Como se explica a posição anátomo-fisiológica do Clitóris, nas mulheres, um dos órgãos responsáveis

3 respostas
Como se explica a posição anátomo-fisiológica do Clitóris, nas mulheres, um dos órgãos responsáveis pelo prazer, se durante o coito convencional entre homem e mulher o Clitóris praticamente é pouco estimulado ?
A posição anatômica do clitóris pode ser entendida no contexto de sua função biológica e evolução. O clitóris é um órgão extremamente sensível, com muitas terminações nervosas (mais de 8.000, o que o torna mais sensível do que outras áreas do corpo humano), cuja principal função está associada ao prazer sexual nas mulheres.

Apesar de sua localização externa ao canal vaginal, a estimulação direta do clitóris durante o coito vaginal pode não ocorrer de forma significativa a depender da posição adotada, ritmo, pressão e outros fatores da intimidade do casal, mas ele ainda desempenha um papel importante no prazer sexual. Isso porque o clitóris tem uma estrutura maior do que aparenta, com extensões internas conhecidas como "raízes" ou "bulbos clitoridianos" que se estendem ao redor da vagina. Durante a penetração, essas partes internas podem ser indiretamente estimuladas pela pressão e fricção.

Ademais, a posição do clitóris em relação à vagina varia de mulher para mulher, o que significa que a experiência de prazer e a necessidade de estimulação direta podem ser diferentes. Em muitas mulheres, a estimulação direta ou externa do clitóris é necessária para alcançar o orgasmo, enquanto outras podem obter prazer principalmente da penetração vaginal devido à estimulação indireta do clitóris.

Em termos evolutivos, o prazer sexual nas mulheres pode estar relacionado à reprodução, mas o clitóris, como um órgão dedicado ao prazer, não tem uma função direta na fertilização. Por isso, ele evoluiu de forma independente da localização da penetração vaginal, sendo seu principal papel proporcionar prazer sexual, o que também pode contribuir para o vínculo emocional e físico entre parceiros, além de ter uma função importante para a saúde e bem-estar sexual feminino.

O fato de que o clitóris pode não ser diretamente estimulado durante o coito convencional reflete a diversidade de formas de prazer sexual e a importância de outros tipos de estimulação (manual, oral, ou por meio de objetos diversos) para muitas mulheres.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Pelo contrário, o clitóris é muito estimulado ainda que seja na penetração vaginal, devido às suas inúmeras terminações nervosas. Não se pode reduzir a função do clitóris a uma questão anatômica, já que a sua extensão proporciona prazer a mulher independente de um toque direto no chamado "botãozinho feminino". Quando a mulher é bem estimulada durante o ato sexual, toda essa região se enche de sangue, e como tal área é bem inervada, ela vai sentir prazer e gozar com certeza facilidade. O segredo de tudo está acima de tudo num jogo sexual prazeroso para as ambas as partes.

Olá. A posição anátomo fisiológica do clitóris associado a penetração (coito) não é suficiente para compreendermos como ocorre o orgasmo nas mulheres. Sua pergunta é muito boa, pois nela própria está contida a resposta. Quando você escreve o 'coito convencional entre homem e mulher' você já indica qual o caminho não devemos tomar, pois nem sempre desejo, excitação e orgasmo nas mulheres diz respeito àquilo que é da ordem do convencional. Por exemplo, convencionou-se que é pela penetração que uma mulher deve gozar e que o orgasmo obtido pela estimulação direta do clitóris tem menos valor, é menos intenso – pura mentira - ou é um orgasmo imaturo que evidencia um distúrbio mental/histeria (#freud). Essa é uma crença errônea cultivada há tempos e que sempre serviu aos interesses de uma sociedade machista e falocêntrica. Outra coisa muito interessante contida na sua pergunta é que você aponta o clitóris como ‘um dos órgãos’ responsáveis pelo prazer, e de fato ele é apenas um entre outros tantos, diga-se de passagem, o cérebro. Sexo para as mulheres começa na cabeça. Se não estivermos bem emocionalmente, mentalmente, não vamos conseguir transar. Cada uma de nós tem o seu próprio jeito de ser e de funcionar, não existe o certo e nem o errado. O clímax pode ser obtido pela estimulação direta do clitóris ou indireta via penetração. Uma mulher, se tiver intimidade com o seu homem pode, quem sabe, aprender a ter o orgasmo vaginal no entrelaçamento dos corpos a partir do encaixe dos genitais, mas isso não é o mais importante. Importante é o afeto, a qualidade do vínculo daquela relação e uma atmosfera erótica, interessante, instigante, lúdica, que facilite a obtenção do orgasmo sem, contudo, transformar isso em uma obrigatoriedade. Espero ter ajudado.

Especialistas

Luana Prado

Luana Prado

Endocrinologista pediátrico, Pediatra

Porto Velho

Suzana Carvalho

Suzana Carvalho

Pediatra

Anápolis

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Flavia Rabelo Frayha

Flavia Rabelo Frayha

Alergista, Pediatra

São Vicente

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 21 perguntas sobre Hermafroditismo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.