as refeições e em outras áreas da vida.

Lembre-se de que criar o hábito de comer com foco leva tempo e prática. Seja gentil consigo mesmo e esteja disposto a experimentar diferentes abordagens até encontrar o que funciona melhor para você. É importante também ter em mente que o tratamento do TDAH, se necessário, pode ser uma parte importante para melhorar a capacidade de concentração em várias atividades, incluindo as refeições. Consultar um profissional de saúde mental ou um médico pode ser benéfico para avaliar suas necessidades específicas e determinar a melhor abordagem para você.
Olá! Espero que você esteja bem!

Existem algumas técnicas como mindfulness eating que podem ser positivas nesse cenário que você descreveu. Essa técnica auxilia o individuo a comer com atenção plena.

Considere fazer psicoterapia com um profissional da Terapia Cognitivo-comportamental que trabalhe com minfulness. Você pode alcançar ótimos resultados.

Um forte abraço!
Olá!
Passar por um bom processo de psicoterapia e estruturar manejos, organização e planejamento, podem contribuir muito para uma vida mais ajustada.

Te convido a agendar um horário com um especialista.
Olá! Psicólogo @adrianogalocha aqui.
No TDAH é comum a falta de atenção, agitação e hiperatividade, uma simples atividade como comer pode ser muito difícil, especialmente quando estão expostas a estímulos externos (celular, computador, TV etc.). Em seu caso será importante desenvolver estratégias para mudar seus comportamentos, menos estímulos e mais foco na atividade proposta. A psicoterapia pode lhe ajudar muito.

Se cuida hem!

Fico a sua disposição.
Olá! É muito importante que você se veja para além de um diagnóstico, pois antes de tudo é um sujeito. Nesses casos, é preciso ter um entendimento do significado desses pensamentos e dessa agitação que surgem na hora da alimentação. Procurar um psicólogo pode te ajudar a compreender esse sintomas , fazendo uma ligação com sua história. , para que possa ressignificar suas questões e ter uma resolução dessas dificuldades que te incomodam.
Olá,
Tudo bem?
Bom, primeiramente precisamos entender se a pessoa está falando de um TDAH diagnosticado por um profissional, ou um TDAH diagnosticado no senso comum. Segundo, a pessoa que tem o TDAH, possui inúmeras potencialidades, dentre elas, a capacidade de fazer muitas coisas ao mesmo tempo. A atenção divida pode ser um problema, quando gera situações que vão trazer consequências negativas, dentre elas a dificuldade de manter uma rotina, dificuldade de terminar uma atividade que tenha começado, a facilidade de "se perder"em meio dos pensamentos e tarefas. Mas para sabermos como funciona a pessoa levando em conta sua historia de vida, os porquês e os pra quês, é necessário o acompanhamento com um psicologo, para que possamos entender como funciona a pessoa e para que possamos elaborar estratégias relacionadas a demanda que tragam benefícios para sua vida.
Antes de mais nada: TDAH não é uma condenação. Ter TDAH não necessariamente significa que a origem do problema que você tem em tentar manter a atenção e não conseguir é originado do TDAH.

Da mesma forma que alguém com Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), pode se sentir ansiosa em uma situação não porquê tem um Transtorno, mas porque a situação é simplesmente estressante de fato.

Isso significa que precisamos partir do zero quando queremos mudar algo em nossa vida, e títulos e diagnósticos acabam atrapalhando mais que ajudando nisso. Se partimos do princípio que: tenho TDAH então....

Estaremos excluindo um mundo de possibilidades onde a solução para o que você busca pode estar localizada. Obviamente alguém com dificuldade de atenção vai ter mais problemas de manter a atenção. Mas isso não significa que eu sei sobre qual é o seu problema e qual é a sua solução simplesmente por saber que você tem TDAH.

Uma metáfora para entendermos a relação da mente com foco é entender que é como um músculo e uma ferramenta, podemos treinar o músculo e aprendermos a usar a ferramenta de maneira melhor, mas ambos exigem treino e prática. Alguém com TDAH tem um músculo um pouco mais fraco, ou um ferramenta não tão afiada.

Mas a realidade é que não somos ensinados, em momento algum de nossas vidas (o que é extremamente assustador) como de fato nossas mentes funcionam. E por isso ficamos a mercê dos conteúdos, das desatenções e de outras coisas que populam nossa experiência interior.

Para resolver isso, precisamos investigar mais a fundo o que é que de fato "nós somos", como é "viver" dentro dessa mente. Isso pode ser feito através da terapia e da meditação - mutuamente ou exclusivamente.
Entendo que, para alguém com TDAH, pode ser desafiador criar o hábito de comer com total foco no alimento, especialmente quando as distrações, como telas, são tentadoras. Uma abordagem útil é estabelecer um ambiente de refeição tranquilo e livre de distrações, reservando um tempo específico para se concentrar na comida. Praticar mindfulness pode ajudar, enfocando a textura, o sabor e o cheiro dos alimentos. Se distrações ou pensamentos preocupantes surgirem, anotá-los para abordar posteriormente pode ser eficaz. Além disso, a terapia cognitivo-comportamental (TCC) pode proporcionar estratégias específicas para o TDAH.
A questão não é o TDAH e sim o que lhe traz preocupação a este ponto, ou seja, não limite a sua vida a um diagnóstico e sim faça terapia e assim compreenderá o que o diagnóstico tem haver com tua história de vida. Certamente estas preocupações irão diminuir desta forma.
Compreende?
Criar um hábito demanda esforço e tempo e é um processo constante, logo, se conseguirmos tirar algum prazer disso, a tarefa será muito mais fácil e o resultado virá antes do planejado
A evolução não é linear e o processo de adesão de novos hábitos sempre exige muito planejamento e organização, é importante se permitir recomeçar e ter paciência consigo mesmo, de forma a evitar que a situação saia do controle e você abandone seu compromisso.
No começo pode parecer algo trabalhoso e cansativo, afinal é necessário reservar um tempo na sua rotina para se dedicar apenas a essa tarefa, mas com organização e prática tudo se ajeita.
Estou a disposição para te atender e te ajudar a criar novos hábitos saudáveis de forma a melhorar a qualidade do seu tempo.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
Olá como vai?
Para uma pessoa com TDAH, focar em uma única tarefa, como comer sem distrações, pode ser desafiador devido à dificuldade de manter a atenção por longos períodos de tempo e à tendência de se distrair facilmente. No entanto, existem algumas estratégias que podem ajudar a criar o hábito de comer focado apenas no alimento:
Estabeleça um ambiente propício: Reduza as distrações ao seu redor durante as refeições, como desligar a TV, colocar o celular em modo silencioso ou longe da mesa e escolher um local tranquilo para comer.
Pratique a atenção plena: A atenção plena, ou mindfulness, envolve estar consciente do momento presente sem julgamento. Ao comer, concentre-se em saborear cada mordida, prestando atenção nas texturas, sabores e aromas dos alimentos.
Defina limites de tempo: Estabeleça um tempo específico para suas refeições e dedique esse tempo exclusivamente à alimentação, sem distrações. Isso pode ajudar a treinar sua mente para se concentrar apenas no ato de comer durante esse período.
Faça pausas para refletir: Reserve alguns minutos antes de começar a comer para relaxar e se concentrar no momento presente. Isso pode ajudar a acalmar sua mente e prepará-lo para se concentrar na refeição.
Busque suporte profissional: Um profissional de saúde mental, pode ajudá-lo a desenvolver estratégias específicas para lidar com a distração durante as refeições e a melhorar sua capacidade de se concentrar no momento presente. Te desejo um feliz dia!!!
Olá. Interessante o que você vincula na sua pergunta: TDAH e o uso de telas. Cada vez mais pesquisas vêm juntando esses dois fatores. O grande uso de telas cria um efeito de passividade e, curiosamente, hiperestimulação em nosso cérebro. Passividade porque geralmente somos receptivos e pouco ativos. Plataformas como TikTok e Instagram, por exemplo, vão exibir vídeos e imagens incessantes, uma depois da outra, bastando ficar parado e recebendo estímulos sonoros e visuais. A estimulação intensa entra por aí. Os vídeos são cada vez mais curtos e dinâmicos, feitos para prender a atenção. Essa receita de pouco tempo e muito estímulo vai tornando nossa atenção mais "preguiçosa": é muito mais fácil eu me interessar por algo muito brilhante e interativo do que, como no seu caso, no colorido de um prato de comida. Pode ser umna comida gostosa, mas está ali parada sem me entreter. Por fim, não entrei na questão do diagnóstico de propósito. Ele é difícil de se fazer e se tornou popular, perdendo o rigor que se deve ter para dizer se de fato alguém tem ou não esse transtorno. O importante é ir com essa mesma preocupação numa consulta psicológica. Nela você terá ajuda de um profissional para entender melhor como isso funciona no seu caso específico. Além de saber se o transtorno é realmente o problema ou um conjunto de fatores. Trabalhar seus hábitos pode ser algo importante. Experimente, por exemplo, fazer uma refeição prestando atenção no que há no seu prato, no sabor que cada alimento possui, sentindo a comida entrando no seu corpo, quando ela começa a lhe dar sensação de saciedade, etc. Claro, deixe o celular guardado quando estiver comendo. Abraço!
Olá,

além de todo trabalho psicoterapêutico que nós desenvolveríamos ao longo das sessões, eu indicaria exercícios de Mindfulness, para o desenvolvimento da atenção plena com o objetivo principal de ensiná-lo a ficar no presente, no aqui e agora. Como por exemplo:
Antes de começar a comer, faça algumas respirações profundas e lentas. Concentre-se no ato de respirar, sentindo o ar entrar e sair dos pulmões. Isso ajuda a acalmar a mente e a preparar-se para a refeição.
Utilize todos os seus sentidos enquanto come. Observe as cores, cheire a comida, sinta a textura e saboreie cada mordida.
Se pensamentos e preocupações começarem a surgir, reconheça-os sem julgamento e gentilmente redirecione sua atenção de volta para a refeição.

Esses exercícios são apenas sugestões e fazem parte de um conjunto de exercícios voltados ao desenvolvimento da atenção plena. Geralmente, as abordagens cognitivistas, como a TCC ou a abordagem focada no Esquema, utilizam o Mindfulness como um complemento ou apoio do processo.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 220

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!