Como se pode dignosticar o tremor essencial, quais são os exames a serem feitos?

4 respostas
Como se pode dignosticar o tremor essencial, quais são os exames a serem feitos?
A melhor maneira de diagnosticar o Tremor Essencial é buscando um neurologista. Através dos achados da história do tremor e de sua avaliação pormenorizada no exame neurológico durante a consulta é possível se estabelecer o diagnóstico. Não há, e nem é necessário, nenhum exame complementar para se chegar ao diagnóstico. O neurologista é insubstituível para o correto diagnóstico e tratamento do tremor essencial.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O tremor essencial representa o transtorno do movimento mais comum nos adultos, podendo alcançar prevalência de 10% nos indivíduos acima de 65 anos. A causa é atribuída, parcialmente, a mecanismos genéticos e diversos estudos mostram que a doença é familiar em 50-70% dos pacientes. O quadro clínico é caracterizado por tremor de ação e postural nos membros superiores, podendo ocorrer também na região da cabeça, membros inferiores e voz. O diagnóstico é através do exame clínico, e o tratamento medicamentoso muitas vezes é eficaz para o controle do tremor, mas com resposta variável de acordo com cada indivíduo.
O tremor essencial é o distúrbio de movimento mais comum nos adultos. Está presente durante a execução de movimentos ou postural, frequentemente envolve os membros superiores e a cabeça. É diferente do tremor presente da Doença de Parkinson. O diagnóstico é realizado através do exame clínico neurológico do paciente. O tratamento medicamentoso costuma ser eficaz, já o tratamento neurocirúrgico fica reservado aos pacientes com doença avançada ou sem resposta adequada aos medicamentos.
Os distúrbios do movimento na imensa maioria dos casos não necessitam de exames complementares para seu diagnóstico. Este é feito de forma clinica, a partir da história, observação e avaliação neurológica do quadro. Observa-se um tremor de ação, de alta freqüência, geralmente simétrico quando acomete os membros ( local de maior envolvimento), e não associado a outros transtornos do movimento ou sinais parkinsonianos; a história familiar geralmente é positiva, com outros membros acometidos, demonstrando o caráter genético do sintoma.

Especialistas

Irlane de Deus

Irlane de Deus

Neurologista

São Luís

Victor Cintra

Victor Cintra

Neurologista

Belo Horizonte

Nadja Cappellesso

Nadja Cappellesso

Neurologista

Redenção

Flavia Cerqueira de Almeida

Flavia Cerqueira de Almeida

Neurologista

Colatina

Rairis Barbosa

Rairis Barbosa

Neurologista

São Paulo

Camila Araújo Prudente

Camila Araújo Prudente

Neurologista

Goiânia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 63 perguntas sobre Tremor
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.