Como se caracteriza recidiva bioquímica após a cirurgia de retirada da próstata e quais são as opções

5 respostas
Como se caracteriza recidiva bioquímica após a cirurgia de retirada da próstata e quais são as opções de tratamento nesses casos ?
radioterapia.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A recidiva ou falha bioquímica, corresponde a uma elevação do PSA superior a 0,2 desde que o PSA após a cirurgia tenha ficado indetectável, ou seja, após a cirurgia o PSA ficou abaixo de 0,1 e com o passar do tempo começa a subir e ultrapassa 0,2. Em alguns casos, a falha bioquímica ocorre de forma muito lenta e após muito tempo da cirurgia. Nestes casos, pode-se discutir o acompanhamento sem realizar nenhum tratamento adicional , principalmente em pacientes de idade mais avançada no momento desta falha. Em outros casos, pode-se indicar a radioterapia de resgate mesmo com níveis de PSA menores do que 0,2 ng/mL, especialmente se na biópsia da peça cirúrgica havia sinais de margens comprometidas pelo tumor ou com invasão das vesículas seminais.
PSA total persistentemente progressivo e superior a 0,2 mg/dl! Opções tratamento são definidas de acordo com os exames complementares! Pode ser desde cirugia para remoção de tecidos prostáticos metastáticos, radioterapia, hormônioterapia ou a combinação entre elas! Att
A recidiva bioquímica após a cirurgia é definida por duas medidas de Psa esparsaadas por pelo menos 1 semana, marcando valores > 0,2ng/ml.
Uma opção clássica de tratamento para essa situação é a complementação do tratamento com a radioterapia, nesse cenário conhecida como radioterapia de resgate ou de salvamento . Contudo, recentemente surgiu um exame conhecido como PET PSMA, que apesar de ainda ser off label , tem permitido o diagnóstico exato (em alguns casos ) do local responsável pra recidiva . Por vezes , esse local pode ser um gânglio, e uma cirurgia pouco invasiva (Robótica ou laparoscópica ) pode ser realizada , evitando se assim a realização de radioterapia e suas sequelas .
A recidiva bioquímica após a cirurgia caracteriza-se pela elevação dos níveis sanguíneos de PSA (antígeno prostático específico) para valores geralmente definidos como acima de 0,2 ng/mL.
Uma vez constatada a recidíva bioquímica é necessária uma investigação médica que procurará estabelecer se houve uma recidiva à distância (metástases) ou uma recidiva locorregional (loja prostática ou linfonodos).
A terapêutica é diferente em cada um dos casos, estando indicado geralmente o bloqueio androgênico no primeiro caso, acompanhado ou não de radioterapia em regiões sintomáticas, e a radioterapia de resgate para o segundo caso.

Especialistas

Claudio Calazan do Carmo

Claudio Calazan do Carmo

Oncologista

Niterói

Cláudia Schöffel Schavinski

Cláudia Schöffel Schavinski

Oncologista

Sorriso

Marcio D’Imperio

Marcio D’Imperio

Urologista

São Paulo

Rosane do Rocio Johnsson

Rosane do Rocio Johnsson

Oncologista

Curitiba

Marcos Miranda

Marcos Miranda

Oncologista

João Monlevade

Gustavo Vasili Lucas

Gustavo Vasili Lucas

Oncologista

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 512 perguntas sobre Câncer de próstata
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.