Como superar um trauma de infância?

20 respostas
Como superar um trauma de infância?
Ola! Um trauma eh uma experiência vivenciada que envolve dor, desconforto, insegurança, medo e pânico após a situação. A importância de entender, diluir e resignificar a dor emocional é fundamental para libertar o paciente da experiência. A psicoterapia é um caminho, assim como investir em uma dinâmica de vida que envolver o auto-conhecimento. A meditação, yoga, controle do fluxo respiratório, musicoterapia entre outros facilitarão o desbloqueio do trauma, dor e ressentimento.

Seria importante um profissional muito cauteloso que possa lhe escutar, compreender o que está falando quando nomeia "superação de trauma", pois, será que se refere ao trauma, aquele "rompimento/susto" difícil de nomear ou de uma memória traumática muito provavelmente criada para dar sentido à um momento traumático? Veja a importância de um profissional que esteja atento à esta diferença e tome cuidado com o manejo clínico sobre "superações", há de se pensar o caso a caso, dar um espaço para o que é possível a cada um, tomando o cuidado para não deixar o paciente numa situação pior.
Pode-se dizer que um trauma se caracteriza pela vivência de uma situação desprazerosa que além do sofrimento também guarda o aspecto de uma não elaboração. Pelo fato de ser vivido de um modo passivo (trata-se de algo que a pessoa foi vítima), o sujeito fica aprisionado na cena traumática como se não tivesse outra saída a não ser a rememoração e a repetição. O trabalho em psicanálise convida o sujeito a se colocar de outro modo frente a si mesmo e à situação traumática. Ao poder narrar inúmeras vezes e de formas distintas uma situação angustiante, o trauma se dilui e uma nova perspectiva enunciativa pode aparecer. Metaforicamente, trata-se de desfazer um nó onde o sujeito encontra-se preso. Esse processo visa a construção de um modo mais autônomo e ativo de ação. Nesse sentido, é possível pensar num ultrapassamento do trauma, ou seja, numa estratégia de superá-lo.
Olá, um bom começo seria a psicoterapia, procure em sua cidade! Ele poderá te ajudar com tarefas, direcionamento, dicas e principalmente no acolhimento diante de seu sofrimento.
Eu trabalho com a abordagem EMDR que é indicada pela Organização Mundial de Saúde como terapia de ponta para tratar traumas. Trabalhos conclusivos com testes controlados apontam que traumas são resolvidos sem o perigo de recaídas quando tratados com EMDR. Também foram realizadas pesquisas com ressonância magnética com contrastes e que ficou notória a eficácia do EMDR. Somente terapeutas, psicólogos ou médicos, certificados pelo EMDR Iberamericano podem aplicar as técnicas dessa terapia.
Boa sorte...
Um acompanhamento psicológico certamente lhe ajudará! Procure um profissional que lhe deixe confortável para falar do assunto.
Todo trauma seja de infancia ou nao esta presente no hoje na maneira como hoje voce continua lidando com situaçoes semelhantes ou como hoje suas defesas criadas na epoca do trauma se cristalizaram e continuam ou começaram a nao servir mais como uma forma eficiente de lidar com as situaçoes. Começam a atrapalhar ou gerar sintomas que dificultam a vida da pessoa. D forma que necessita trabalhar na sessao formas cristalizadas de lidar com as situaçoes e modificar de forma a ampliar suas defesas e formas cristalizadas de lidar com o mundo ou com voce mesmo e o outro.
Um bom acompanhamento psicoterapêutico pode te ajudar me deixo a disposição.
Olá, recomendo a psicoterapia e, no seu caso especifico, eu indicaria duas abordagens: o tratamento por meio da técnica da EMDR,que é reconhecida internacionalmente e ativa mecanismos de cura naturais no cérebro pela "dessensibilização e reprocessamento por meio dos movimentos oculares" (não tenho ainda formação nesta técnica mas há ótimos profissionais aqui mesmo no Doctoralia) e a Terapia do Esquema, que abrange técnicas cognitivas (pensamentos), vivenciais (emoções) e comportamentais, ajudando o paciente a reprocessar os traumas vividos no âmbito desses três domínios. Espero ter ajudado e desejo que você consiga curar todas essas más experiências vividas! Abs.
O trauma de infância pode ser superado com o auxílio da psicoterapia.
É importante salientar que o objetivo do tratamento, é ajudar a dominar o trauma, memórias e sentimentos relacionados, para que esta possa seguir a sua vida normalmente, impedindo que os eventos passados influenciem negativamente a sua vida atual e futura. O grande objetivo da psicoterapia é prover entendimento e desenvolver força interna para enfrentar e eliminar os traumas passados.
Olá!! Algumas experiências traumáticas na infância pode deixar marcas profundas nas nossas vidas. E pode se prolongar pelo resto dela. O trabalho do psicólogo consistem em escutar sua história de vida, trabalhar a resignificação desses traumas e modificar crenças disfuncionais que comuniquem com esses traumas. Forte braço.
Olá! Traumas são eliminados com a Psicoterapia Cognitivo Comportamental e Hipnoterapia. Paz e Bem.
Olá. Uma situação traumática retrata um evento que excedeu a capacidade egóica (ego -eu) do sujeito em simbolizar, lidar com o mesmo. Provoca sofrimento ao sujeito e pode interferir na sua vida como um todo. Requer cuidado, escuta e resignificação. Várias técnicas e abordagens da Psicologia podem lhe ajudar neste percurso. Busque um profissional da sua região com o qual se sinta confiante e acolhido.
Falando sobre ele.

Pode parecer clichê, mas a resposta direta é esta.

Contextualizando, ao falar sobre o que você viveu, no caso, o trauma de infância, você poderá percebê-lo a partir de outros pontos de vista.

Com isso, poderá encontrar novas maneiras de se relacionar com o trauma, ou seja, pensar, sentir e até mesmo agir de diferentes formas sobre o que o marcou.

E com quem falar sobre isso?

É claro que você pode falar sobre isso com pessoas da sua confiança.

Mas será com um psicoterapeuta ou psicanalista que você realmente encontrará o espaço para ser escutado sem julgamentos e falar sobre como é para você tudo o que está vivendo.

Nas sessões, você descobrirá coisas que ainda não havia pensado a seu próprio respeito e um novo conhecimento sobre você será construído.

E então, você encontrará outras maneiras de lidar com o que afeta sua vida.

Até mais!
Olá você poderá supera -lo com auxílio dá psicoterapia, onde te ajudará a refletir e ressignificar essa dor. Procure auxílio de um profissional que possa te acolher, e te ajudar nesse processo

Ensejo boa sorte ao seu encontro !
Agende uma consulta com um psicanalista na sua região. Com certeza ele vai lhe auxiliar para que você venha a simbolizar e melhor lidar com esse sofrimento.
Primeiro passo para superar os traumas da infância é a aceitar que precisa de ajuda.
Segundo passo é buscar ajuda de um profissional no qual identifique e consiga falar sobres estes traumas.
Cabe ao profissional ajudar a identificar suas crenças e sentimentos nas quais ainda lhe traga sofrimento, para que você possa de forma geral enfrentar situações atuais com menos sofrimento.
Busque ajuda, enfrente!
Espero ter ajudado.
Fico a disposição,
Maria Tanea
Para querer superar algo, é necessário acreditar no profissional e na escolha de querer se livrar do sofrimento. Muitos começam a terapia e no meio do caminho abandonam quando se alcança uma melhora. Todo processo terapêutico tem começo, meio e fim. Sugiro que converse com um(a) psicólogo(a) da sua confiança. Espero ter ajudado!!! Estimo melhoras e boa sorte!!!

Forte Abraço.
Dra Taisi Mousse.
Olá, olha traumas são marcas que nos causam sofrimento e que necessitam de cuidados, são sempre recomendados a busca de um tratamento psicoterápico de preferencia semanal dentro de alguma linha de atuação que lhe faça entrar em contato consigo e com seus traumas e lhe dê o devido conforto e cuidado que você se identifique. alem disto tudo depende muito da importância que damos as questões de nossa vida. procure um profissional de psicologia que acolha seu sofrimento e lhe de sentido (direção) a sua vida.
Não existem soluções simples para problemas complexos. Traumas de Infância abordam questões muito delicadas, contendo feridas psicológicas que podem afetar até mesmo a saúde fisiológica do ser humano. Portanto, um trabalho psicoterapêutico irá ajudá-lo a conviver com essa marca, fazendo-o adquirir novas formas de pensar acerca da sua vida e do que o fato em si representa. Você e um profissional habilitado irão descobrir novos caminhos a serem trilhados em um ambiente de cooperação e confiança. Procure a psicoterapia. É bem provável que você irá descobrir novas maneiras funcionais de lidar com suas questões pessoais. Um abraço