Como ter certeza se tenho mesmo que retratar o canal? Só em caso dor ja é o suficiente para saber?
12
respostas
Como ter certeza se tenho mesmo que retratar o canal? Só em caso dor ja é o suficiente para saber?
Prezado, o diagnóstico de qualquer problema de saúde , requer conhecimentos técnicos, no caso sugiro que procura um dentista especialista em endodontia que poderá de forma efetiva da um parecer sobre a necessidade de um retratamento bem como se existe possibilidades de manutenção do dente. A dor sempre é um sinal de que algo não está funcionando corretamente no organismo. Forte abraço!
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Oi, Boa noite! Um dente que passou pelo tratamento de canal não deve doer mais, então quando há este sintoma é sinal de que algo está errado e muito provavelmente precisará de um retratamento endodôntico. Mas nem todo dente que precisa ser retratado apresenta dor. Muitas vezes o dentista observa a presença de uma lesão periapical pela radiografia e isso já é o suficiente para indicar o retratamento. Importante lembrar que logo após o tratamento de canal (1 ou 2 semanas), o dente ainda pode apresentar certo desconforto e este deve ir diminuindo com os dias até não doer mais nada.
Espero ter ajudado.
Obrigada.
Espero ter ajudado.
Obrigada.
caso de dor é mais que suficiente. mas também existem outros casos que necessitam, mesmo sem que o paciente sinta dor.
Olá! Você deve consultar um dentista especializado em endodontia, que vai fazer uma avaliação do seu dente. Neste exame, serão detectados nível de dor, grau de inflamação e vitalidade da polpa dentária e assim será possível determinar a necessidade do tratamento de canal. A dor intensa pode sim determinar a realização deste tratamento, porém, em muitos casos, o dente não apresenta sintoma e precisa que o canal seja tratado.
Nem sempre,o exame radiológico juntamente com os sintomas clínicos é que irão dar a certeza,seu dentista irá argumentar a real necessidade do procedimento
Quando o dente esta sem a coroa e esta muito tempo “aberto” o canal acaba contamindo levando novas bacarerias para o canal, outras situações que levam ao retratamento São: Lesão, espessamento do ligamento, se o canal estiver mal tratado( Ex: não for até o limite que precisa ) ou estar no limite porém com dor, aí Precisa ser retratado! Espero poder ter ajudado!
Atenciosamente
Atenciosamente
Olá. Sim a dor é um grande alerta, mas nem sempre é um sinal suficiente, e existem, sim fatores mais determinantes para o retratamento, principalmente presença de lesão (observada no RX) , que às vezes dá aquela "bolinha" na gengiva, que nem sempre tem dor
Trauma sobre o dente, tratado ou não canal, tbm pode ocorrer, e induzir ao diagnóstico errôneo.
Procure um profissional de sua confiança
Espero ter ajudado
Ab
Trauma sobre o dente, tratado ou não canal, tbm pode ocorrer, e induzir ao diagnóstico errôneo.
Procure um profissional de sua confiança
Espero ter ajudado
Ab
Na verdade, é importante, é reestabelecer a função, mastigação. Se existe dor, independente do retratamento endodontico, ser uma opção de tratamento, a causa dessa dor, deve ser resolvida. O ideal, é, realmente, procurar um especialista.
Tem que avaliar a radiografia, ver se tem lesão, ver se realmente é esse dente, porque as vezes pode ser até outro dente e a dor parece ser nesse... ou se for dor quando mastiga pode ser até fratura da raiz desse dente que foi tratado canal.
Tem que avaliar.
Qualquer coisa estou a disposição!
Att. DRA. ANA CAROLINA PASCHOALINO
Tem que avaliar.
Qualquer coisa estou a disposição!
Att. DRA. ANA CAROLINA PASCHOALINO
Olá, a dor, isoladamente, não é suficiente para definir se o canal precisa ser retratado. Deve ser feito exame clínico e radiográfico para o profissional detectar o problema e, aí sim, verificar qual tratamento sera necessário.
Nem sempre em casos de dor, as vezes o dente está com lesão apical e o paciente não sente nenhuma dor, só é possível diagnosticar através da radiografia odontológica e assim tendo necessidade de tratamento.
A dor já seria um indicativo de que algo não vai bem , faça uma radiografia para fechar o diagnóstico.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Fiz um tratamento de canal e logo após arrancou a massinha toda, refiz e depois passou uns dias e tive um sangramento intenso pelo nariz, me disseram que pode ter relação, isso é verídico ??
- Fiz um tratamento de canal nos 4 dentes da frente da parte de baixo há seis meses, porem ainda sinto sensibilidade nos dentes. É normal?
- Fui a um dentista fazer uma obturação. Ele perfurou o dente e pôs uma massa temporária. Passou algumas horas mas ainda não consigo fechar por completo a boca pois a massa não deixa. Quanto tempo leva para ela se moldar? Ou mais ou menos quanto tempo demora para conseguir fechar por completo?
- Fiz um tratamento de canal e minha gengiva está escura na parte do dente que eu tratei o canal, é normal?
- Depois de uma extração com quantos dias posso fazer um clareamento?
- Fiz um retratamento de canal dentário. Duas semanas depois, o dente retratado começou doer. É normal?
- Iniciei um retratamento de canal e um lado do rosto está inchado incluindo maçã da bochecha e olho isso é normal?
- Fiz um canal há uma semana e ainda está doendo e com coisa quente e gelado dói e normal?
- Fiz um canal e umas semanas depois notei que estava com odor quando eu usava fio dental. Voltei ao dentista e a mesma disse que ficou uma ponta onde o fio dental desfiava e não limpava. Ela lixou novamente o dente (oq sangrou muito minha gengiva). Agora sempre que mastigo dói. Será problema no canal…
- Fiz canal há exatos 7 dias, porém ainda sinto muita dor, ao mastigar, e até mesmo sensibilidade ao frio. tenho tomado analgésicos e a dor persiste, nem diminui. é normal?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 508 perguntas sobre Tratamento de canal
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.