Como superar os pensamentos intrusivos? Chegaram desde a gravidez e não sei oque fazer!

58 respostas
Como superar os pensamentos intrusivos?
Chegaram desde a gravidez e não sei oque fazer!
A gravidez é um período que pode ser emocionalmente bastante intenso, o que pode trazer à tona muita coisa.
Através da psicoterapia, com um psicólogo, é possível compreender esses pensamentos intrusivos (que podem ser dos mais variados tipos), o que está por trás deles, permitindo eventualmente superá-los para que não gerem mais incômodos.

Olá, a gestação traz muita expectativa, ansiedade e as vezes muitos medos. É um período delicado para a mulher que passa por mudanças hormonais, de seu corpo, entre outras... Sugiro que você procure um psicologo, ele poderá te ajudar com esses pensamentos intrusivos. Procure por um profissional que vc sinta empatia, que se sinta bem em falar de assuntos tão delicados.
Espero ter te ajudado.
Falar com um psicólogo vai lhe ajudar no caminho da superação desses pensamentos, pois você poderá associá-los a outras situações da sua vida. Você diz que eles se iniciaram durante a gravidez, veja, você mesma faz uma associação aí. Por que será que foi nesse momento? E quando pergunta: o que fazer? Falar com um profissional apto a lhe escutar, já é um fazer.
Como já dito a geavidez mexe com muitos sentomentos não só da geatante mas tb dos familiares, uma terapia pode ser uma boa aliada.
Att.
Eduardo
Busque auxílio psicológico. Isso com certeza te ajudará. Boa sorte
Olá, como já foi dito aqui, é fundamental que você procure um acompanhamento psicológico ao longo da gestação. Observe o conteúdo desses pensamentos, em que momentos surgem e o que a gravidez tem feito surgir em você, sensações, associações... Como psicóloga Perinatal, voltada para as questões do universo materno, sugiro que você cuide bastante de sua saúde mental nesse momento de transição existencial. É possível atravessar essa fase de forma menos ansiosa, prevenindo agravos no pós-parto. Espero ter ajudado!
Oi!
O período da gravidez é puerperio é um momento de grandes mudanças na vida e no pensamento. Através da terapia você poderá entender o que esses pensamentos querem dizer e porque vem de maneira intrusiva, isso te aliviará muito. Boa sorte.
Te convidamos para uma consulta: Terapia psicodinâmica - R$ 100
A princípio, sugiro que busque um psicoterapeuta para auxiliá-la no manejo desses pensamentos. Em parceria com o psicólogo, você pode aprender estratégias como Mindfulness para sobrepor esses pensamentos. É possível que você aprenda a reestruturar esses pensamentos para que eles não tenham um teor negativo e doloroso. A hipnose também pode ser um recurso que pode lhe ajudar nessa questão. Espero ter ajudado!
Acredito que o melhor caminho é a psicoterapia.
A gestação é sempre um estado especial na vida da mulher. É importante realizar uma avaliação Psicológica para entender e aprender a lidar com o sintoma.
A gestação e o puerpério são períodos muito delicados e cheios de sentimentos que podem ser angustiantes para a mulher.
Sugiro que vc busque um psicólogo para uma avaliação sobre a origem desses pensamentos que te incomodam.
As relações familiares mudam com a chegada de um novo membro, assim como você! por estar assumindo um novo papel, que pode vir acompanhado de inúmeros mitos familiares que passagem de geração em geração. Pensamentos intrusivos sobre a maternidade ou a proteção que você acredita que tem que dar para essa criança e não sente suficiente, faz parte desse início do ser mãe, mas isso não pode te atrapalhar a desempenhar as suas funções diárias, caso isso esteja acontecendo, indico que busque um psicólogo, para entender melhor qual a função desses pensamentos e a partir daí elaborar meios de trabalho para que você sinta paz ♥
beijos
A gravidez é um período de muita transformações. físicas, emocionais dentre tantas outras. Busque ajuda de um profissional da psicologia para lhe ajudar a passar por este período. Certamente será muito positivo neste momento de sua vida.
Os pensamentos intrusivos muitas vezes podem estar relacionados a quadros de ansiedade. Por mais que esses pensamentos sejam incômodos lembre-se que são apenas pensamentos, então, aceite que são somente pensamentos e retome o controle da sua mente. Como? Mudando o foco: crie bons pensamentos e foque toda sua atenção neles, dessa forma você tende a se livrar dos negativos. Também é bastante útil usar a palavra NÃO sempre que os pensamentos negativos insistirem em permanecer, dessa forma te ajudará a neutralizá-los
Olá! Como muitos profissionais relataram, a gravidez é um período que envolve diversas mudanças, físicas, psíquicas, emocionais, familiar... Não existe uma "receita" sobre o que fazer, pois deve ser levado em conta a singularidade de cada pessoa. Existem sim técnicas que podem amenizar, mas não de fato resolver o "problema". Acredito que a melhor maneira de lidar com esses pensamentos intrusivos é levando essa questão para sua análise pessoal. Poder transformar esses pensamentos em palavras é o caminho para entender sobre eles.
Se é sua primeira gravidez, as mudanças podem estar contribuindo para isso estar ocorrendo - conforme já mencionado por outros colegas. Mesmo que você considere que já se conhece o bastante, você tem um novo papel em sua vida - e com ele, o desconforto durante o período de adaptação. Entretanto, se não se trata da primeira gravidez, vale a pena investigar melhor com um trabalho de Psicoterapia Breve.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 150
Os pensamentos que surgem na nossa cabeça são resultado de processos psicológicos internos complexos. Eles, certamente, não surgem do nada. Na psicoterapia você poderá descobrir os gatilhos para esse turbilhão de pensamentos e desenvolver habilidades para lidar com eles da melhor forma possível! Se possível, procure um(a) profissional que faça terapia EMDR. Essa forma de terapia ajuda a, usando uma metafóra, "limpar" seu cérebro de sofrimentos passados que não fazem mais sentido prejudicar sua vida atual. Desejo força e melhoras para você! Um abraço.
Acontece comumente na fase gestacional, por ser um período muito delicado, sensível e de oscilação emocional muito alta, de muitas mulheres passarem por estágios psicológicos onde se requer uma atenção para tudo o que acontecendo em seu corpo, mente e ao seu redor como um todo. Na psicoterapia, por ser um local onde você estará livre de julgamentos e poderá falar o que quiser, esses pensamento intrusivos poderão ser colocados para fora, externalizados para que não ganhem mais força na sua mente. Na terapia se descobrirá qual a raiz psicológica desses pensamentos e o que eles representam para você e esse momento tão transitório e marcante como é a gravidez.
Cuide-se!
Olá! A Gravidez é um momento lindo, mas muito delicado para a mulher, existe uma grande quantidade de hormônio no corpo, o que causa mais sensibilidade e maior vunerabilidade aos medos, é uma fase repleta de medos. A psicoterapia baseada em mindfulness pode te ajudar muito neste período, diminuindo sua ansiedade, seu medo e sua insegurança, é um dos poucos tratamentos que tem resultados rápidos e nítidos até em sua saúde. Att, Georgia
Uma das causas mais comuns para o surgimento dos pensamentos intrusivos é a ansiedade. Nesse contexto, eles acabam aumentando os medos e potencializando os demais sintomas do transtorno. É importante procurar um psicólogo e fazer psicoterapia pra ver a causa da ansiedade e saber controlar.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia adulto - R$ 120
Procure um psicólogo .
Procurar uma Psicóloga que seja especializada nas questões de Gestação e Pós parto possa ser interessante. Profissionais desta área trabalham com a Psicologia Perinatal e tem um olhar diferenciado para as questões que acontecem nesta fase e que podem continuar por muitos anos.
Olá! Quem tem pensamentos intrusivos costuma sempre esperar que coisas ruins aconteçam, desconfia das pessoas (até mesmo, daquelas que são próximas e queridas) e tende a ser inquieto e impaciente. Uma das causas mais comuns para o surgimento dos pensamentos intrusivos é a ansiedade, a gravidez causa uma série de alterações no corpo físico e na saúde mental. Busque ajuda, a psicoterapia pode lhe auxiliar nesse âmbito. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Boa noite ! O ideal seria você procurar um psicólogo (a) para entender a origem desses pensamentos perturbadores. Procure ajuda
Olá! A terapia conseguirá lhe abarcar nesse sentido, na gravidez há aí a geração de, no mínimo, duas vidas: a do bebê e a sua, enquanto mãe. Assim, pode haver alguma confusão na construção da sua identidade, no desejo quanto ao bebê, em como a vida vai ser após o nascimento, enfim. Seria legal fazer terapia para que você pudesse elaborar essas questões.
Olá! A gravidez e o nascimento de um bebê é um momento que pode causar insegurança e preocupação, quando esses pensamentos estão em excesso é recomendado o início do processo de psicoterapia. Um abraço!
Está fase realmente deixa a mulher mais sensível, traz novas expectativas e medos, que geram ansiedade, fazendo com que surjam esses pensamentos intrusivos.
É bom fazer psicoterapia, para entender melhor esses pensamentos e descobrir técnicas para contornar isso.
Olá, os pensamentos não acontecem do nada, existem uma relação com situações antecedentes que aconteceram, contudo muitas vezes não conseguimos fazer essas relações, com a ajuda de um Psicólogo é possivel identificar esses fatores que estão estimulando esses pensamentos e com manejo adequado estimular uma melhor qualidade de vida
Olá! Os pensamentos intrusivos que geram sofrimento só podem ser superados pelo autoconhecimento, quando reconhecemos quem verdadeiramente somos e o que é a mente. Neste sentido, os pensamentos intrusivos funcionam como um convite para que você se aprofunde em sua verdadeira essência e descubra uma nova dimensão da sua consciência. Um abraço.
Pensamentos são eventos mentais. São coisas que você diz em sua mente, sobre você, sobre os outros e sobre o mundo. São muitas vezes interpretações distorcidas da realidade que geram pensamentos automáticos disfuncionais. Chamamos de distorções cognitivas, por exemplo chegar a conclusões precipitadas: você chega a conclusões negativas sem ter evidências que as comprovem ou mesmo quando tem evidências contrárias a essas conclusões.
É importante ater-se a fatos e se perguntar: Que fatos comprovam que a conclusão que tive é a correta?
Busque as evidências. Procure se perguntar se esse pensamento é real ou ele está exagerado?Pergunte qual o significado do que está pensando? Dê um comando para sua mente: "PARE" você conseguirá detectar qual distorção está tendo.
Busque conhecer as distorções(erros mentais) frequentes para que possa refutá-los. A psicoterapia pode te ajudar.
Converse com o seu obstetra para ter certeza de que seus níveis hormonais estão regulares para essa fase da gestação. Hormônios tendem a influenciar as emoções e comportamentos de forma bastante significativa.
Se realmente a questão for de ordem mais psíquica, além das sugestões que os colegas deram, existem serviços especializados no atendimento a gestantes e outras mães de bebês, as atividades podem envolver grupos de apoio inclusive, mas não se limitam a isso. O acompanhamento de uma doula também pode ajudar muito.
Fazendo psicoterapia.
Pensamentos são resultados de conteúdos que precisam se formar para aliviar algo que não está claro, a gestação envolve sua história como mulher e que daqui a algum tempo não será só você, mas você e um bebê. Medo, insegurança, traumas, tudo é revivido por esse excesso de contato com um mundo que você conhece a cada dia.
Será que serei uma boa mãe?
Será que vou dar conta?
Será que meu companheiro vai me amar depois do parto?
E por aí vai.
Fazer analise trará clareza sobre o que está por trás desses conteúdos intrusivos.
Olá! Seja num período de gravidez ou pós-parto, é interessante pensar sobre o que seria um "pensamento intrusivo". Provavelmente sejam pensamentos espontâneos, originários de uma disposição psíquica sua, em alguma instância. Muitos diriam que eles provém do seu inconsciente, querendo mostrar alguma coisa. Podem ser conflitantes com suas verdades pessoais, mas ainda assim, eles trazem conteúdo. E enquanto conteúdo psíquico, vale a pena investigar num processo de análise. A psicologia olharia esses pensamentos em sua riqueza de conteúdo, e uma análise poderia ajudar a entendê-los e colocá-los no lugar apropriado.
Os pensamentos intrusivos podem ser muito desconfortáveis e difíceis de lidar. O psicólogo pode ajudar a identificar as causas subjacentes dos pensamentos intrusivos e ajudar a desenvolver estratégias para lidar com eles. O psicólogo também pode ajudar a desenvolver habilidades de autocuidado, como relaxamento, respiração profunda, meditação, exercícios físicos e outras técnicas de enfrentamento. Além disso, o psicólogo pode ajudar a desenvolver estratégias para lidar com o estresse e ansiedade associados aos pensamentos intrusivos.
Olá! É muito comum que pensamentos intrusivos apareçam nesta fase. O problema não está no que você pensa e sim no que você faz com esses pensamentos. Pensamentos são pensamentos e devem ser tratados como tal. É importante que você tenha uma rede de apoio acolhedora e gentil, que escute suas dificuldades com a maternidade. E um apoio psicológico, se possível, também é muito importante. Há psicólogos da área da perinatalidade e parentalidade que podem lhe acompanhar neste momento. Um abraço!
Oie, meu nome é Camila, sou psicóloga clinica de abordagem psicanalítica. Superar pensamentos intrusivos na gravidez pode ser um desafio por se tratar de uma fase delicada e de mudanças importantes, hormonais e psicológicas. algumas dicas práticas que podem contribuir, é que voce reconheça o pensamento intrusivo e nomeie o que está acontecendo, concentre a sua atenção na respiração ou em algum objeto a sua volta, por exemplo. Buscar informações sobre a gravidez e o pós-parto, pode ser de grande ajuda também. E se possível, iniciar acompanhamento psicológico com especialista
Procurar serviços de terapia.
Olá, tudo depende de como são estes pensamentos, qual a frequência que eles aparecem e o que surge através deles. A ansiedade pode estar associada a pensamentos de perigo constante, medo da perda do controle ou sensação de que algum ruim poderá acontecer. Entretanto, nem todos os pensamentos intrusivos são ansiedade, por isso é importante que você converse com um psicólogo a respeito, comentando mais sobre o que está se passando. Ainda mais na fase que vc está, na gravizes, esse acompanhamento se torna fundamental, e que bom que vc está aqui buscando ajuda né? Recomendo que busque um profissional que vc se identifique e sinta confiança, para trazer compreensão sobre os pensamentos e encontrar formas saudáveis para lidar com eles. Sou a Letícia, sou psicóloga e me coloco À disposição.Abraço!
Compreendo que os pensamentos intrusivos podem ser bastante perturbadores e causar desconforto. É importante lembrar que você não está sozinha nessa situação e existem estratégias que podem ajudar.

Uma abordagem inicial é reconhecer e aceitar a presença desses pensamentos. Em vez de lutar contra eles ou tentar suprimi-los, permita que eles estejam presentes sem dar a eles um significado excessivo. Reconheça que ter esses pensamentos não significa que você os deseje ou acredite neles.

A prática da atenção plena também pode ser útil. Através da meditação e técnicas de respiração, você pode trazer sua atenção para o momento presente, observando os pensamentos sem julgá-los. Isso pode ajudar a reduzir a intensidade e o impacto dos pensamentos intrusivos.

Buscar apoio profissional é importante. Considere a possibilidade de consultar um psicólogo ou psiquiatra especializado em transtornos de ansiedade. Eles podem fornecer orientações personalizadas e estratégias terapêuticas eficazes para lidar com os pensamentos intrusivos.

Além disso, cuidar de si mesmo é fundamental. Mantenha uma rotina de sono adequada, alimente-se bem, pratique atividades físicas regularmente e encontre maneiras de relaxar e reduzir o estresse. O autocuidado desempenha um papel importante no bem-estar emocional.

Lembre-se de que cada pessoa é única e pode responder de maneira diferente às estratégias de enfrentamento. É importante explorar diferentes abordagens e encontrar aquelas que funcionam melhor para você. Com o tempo, paciência e apoio adequado, é possível superar os pensamentos intrusivos e viver uma vida mais equilibrada.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 310
Olá tudo bem?
O período da gestação é um período especial na vida da mulher, mas que trás também muitas mudanças orgânicas e emocionais. Mesmo que você não tenha procurado ajuda antes, ainda há tempo de buscar. Fazer terapia, te ajudará no enfrentamento de qualquer desafio, trazendo clareza e entendimento sobre o que acontece no seu corpo, pensamentos, sentimentos e emoções, surgem por que são fenômenos naturais e inevitáveis. Trabalhar a aceitação do que você pensa e sente, tratá mais segurança e paz do que evitar e lutar contra. Fico a disposição para ajudar! Um abraço
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia
Tente não lutar contra os pensamentos repetitivos, pois isso pode torná-los ainda mais persistentes, em vez disso, reconheça que eles estão presentes e aceite-os como simples pensamentos; a prática da atenção plena envolve estar consciente do presente momento, sem julgar ou se apegar aos pensamentos; tentar se concentrar em outra coisa também pode ajudar se distrair desses pensamentos e é preciso entrar em contato com esses sentimentos, mas para isso indico que inicie o processo de psicoterapia.
Olá! Indico a você iniciar uma Psicoterapia, para que seja possível entender como, quando e porque esses pensamentos estão ocorrendo, e se há alguma coisa que possa estar por trás desses comportamentos.
Olá meu bem
Em primeiro lugar sugiro que vc faça terapia vai lhe ajudar muito, em segundo a gravidez é um momento que mexe muito com emocional da gente, e talvez o que esteja acontecendo em relação a esses pensamentos seja uma certa insegurança e como consequência está deixando vc mais preocupada e ansiosa, mais confie na vida ela sabe o que faz e vai dar tudo certo.
um abraço
Olá, pensamentos intrusivos podem acontecer com qualquer pessoa, também durante a gravidez. Busque ajuda para tornar sua gestação mais saudável.
Procure um profissional
Paralelamente com a gestação acontecem muitas mudanças, físicas, psíquicas, emocionais e sociais que podem ter necessidade de um acompanhamento psicológico para auxiliar a compreensão e aprender estratégias para lidar com todas essas mudanças e novas fases que virão.
Com a gravidez a mudança ocorre tanto fisicamente quanto emocionalmente. É um período no qual mudanças hormonais, sociais, pessoais e profissionais acabam por redirecionar a vida da(o) gestante. Pensamentos intrusivos são indicações de conflitos internos, dúvidas e incertezas inerentes ao processo de gestação de uma nova vida. É também um momento muito importante para cuidar de si e da nova vida que surgirá. Consulte um(a) profissional!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Oi! No período gestacional, onde com ele vem as expectativas e ansiedade, se torna delicado para a futura mãe que está passando por mudanças hormonais. Existem profissionais especializados para te auxiliar nestes momentos, como uma psicóloga da mulher ou perinatal. Estes profissionais vão te auxiliar com esses pensamentos, ansiedades e anseios.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia para mulheres - R$ 150
"pensamentos intrusivos? Chegaram desde a gravidez" a gravidez traz responsabilidades, e isto ativa emoções infantis que estavam guardadas até a data. Um profissional vai te ajudar a lidar e superar seus pensamentos intrusivos. Se bem trabalhados, eles vão embora, você segue sua vida.
Olá! Em primeiro lugar, escutando o que eles têm a dizer. O início que você localiza,“desde a gravidez”, dá sinais que esse sofrimento pode ter relação com a experiência que você está vivendo. Uma análise pode te ajudar a investigar melhor isso. Espero ter ajudado, abraços!
Olá, acredito que possa se beneficiar de um trabalho com um profissional qualificado para te escutar sobre esses pensamentos intrusivos que percebe nesse momento desde a gravidez. De fato, é um período de muitas mudanças, que vão além das físicas. Importante poder falar disso. Agende uma sessão com um(a) psicanalista. Recomendo.
Oi. Interessante você já reconhecer desde quando iniciou esses pensamentos, tente compreendê-los de maneira mais ampla. Em psicoterapia podemos explora-los de uma forma a identificar os sentidos. Estou aqui. Abraço
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
O período gestacional é um processo intenso e compreender esse corpo em mudanças hormonais e fisiológicas constantes não pode ser separado das mudanças de humor, dos medos, inseguranças e expectativas em relação ao futuro e ao desenvolvimento da criança. Importante ter um acompanhamento junto aos especialistas, médicos, terapeutas, um psicólogo que possa te acolher de maneira gentil e ouvir com sensibilidade suas dúvidas e questionamentos. A maternidade nem sempre é agradável, encontrar um ambiente seguro para se abrir pode trazer um bem estar biológico, psíquico e na relação com os familiares, aliviando as preocupações e tensões do dia a dia.
Pensamentos intrusivos podem ser perturbadores e difíceis de lidar, especialmente após eventos significativos como a gravidez. Aqui estão algumas abordagens para ajudar a superá-los:

1. **Aceitação**: Reconheça que os pensamentos intrusivos são comuns e que tentar suprimi-los pode piorar a situação.
2. **Mindfulness**: Pratique estar presente no momento, observando os pensamentos sem julgá-los ou reagir a eles.
3. **Rotina de Relaxamento**: Técnicas como respiração profunda, ioga ou meditação podem ajudar a reduzir a ansiedade associada aos pensamentos intrusivos.
4. **Psicanálise**: Buscar ajuda de um psicanalista pode ser útil para explorar e entender as causas subjacentes desses pensamentos.

Se os pensamentos intrusivos persistirem e interferirem significativamente em sua vida, é aconselhável procurar a ajuda de um profissional de saúde mental.

Disponível em: Mayo Clinic, National Institute of Mental Health, Cleveland Clinic.
Olá! Sinto muito que esteja passando por isso. Os pensamentos intrusivos realmente causam muitas emoções que não são agradáveis e nem sempre é fácil lidar com eles. De qualquer forma, fico feliz que tenha procurado ajuda por aqui. Como você está grávida imagino que esteja passando por uma mudança hormonal muito intensa e certamente muitas emoções diferentes estão se aflorando. Isso é algo comum nessa fase da vida. O importante é que você busque estratégias para controlar esses pensamentos e não permitir que eles interfiram negativamente na sua vida. Muitas pessoas acreditam que isso não é possível e que somos aquilo que pensamos, mas isso não é verdade. Através da psicoterapia você terá oportunidade de analisar os pensamentos que vem a tona, compreender quais emoções e comportamentos eles trazem e com isso poderá transformá-los em pensamentos funcionais e alternativos. Tenho certeza que trabalhando essa questão você conseguirá vencer esse desafio e viver a fase da gravidez de forma plena e feliz.
Espero ter ajudado!
Abraços
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Olá! Nestes tipos de caso, há de ser indicada a busca por profissional do campo da psicologia/psicanálise, para que através de sua história e seu dizer sobre o que lhe ocorre possam abrir caminho para uma direção de tratamento. Abraço.
É importante saber mais sobre a sua história de vida, suas experiências e como foi essa gravidez para você. Com a gravidez os hormônios ficam alterados, acontecem mudanças no corpo e tem muita expectativa em relação ao bebê e em como vai ser essa nova rotina. A ansiedade aparece nesses momentos, e gera uma quantidade excessiva de pensamentos, algumas vezes intrusivos. Prestar atenção no que acontece antes de o pensamento intrusivo aparecer, quais são suas emoções. Fazer anotações, de preferência em tópicos pode ajudar na análise, apresente para o teu terapeuta que vai poder te ajudar a lidar melhor com essas questões!
Para ter um recomeço com possibilidade de reconexão do casal é necessário entender melhor essa relação, quais são os pontos frágeis paraa poder buscar novos entendimentos e estratégias, caso contrário serão eternas idas e vindas. A terapia de casal pode ser uma ótima alterantiva.