Como se caracteriza recidiva bioquímica após a cirurgia de retirada da próstata e quais são as opções

5 respostas
Como se caracteriza recidiva bioquímica após a cirurgia de retirada da próstata e quais são as opções de tratamento nesses casos ?
radioterapia.

A recidiva ou falha bioquímica, corresponde a uma elevação do PSA superior a 0,2 desde que o PSA após a cirurgia tenha ficado indetectável, ou seja, após a cirurgia o PSA ficou abaixo de 0,1 e com o passar do tempo começa a subir e ultrapassa 0,2. Em alguns casos, a falha bioquímica ocorre de forma muito lenta e após muito tempo da cirurgia. Nestes casos, pode-se discutir o acompanhamento sem realizar nenhum tratamento adicional , principalmente em pacientes de idade mais avançada no momento desta falha. Em outros casos, pode-se indicar a radioterapia de resgate mesmo com níveis de PSA menores do que 0,2 ng/mL, especialmente se na biópsia da peça cirúrgica havia sinais de margens comprometidas pelo tumor ou com invasão das vesículas seminais.
PSA total persistentemente progressivo e superior a 0,2 mg/dl! Opções tratamento são definidas de acordo com os exames complementares! Pode ser desde cirugia para remoção de tecidos prostáticos metastáticos, radioterapia, hormônioterapia ou a combinação entre elas! Att
A recidiva bioquímica após a cirurgia é definida por duas medidas de Psa esparsaadas por pelo menos 1 semana, marcando valores > 0,2ng/ml.
Uma opção clássica de tratamento para essa situação é a complementação do tratamento com a radioterapia, nesse cenário conhecida como radioterapia de resgate ou de salvamento . Contudo, recentemente surgiu um exame conhecido como PET PSMA, que apesar de ainda ser off label , tem permitido o diagnóstico exato (em alguns casos ) do local responsável pra recidiva . Por vezes , esse local pode ser um gânglio, e uma cirurgia pouco invasiva (Robótica ou laparoscópica ) pode ser realizada , evitando se assim a realização de radioterapia e suas sequelas .
A recidiva bioquímica após a cirurgia caracteriza-se pela elevação dos níveis sanguíneos de PSA (antígeno prostático específico) para valores geralmente definidos como acima de 0,2 ng/mL.
Uma vez constatada a recidíva bioquímica é necessária uma investigação médica que procurará estabelecer se houve uma recidiva à distância (metástases) ou uma recidiva locorregional (loja prostática ou linfonodos).
A terapêutica é diferente em cada um dos casos, estando indicado geralmente o bloqueio androgênico no primeiro caso, acompanhado ou não de radioterapia em regiões sintomáticas, e a radioterapia de resgate para o segundo caso.