Como se descreve/explica a 'falta de iniciativa' na esquizofrenia? E o 'declínio global do desempenh

2 respostas
Como se descreve/explica a 'falta de iniciativa' na esquizofrenia? E o 'declínio global do desempenho'? Li isso num site sobre as características, mas não entendi completamente.
A "falta de iniciativa" é considerada um sintoma negativo da esquizofrenia - sintoma negativo é aquele que responde por uma redução ou perda de capacidades essenciais, a exemplo da iniciativa. Já o declínio global do desempenho é um sintoma cognitivo, estando relacionado a prejuízo em alguns domínios, como memória, concentração, solução de problemas, aprendizado e realização de escolhas. Ambos são classicamente explicados por disfunção do neurotransmissor dopamina em determinadas circutairias cerebrais.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Não há uma explicação definitiva sobre a perda da iniciativa ("déficit conativo"), na esquizofrenia. Uma hipótese bastante aceita é que existe um comprometimento dos sistemas neuronais relacionados à motivação, como o sistema mesolímbico-cortical. Uma das explicações possíveis é que, no surto psicótico, ocorre ums ativação excessiva destes sistemas que, em seguida, sofreriam um "burnout". Mas, há várias outras hipóteses, inclusive de algumas alterações estruturais e funcionais mais frequentes em pessoas que irão desenvolver esquizofrenia, mesmo antes dos surtos. O declínico global do desempenho é em parte devido a esta perda da iniciativa, porém outros fatores como dificuldades de interação social também podem contribuir. A pessoa com esquizofrenia, além de poder apresentar comportamentos bizarros, em alguns casos, perde a capacidade de interpretar adequadamente as mentes das outras pessoas, algo que é intuitivo, em parte, nas pessoas normais. Este fenômeno pode ser observado, também, no autismo.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.