Como trabalhar s frustação do autista para parar de nater a cabeça ?

17 respostas
Como trabalhar a frustação do autista para parar de bater a cabeça ?
A criança dentro do espectro autista tem necessidades especiais, porém, deve ser trabalhado com ela junto ao acompanhamento multidisciplinar a questão das frustrações.
Em um primeiro momento se deve manter a calma e ajudar a criança também a se acalmar. Nesse momento no qual a criança bate a cabeça tente distrai-la com outra coisa, tentando oferecer outra motivação. E levar essa questão também nos acompanhamentos para que você receba mais orientações de como lidar com situações semelhantes.

Olá. O acolhimento e respeito ao tempo de auto regulação da criança são fundamentais para a resolutividade destas situações. Hoje em dia também ficaram evidentes os benefícios do contato com os pets de estimação para crianças e jovens com esta dificuldade.
Realmente bater a cabeça contra a parede está entre os comportamentos chamados estereotípicos do espectro autista, no entanto, o ideal é que você procure um suporte profissional para lidar com isso da melhor forma.
O profissional que lida com os autistas, deve aplicar a terapia ABA (Análise do Comportamento Aplicada) e precisa ser capacitado para tal.
A participação dos pais é fundamental em todo o processo. Eles precisam acompanhar todas as etapas, intervenções e usar as sugestões dos psicólogos. E, quanto mais cedo essas intervenções ocorrerem, melhores as chances de melhorar a qualidade de vida do autista.
Olá. Bater a cabeça é um sintoma comum para crianças com quadro de autismo. Um profissional psicólogo irá ajudar com o melhor manejo do caso, bem como trabalhar os sintomas para que não comprometam tanto o dia a dia da criança.
O “como lidar” é algo muito amplo a ser abordado por aqui. Conforme já apontado por colegas, é importante estar acompanhado e procurar um profissional especializado em ABA. Através de sua abordagem, vocês serão capazes de observar suas motivações, gatilhos, promover as intervenções pertinentes para seu caso em específico.
Olá!! Sugiro buscar ajuda de um profissional da psicologia, com o trabalho conjunto de um profissional e família se tornará mais fácil cuidar e ajudar o paciente nas suas dificuldades. Algo importante a fazer é construir uma rotina para que a criança se sinta convidada a interagir em várias circunstâncias e estarem propensos a encontrar respostas a cada rotina do dia a dia. Através da rotina controlada a criança aprende a fazer planos e projeções no futuro e se organizar melhor. Abraços.
Importante buscar ajuda profissional.
A terapia de Analise do Comportamento Aplicada (ABA) pode ajudar bastante e tem as maiores evidencias para o tratamento do Espectro Autista. Além de ser importante um acompanhamento e apoio psicológico aos pais.
Olá! Busque auxílio em profissionais especialistas em espectro autista. Vc vai se sentir mais segura e consequentemente dar maior segurança a seu filho. Como já mencionado, a terapia ABA é o mais indicado!
Abraço!
O ideal é procurar orientaçao com um psicologo da linha comportamental especializado. A terapia comportamental ajuda a criança a substituir esse comportamento através do desenvolvimentos de novas habilidades e estratégias, ensinando outras formas mais funcionais de lidar com a frustração.
Psicólogos especialistas em ABA e Terapia Cognitivo Comportamental ajudaram muito sobre lidar com a frustração e na regulação da emoção. Fazer uma analise comportamental é o passo principal para essa queixa.
O importante é iniciar o quanto antes a avaliação e o acompanhamento psicoterápico.
Olá. A sugestão inicial é sempre a busca de um profissional especializado que possa estar analisando juntamente com a família as melhores formas de substituir esse comportamento e entender de forma mais profunda o que está se passando. Porém caso isso não esteja sendo possível no momento, a melhor atitude é prover o acolhimento, caso seja uma criança verbal, buscar formas de conversar sobre a frustração, por exemplo que é normal se sentir dessa forma, é normal chorar. Dado isso, é sempre importante também entender a função do comportamento de bater a cabeça, se é por exemplo para aliviar uma tensão interna desviando o foco ou mesmo para alcançar o objeto não conseguido anteriormente, para diante disso conseguir agir melhor e até mesmo se antecipar à ocorrência. Abraços!!!
Além do acompanhamento com profissionais qualificados é importante se ter consciência e compreensão de que não é algo feito com o propósito de manipular comportamentos, nem gerar raiva... É um comportamento de autorregulação diante de uma sobrecarga, que gerou uma crise. Provavelmente ele bate a cabeça para tentar se acalmar, mas sabemos que esse não é o melhor meio. Como fazer então?
1- Se mantenha calmo, para poder acalma-lo;
2- Aja de forma a acalma-lo, para isso você tem que descobrir o que o acalma. Algumas pessoas se acalmam com abraço, outras com música... Descubra o que o acalma e aplique;
3- Entenda que ele vai se acalmar no tempo dele, devemos facilitar, mas ter pressa pode deixa-lo mais agitado e agravar a crise;
4- Tenha em mente 3 objetivos: acalmar, protegê-lo, se proteger e proteger o ambiente.
5- Para protegê-lo você pode o conter de forma amorosa, em um abraço, por exemplo, ou colocar um capacete, ou colocar uma almofada no caminho, amenizando os danos da pancada na cabeça...
6- Para se proteger é interessante ter alguma noção de defesa pessoal e estar atento aos sinais de que ele pode fazer algo que te machuque, para se antecipar;
7 - Para proteger o ambiente é importante tirar do acesso tudo o que seja frágil e possa ser alvo de destruição ou dano;
Olá! O ideal é que você tenha um profissional analisando as situações em que esse "bater a cabeça" acontece. Dentro do ABA nos sempre vamos analisar o que mantem esse comportamento... Algumas vezes o próprio impacto traz uma sensação que a criança gosta, outras vezes ela ganha muito mais atenção quando bate a cabeça.... A conduta de uma intervenção é sempre analisada e criada individualmente então não tem como te dar uma maneira com essas informações.

A frustração está ligada a rigidez, e ela também é trabalhada gradualmente. Sugiro que converse com a equipe que atende a criança, se não tiver uma, sugiro que agende com um profissional que possa analisar e traçar a melhor estratégia de orientação aos pais.
Fico a disposição!
A frustação é um desafio comum para muitas pessoas no espectro do autismo, e a auto-agressão, como bater a cabeça, pode ser uma maneira de lidar com essa emoção. Existem algumas estratégias que podem ajudar a reduzir esse comportamento:

1. Comunicação: Ensine a criança a expressar seus sentimentos com palavras ou outros meios de comunicação alternativos, como sinais, gestos ou imagens.

2. Identifique sinais de alerta: Identifique os sinais que indicam que a criança está se sentindo frustrada ou prestes a começar a bater a cabeça. Isso pode incluir coisas como mudanças na expressão facial ou na postura corporal.

3. Redirecione o comportamento: Forneça à criança outras formas de lidar com a frustração, como dar um abraço em um brinquedo ou apertar uma bola de estresse.

4. Promova atividades relaxantes: Ofereça atividades que possam ajudar a relaxar, como massagem, música suave ou a oportunidade de se afastar de estímulos que possam ser irritantes.

5. Busque ajuda profissional: Em alguns casos, pode ser necessário buscar ajuda profissional de um terapeuta ou psiquiatra para desenvolver estratégias mais eficazes para lidar com a frustação e reduzir a auto-agressão.

É importante lembrar que cada indivíduo com autismo é único, e pode ser necessário experimentar diferentes estratégias para encontrar a abordagem mais eficaz. É importante trabalhar com um profissional qualificado para desenvolver um plano de tratamento personalizado e adequado às necessidades da criança.
Te convidamos para uma consulta: Acompanhamento neuropsicologico tea - transtorno de espectro do autismo - R$ 220
Esse tipo de comportamento é uma estereotipia presente em autistas, sugiro que você leve a questão ao terapeuta dele para que assim possam serem trabalhadas estratégias de apoio e caso ele não tenha terapeuta, sugiro que procure um psicólogo especializado em ABA ou TCC para que possa te auxiliar da melhor forma
O bater a cabeça é um ato que serve como vazão de energia pulsional que se acumula e não encontra lugar de expressão na fala, então utiliza seu corpo. Dizer que pare só vai aumentar este comportamento. É interessante que desvie essa energia para fora, no ambiente. Nestes momentos temos que ser criativos, dê um bicho de pelúcia ou uma almofada para ele bater com as mãozinhas. Aí é interessante dizer o oposto, sim que pode bater, mas, na almofada com as mãos ou bater na bola, etc...
Se o autista estiver em crise é importante abordar a situação de forma cuidadosa e compreensiva. Algumas estratégias que podem ser úteis nesse contexto são acolher a pessoa. Com compreensão e empatia. Criar um ambiente calmo e seguro, minimizando estímulos sensoriais excessivos, como ruídos altos, luzes fortes ou multidões. Identifique atividades ou estratégias que possam ajudar o autista a redirecionar sua energia e emoções, pode interferir fisicamente sim, segurando a pessoa, abraçando MAS de forma amorosa e que NÃO te coloque em risco.