Como se desenvolve a comunicação escrita na Síndrome de Asperger?

21 respostas
Como se desenvolve a comunicação escrita na Síndrome de Asperger?
Para desenvolver essa e outras habilidades, o indivíduo com Síndrome de Asperger deve estar em terapia com um psicólogo analista do comportamento ou cognitivo comportamental com experiência em Autismo. Após uma avaliação inicial, este profissional poderá descobrir como este indivíduo poderá aprender tal habilidade respeitando suas peculiaridades. Espero ter ajudado. Caso deseje mais informações, basta entrar em contato.
Boa sorte em suas buscas!
Abraço.

Vários profissionais podem orientar e auxiliar. Inicie sua busca por com o pediatra que já atende a criança.
É comum pessoas com Asperger terem algumas habilidades que as diferenciam da média, no entanto o olhar para si e algumas dificuldades de comunicação podem igualmente ser suas características e que venha influenciar, tanto positivo quanto negativo, no aprendizado da escrita.
Recomendo calma aos cuidadores sem pressão no desenvolvimento, bem como atenção aos sinais de evolução e preferenciais da criança.
Um bom psicólogo, independente da abordagem pode ser útil, mas prefiro recomendar que entre em contato com associações e grupos de pais na sua região para encontrar profissionais e/ou equipe com experiência para obter orientações mais precisar e encontrar, para você, a tranquilidade necessária que igualmente pode influenciar no desenvolvimento da criança,
Forte e carinhoso abraço.
Bom dia atendi uma pre adolescente que ainda não tinha sido diagnosticada com a síndrome de Asperger, muito inteligente mas se recusava a escrever, ela expressava seus sentimentos construindo pequenos vídeos no youtube, presencialmente era muito agressiva, quando menor o interesse era ganhar sempre, es.o jogo da memoria entre outros. Raramente se concentrava para escrever algo quando pedido. Agora depois do diagnostico da síndrome de Asperger está sendo acompanhada por especialistas, um psiquiatra infantil e uma equipe que trabalha com ele num centro mais especializado.
È muito importante para tratamento de Asperger, atendimentos multidisciplinares, onde os terapeutas e o medico possam estar em comum acordo com as opiniões em geral. Nao sei se vc ja tem esse diagnóstico feito por profissional da área medica ou da psicologia. Mas como disse uma colega acima , pessoas com Asperger também tem muitas características positivas , que serão exploradas pelo terapeuta . Boa sorte . Existem diferentes e inumeras formas que possam se adaptar para cada caso.
A pessoa com síndrome de Asperger tem muitas peculiaridades, características próprias delas que podem e devem ser trabalhadas por equipes multidisciplinares e principalmente o psicólogo especialista em Asperger e Autismo. Ele avaliando dirá qual a melhor maneira de ensiná-la. A pessoa não é um Asperger, cada pessoa com Asperger também é única!!
Antes de mais nada, é extremamente importante o acompanhamento por um especialista.
Deve-se estimular as habilidades de cada um, para que se evite frustrações.
Ajudar uma criança, que esteja incluída dentro do Asperger, a se comunicar requer ver quais os pontos fracos e pontos fortes na linguagem do indivíduo. Vale ressaltar que adolescentes e adultos também podem mostrar dificuldades causadas pelo transtorno em questão. Pessoas com Asperger vêem, ouvem e sentem o mundo de forma diferente de outras pessoas. Pessoas com Síndrome de Asperger possuem inteligência média ou acima da média. Com o tipo certo de apoio, todos podem ser ajudados a viver uma vida mais gratificante de sua própria escolha. O diagnóstico é a identificação formal da condição. Geralmente é realizado por uma equipe de diagnóstico multidisciplinar, incluindo freqüentemente um fonoaudiólogo, pediatra, psiquiatra e psicólogo. Achando sua habilidade, este paciente pode desenvolver muito. Cito alguns famosos com Asperger: Isaac Newton, Keune Reaves, Bill Gates, Einstein, Messi, Beethoven, por exemplo.
É extremamente importante um diagnóstico diferencial. O pediatra geralmente percebe as evidências e encaminha o paciente a um neuropsicólogo, psiquiatra, fonoaudiólogo, psicólogo ou neurologista onde será realizado testes neurológicos. Crianças com Síndrome de Asperger geralmente têm boas habilidades linguísticas. Entretanto, ainda podem achar difícil entender a comunicação expressa, ter dificuldades de aprendizagem mas podem e devem ser estimulados positivamente pelo profissional que o atende. O suporte a família do paciente é fundamental para que todos possam viver o processo de construção juntos.
Eu e outros colegas no atendimento recente na creche e na clínica com mais de uma criança que apresentava dificuldades de aprendizagem tratamos de cada caso individualmente e sempre buscamos fechar um diagnóstico com o médico que encaminhou o paciente.
Os colegas acima falaram bem a respeito.
São necessárias várias intervenções para esse caso. Não é apenas uma técnica ou um profissional que deve ser procurado. É um trabalho multiprofissional. As características de cada indivíduo serão avaliadas. Usar coisas que o paciente gosta como forma de estímulos ajudam.
Cada um tem sua particularidade.
Os profissionais escolherão a melhor forma de intervir.
Bom dia! Certamente todas as resposta acima estão corretas.
Buscar atendimento multiprofissional é importante.
Tenho pacientes com a síndrome e considero essencial e imprescindível para o sucesso fazer atendimento e orientação com aqueles que acompanham e cuidam.
A comunicação pode ser realizada com profissionais especializados! Concordo com meus colegas, o acompanhamento com uma equipe multiprofissional faz toda diferença, principalmente para promover a socialização, sendo esta uma das características de quem tem a síndrome.
Boa noite,

O desenvolvimento da linguagem escrita, seja a escrita propriamente dita ou a leitura podem se dar de modo bastante ajustado, mas podem haver déficits.

Embora os sujeitos com síndrome de Asperger não apresentem atrasos importantes na área da linguagem, inclusive muitos deles tem uma habilidade para expressar-se verbalmente de maneira criativa, utilizando vocabulário sofisticado e estruturas gramaticais corretas, nota-se uma dificuldade em utilizar a linguagem efetivamente nas situações cotidianas. Há relatos na literatura de dificuldades quanto à prosódia e alterações em níveis semânticos e pragmáticos da linguagem.

Recentemente, alguns estudos foram publicados com o objetivo de avaliar a linguagem do ponto de vista fonológico, sintático e semântico em sujeitos com Síndrome de Asperger e idade superior a 10 anos.

Para compreender melhor a linguagem em sujeitos com Síndrome de Asperger, o estudo buscou avaliar e caracterizar provas fonoaudiológicas de linguagem oral e escrita em sujeitos com Síndrome de Asperger comparativamente a um grupo de sujeitos com desenvolvimento típico.

Na avaliação da linguagem oral e escrita, o grupo de indivíduos com Síndrome de Asperger caracterizou-se por um desempenho pior do que o grupo de indivíduos de baixo risco para alterações do desenvolvimento nas provas fonoaudiológicas de consciência fonológica, teste de vocabulário por imagem Peabody e prova de compreensão de leitura.

Entretanto, apesar do resultado pior, muito sujeitos com SA apresentaram resultados equivalentes aos ditos esperados como normais.

Ou seja, é importante avaliar especificamente o paciente em questão para então compreender a necessidade ou não de uma atenção especial ao escopo da linguagem escrita.

Espero ter ajudado.
Psi. Domingos Fernandes
A linguagem dentro do Transtorno de asperger apresenta algumas peculiaridade. É necessário fazer um acompanhamento com o analista do comportamento ABA, para que seja elaborado o currículo individualizado do paciente, dessa maneira fica mais fácil saber como é o funcionamento do paciente, e traçar melhor forma de desenvolver a linguagem
Todo indivíduo é único, procure um grupo especialista em Síndrome de Asperger, os melhores cuidados, serão revertidos em melhores resultados, boa sorte.
Olá! Pessoas com Síndrome de Asperger não necessariamente terão dificuldades cognitivas, o que significa que poderão aprender a escrever e a se comunicar pela escrita de forma adequada. De qualquer forma, é muito importante que a pessoa seja avaliada por um profissional capacitado para essa avaliação. Durante o processo de avaliação, ou mesmo após o processo, o/a profissional será capaz de fazer as orientações adequadas para que a pessoa possa se desenvolver. Boa sorte!
Normalmente o Asperger nao apresenta dificuldade de escrita. A maioria tem um desenvolvimento normal nessa area ou um rendimento levemente inferior devido a dificuldade no processamento fonologico que pode dificultar adquirir a consciencia fonologica (habilidade em manipular os sons do ponto de vista fonemico) que é muito importante para aprender a ler e a escrever. Por outro lado costumam sair-se bem em sintese silabica, segmentação e transposição silabica e boa parte é hiperlexico (tem um rico vocabulario). A maior dificuldade do Aspeger se encontra na pragmatica da linguagem (entender uma metafora, moral da historia,etc) e na teoria da mente (entender como o outro se sente) isto vai se refletir na escrita.
Através de um acompanhamento psicológico em terapia comportamento cognitiva junto com o pedagógico que elaboraram atividades que estimulem a alfabetização.
Olá! A escrita faz parte da linguagem, aspecto este que há certa recusa do sujeito no autismo, em menor ou maior grau. Portanto, trabalhando psicoterapeuticamente a pessoa, todas suas questões serão trabalhas como um todo, pois se intercambiam e se intercomunicam. Assim, com toda a especificidade que os indivíduos que se colocaram no campo do autismo exige, a linguagem poderá ser trabalhada quando a pessoa puder suportar a interação social de uma forma menos angustiante.
Por ter uma coordenação motora precária, não se pode esquecer da velocidade mais lenta da escrita quando essa pessoa faz tarefas, vale considerar o uso de um computador para essas tarefas, pois alguns estudantes podem ser mais hábeis em usar um teclado e também é preciso estar motivado a pedir que as instruções escritas sejam repetidas.
Olá! A comunicação escrita para quem tem esta síndrome, pode ser afetada mais negativamente sim, mas com o apoio de especialistas que possam ajudar, isso pode se tornar menos complicado. Indico avaliação personalizada do caso. Espero ter ajudado!
Fundamental necessidade de um diagnóstico para qualquer providência. Trata-se de um trabalho que exige uma especialização do profissional para que possa haver melhor assertividade. O ideal muitas vezes é contar com uma equipe multidisciplinar de fonoaudiólogo, pediatra, psiquiatra e psicólogo.
É importante que ele esteja sendo acompanhado por profissionais especialistas para desenvolver habilidades.