Como ter certeza de que estou tendo um ataque de pânico?

16 respostas
Como ter certeza de que estou tendo um ataque de pânico?
Ataques de pânico são comuns e normalmente as pessoas se recuperam do ataque do pânico sem tratamento. Porém, também pode se desenvolver para a síndrome do pânico. A síndrome do pânico se caracteriza quando existe uma preocupação em modificar seu comportamento / hábito numa tentativa de tentar evitar outra crise. Além do medo de ocorrer outras crises do pânico são características: falta de ar, palpitações ou frequência cardíaca acelerada, dor ou desconforto no peito, medo de perder o controle entre outros sintomas. Se isto está acontecendo seria importante buscar ajuda. Espero ter ajudado. Abraços

Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 150

Existem vários sintomas relacionados a momento de crise e podem se apresentar de diversas maneiras e cada pessoa. Exemplo: corpo paralisado, dificuldade para respirar, coração acelerado, suor excessivo e muitos outros sintomas. O mais importante é que se você sente qualquer desconforto e você está suspeitando que é ataque de pânico, isso pode estar associado a uma síndrome do pânico ou a outros transtornos, já que esses sintomas também pode acontecer [crise de ansiedade por exemplo]. Te recomento a buscar um psicólogo e um psiquiatra. Não deixe de procurar ajuda profissional pois pode ser uma crise isolada ou um transtorno que pode se agravar. Espero ter respondido da melhor maneira.
Boa tarde, tudo bem? Vamos lá então, um dos principais diferenciais de uma Crise de Pânico ou Ataque de Pânico para uma crise de ansiedade se carateriza pelo medo de morrer ou de enlouquecer (é necessário a presença de um e/ou do outro). Os sintomas físicos em ambos os exemplos são bem parecidos: coração acelerado, suor na palma das mãos (ou aumento de suor nas axilas), pensamentos e respiração acelerados, dificuldade de concentração e etc. Sugiro que você busque um psicólogo para aprender a identificar e manejar melhor eventuais novas crises de pânico (ainda mais se já existirem episódios recorrentes no passado), tá ok? Fica bem, grande abraço!
Boa tarde! Ataques de pânico podem causar sintomas como dor torácica, sensação de engasgo, tontura, náusea e falta de ar. É importante ressaltar que os sintomas podem variar de pessoa para pessoa. O recomendado é procurar o atendimento médico e um tratamento adequado com terapia e, se for preciso, medicamentos.

Olá! O ataque de pânico se dá por um medo ou angústia/ansiedade. Os sintomas mais comuns são sudorese, náusea, dificuldade de respirar/falta de ar, palpitação, tremores involuntários e medos, normalmente medos distantes da realidade. É importante salientar que os ataques de pânico podem ocorrer outras vezes e por isso é importante procurar ajuda médica e psicológica pra te auxiliar nesse momento. Fique bem!
Consulte um psiquiatra. Ele pode te diagnosticar adequadamente. No caso de você estar sofrendo de ataques de pânico, a psicoterapia acompanhada de tratamento psiquiátrico vai te ajudar a retomar sua qualidade de vida.
Olá! Um ataque de pânico pode acontecer em qualquer lugar, a qualquer momento. O sujeito sente-se aterrorizado e sobrecarregado, mesmo que não esteja em perigo. Assim, trata-se de um início abrupto de medo ou desconforto intenso que atinge o pico em poucos minutos. Lembrando que cada pessoa pode sentir sintomas diferentes. Sugiro que busque ajuda de um Psicólogo para iniciar um tratamento adequado. Espero ter ajudado!
Olá, primeiramente é necessário entender que a diferença de uma ansiedade, crise de ansiedade, ataques de pânico e até mesmo uma Agorafobia (medo de ter ataques de pânico) é apenas a intensidade. claro que existem outros fatores, mas entender isso já nos ajuda em muito a identificar se você teve um ataque de pânico ou não. Eu gosto de ilustrar uma história para explicar o ataque de Pânico do qual a pessoa pensa que vai morrer. Não sei se você já foi assaltado/a ou passou por um estresse em que algo ameaçava a sua vida, se você já passou por isso, certamente sua frequência cardíaca ficou elevada, você começa a suar, pensamentos aceleram, respiração fica descontrolada e a ativação de alguns mecanismos de defesa que podem ser a luta, a fuga ou o fingir de morto. Pois imagine que o Ataque de pânico é exatamente isso, mas não existe uma ameaça externa real, logo seu cérebro só consegue resolver o enigma com uma solução, achar que vai morrer. Desta forma você vai no hospital, faz eletrocardiograma para ver o seu coração que doía, faz uma bateria de exames e teu cardiologista te indica um Psicólogo pois os exames não mostraram nenhuma alteração. É muitas vezes desta forma que chegam os pacientes até o meu consultório e te comento que não existe exame para saber se trata de um ataque de pânico, apenas a avaliação clínica.
Qualquer dúvida pode me escrever!
Psicólogo Geisson Oleques
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 150
Olá! Além de todas as caracteríticas já descritas pelos colegas acima, gostaria de acrescentar algo: para além do diagnóstico em si, se tal reação é ou não um ataque de pânico, é importante atentar também para a dor de quem está tendo esta reação. De qualquer forma, me parece uma dor que merece ser olhada e cuidada. Falar sobre essas reações e sobre os sentimentos e pensamentos que as acompanham pode ser bastante importante para o desenvolvimento do auto-conhecimento.
Olá,

é comum as pessoas com ataque de pânico terem a sensação de que estão tendo um infarto. Falta de ar, coração acelerado, entre outros, podem se tratar de um ataque de pânico.
No entanto, sendo uma reação exagerada do organismo, recomendo a busca por ajuda médica para avaliar e logo após a crise, caso se confirme que se trata de uma crise de ansiedade, buscar ajuda psicológica para a compreensão do que está por trás.
Grande abraço!
A respiração pode ficar ofegante, coração muito acelerado que parece que vai pular do peito, sensação de morte e pensamentos catastróficos, são alguns dos sinais de uma crise de pânico. Procure ajuda profissional para uma avaliação!!
Olá, tudo bem?

Os ataques de pânico são ocorrências repentinas de sintomas ansiosos, e que geralmente, passam em poucos minutos. São comuns, nesses momentos, o surgimento de sintomas como dores no peito, taquicardia, dificuldade para respirar, e medo de morrer, dentre outros sintomas. Eles são similares a sintomas de um infarto do miocárdio, e quando ocorrem pela primeira vez, é comum que o indivíduo vá a algum centro de emergência, pois imagina que está tendo ataque cardíaco.
Portanto, se sentir esses sintomas, e caso já tenha realizado exames que não constam algum problema físico, então provavelmente está tendo um ataque de pânico. Nesses momentos, procure um lugar bem arejado, e comece a controlar a respiração, inspirando e expirando profundamente, até que os sintomas amenizem.
Além disso, é extremamente importante buscar auxílio de profissionais da saúde mental, no caso, psicólogos e psiquiatras, para que os sintomas sejam investigados e compreendidos, sendo traçado um plano terapêutico adequado ao seu caso.

Espero ter esclarecido,

Estou à disposição.

Abraço.

Olá, tudo bem? Um ataque de pânico, vem junto deste uma série de sintomas repentinos, como taquicardia, aumento de pressão, sudorese e falta de ar normalmente associados ( são características semelhantes a de alguém com ansiedade patológica). Como características temos que são episódios imprevisíveis (não tem um contexto muito bem especificado), somados a sensação de medo de morrer, de não ter mais controle da situação ou de ficar louco.
Na dúvida relate alguns dos episódios que você acredita ter tido ataque de pânico, para profissionais da psiquiatria e psicologia que você tenha contato, para estes poderem fazer uma avaliação mais aprofundada da sua situação e do que pode ser trabalhado. Se caso quiser e se sentir à vontade, pode entrar em contato comigo para tirar alguma dúvida ou mesmo já marcar um primeiro atendimento.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia
Um ataque de pânico é uma manifestação extrema da ansiedade caracterizada por uma grande descarga de hormônios e uma série de sintomas por todo o corpo. Geralmente é descrito como uma sensação intensa e súbita de medo. Na maioria dos casos, os ataques ocorrem durante situações de estresse social, mas eles também podem ocorrer durante o sono, em casa, no trabalho ou em qualquer outro ambiente cotidiano.
Para saber o que está acontecendo com você seria importante iniciar um processo terapêutico e agendar uma avaliação psiquiátrica.
Olha... certeza, certeza mesmo é difícil ter. Os sintomas são semelhantes em diversas situações. Primeiro elimine a possibilidade real de uma condição de saúde física. Mas uma coisa é certa... seu corpo está mandando um recado pra sua mente de que algo pode estar sendo ignorado! Ás vezes um diagnóstico conforta e nos ajuda a ficar parado nele, usando-o como justificativa! Falar sobre o que te angustia, gatilhos, situações conflituosas ou que não aguenta mais pode ser um caminho para desvendar essa mensagem que seu corpo quer que você escute!! Conte comigo!
Um ataque de pânico geralmente é caracterizado por sintomas súbitos e intensos, como palpitações, sudorese, tremores, falta de ar, sensação de sufocamento, dor no peito, tontura, náusea, e uma sensação avassaladora de medo ou perda de controle. Esses sintomas atingem o pico em poucos minutos. Se você experimentar esses sinais, especialmente sem uma causa aparente, pode estar tendo um ataque de pânico. É importante procurar um psicólogo ou médico para obter um diagnóstico preciso e orientação sobre como lidar com esses episódios.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!