Como se livrar de pensamentos obsessivos em forma de musicas?

6 respostas
Como se livrar de pensamentos obsessivos em forma de musicas?
Caro leitor/a, aconselho um tratamento multiprofissional, com psicólogo, para compreender os sintomas, como surgiu ao longo da sua história de vida, sua finalidade, os ganhos secundários. A Gestalt-Terapia entende a doença como mensagens, que enviamos a nós mesmos, para que possamos nos curar. A doença é um esforço do corpo para se curar. Além da Psicologia, é importante procurar ajuda de um psiquiatra, neurologista, clínico geral, fazer exercícios, nutricionista. Abraços.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá!
Primeiro é necessário entender a intensidade e a frequência destes pensamentos para podermos classificá-los como obsessivos. Se de fato estiverem dentro da sintomatologia do TOC, é aconselhável a visita a um psiquiatra pra ver a necessidade de intervenção medicamentos e iniciar um processo com um psicólogo para entender como estas músicas se tornaram obsessivas em seus pensamentos e traçar métodos para "se livrar" delas.
Olá! Você fala em pensamento obsessivo. O que te leva a acreditar nisso? Você tem com freqüência? Já foi diagnosticada com algum transtorno? O que está acontecendo com você pode ser vários motivos dentre eles gostar muito da música que está ouvindo, ou por estar ansiosa por alguma coisa. Acredito que vc precisa tentar compreender o porque esta música está tão frequente. É uma música que vc gosta ou não? Por que esta com ela repetidamente? Ir questionando até o seu foco mudar. Enquanto tenta mudar o foco procure prestar atenção em sua respiração se estiver curtinha faça um exercício de respiração isso vai te ajudar muito. Mas agora eu sugiro que caso vc tenha com freqüência e não sabe o porque isso está acontecendo ou vc já tem um diagnóstico procure ou volte no seu psiquiatra e relata o que esta acontecendo e procure um psicólogo esse tratamento em parceria é de grande valia. Espero ter te ajudado.
Olá!

Se estiver num processo psicoterápico procura se aprofundar na compreensão dessas musicas, o que simbolicamente representam para você.

Se não estiver, é importante iniciar o processo para que essa ansiedade não interfira na sua qualidade de vida, incluindo suas noites de sono.

Abraços!
Olá. Pensamentos obsessivos podem estar relacionados com situações mal resolvidas, cobranças pessoais intensas, angustias e/ou mecanismos de alívio desses problemas. Sugiro que procure um psicólogo para avaliar a situação geral em que você está imerso e depois disso creio que terás uma ideia mais clara do que se passa contigo e com o tempo poderás desenvolver uma maneira melhor de lidar com tuas questões.
Na terapia cognitivo comportamental temos algumas técnicas para estes casos. Como você não está em terapia e não foi feita avaliação do fenômeno, sugiro uma técnica introdutória a testar. Caso não desapareça, sugiro avaliação com profissional psicólogo ou psiquiatra dependendo do grau de incômodo.

Técnica do "PARE!"
Sempre que aparecer a música em sua cabeça você fala mentalmente (ou em voz baixa se estiver sozinho) para você: "Pare!" (imaginando uma placa de pare). Repita quantas vezes forem necessárias, consiste em inibir uma cognição com outra.

Especialistas

Agnes Aline Ferreira

Agnes Aline Ferreira

Psiquiatra

Campo Belo

Yuri Gouveia Ribeiro

Yuri Gouveia Ribeiro

Psiquiatra

Goiânia

Juliane Farinelli Panontin

Juliane Farinelli Panontin

Terapeuta complementar

Palmas

Antônio Augusto Rocha Melo Vieira

Antônio Augusto Rocha Melo Vieira

Psiquiatra

Belo Horizonte

Mariana Andrelli Gonzaga Vieira

Mariana Andrelli Gonzaga Vieira

Psicólogo

Lagarto

Eduardo Vieira Filho

Eduardo Vieira Filho

Psiquiatra, Médico do trabalho

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 269 perguntas sobre Transtorno Obsesivo Compulsivo (TOC)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.