Como saber se uma criança esta curada de osteomielite hematogenica aguda,ou como identificar se a doença

3 respostas
Como saber se uma criança esta curada de osteomielite hematogenica aguda,ou como identificar se a doença esta ativa?quais exames indicam uma possível cura ? Qual o prazo mínimo de tratamento?é possível haver cura apenas om ATB via oral ?
A cura baseia-se na normalização dos exames sanguíneos de infecção e atividade inflamatória, dos exames de imagem como RX , Tomografia e Ressonância além da avaliação clínica feita pelo médico . O prazo mínimo habitual é de 06 semanas de medicação antibiótica embora já se admite período mais curto . Medicação somente por via oral não levam ao sucesso do tratamento .

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Acrescentaria ao colega apenas o exame de cintilografia óssea para avaliar possíveis processos inflamatórios presentes.
A osteomielite hematogênica aguda é uma infecção séria do osso que requer um tratamento cuidadoso e prolongado. Identificar a cura ou a atividade residual da doença envolve uma combinação de exames clínicos, laboratoriais e de imagem.

Para saber se uma criança está curada ou se a doença ainda está ativa, é essencial a avaliação clínica. A ausência de sintomas como dor, febre, inchaço e vermelhidão na área afetada é um bom sinal. O médico deve realizar exames físicos regulares para monitorar a recuperação.

Exames laboratoriais também são importantes. A normalização dos níveis de marcadores inflamatórios no sangue, como a proteína C-reativa (PCR) e a velocidade de hemossedimentação (VHS), indica que a infecção está controlada.

Exames de imagem como radiografias, tomografia computadorizada e ressonância magnética são úteis para monitorar a recuperação do osso. A cintilografia óssea pode ser usada para detectar áreas de inflamação residual.

A cultura de bactérias pode ser necessária em alguns casos para verificar a presença de bactérias no local da infecção.

O prazo mínimo de tratamento geralmente é de 4 a 6 semanas de antibióticos, podendo ser estendido dependendo da resposta do paciente e da gravidade da infecção. Inicialmente, o tratamento costuma ser iniciado com antibióticos intravenosos para garantir uma alta concentração do medicamento no local da infecção. Posteriormente, pode haver uma transição para antibióticos orais, mas isso depende da avaliação médica.

Cura apenas com antibióticos via oral é possível em alguns casos, especialmente quando a infecção é detectada e tratada precocemente, e o paciente responde bem ao tratamento. No entanto, isso é menos comum e geralmente o tratamento começa com antibióticos intravenosos para assegurar um controle mais rápido e eficaz da infecção.

É essencial seguir rigorosamente o plano de tratamento prescrito pelo médico e comparecer a todas as consultas de acompanhamento para garantir que a infecção seja completamente erradicada e para evitar complicações.

Se precisar de mais orientações ou quiser discutir o caso em detalhes, estou à disposição para uma teleconsulta. A telemedicina oferece uma maneira conveniente, rápida, segura e discreta de obter uma segunda opinião ou discutir o caso com especialistas. Caso se interesse, basta clicar no perfil para agendar.

Espero ter ajudado. Cuide-se bem.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Especialistas

Mauricio Takashi De Lima Uyeda

Mauricio Takashi De Lima Uyeda

Ortopedista - traumatologista

São Paulo

Ricardo Girardi

Ricardo Girardi

Ortopedista - traumatologista

Novo Hamburgo

Amaury Pachione

Amaury Pachione

Infectologista

São Paulo

Luciana Maria Caccavo Miguel

Luciana Maria Caccavo Miguel

Intensivista

Porto Alegre

Paulo Augusto Bonini

Paulo Augusto Bonini

Ortopedista - traumatologista

Adamantina

Wander Orsini Amaral

Wander Orsini Amaral

Ortopedista - traumatologista, Médico clínico geral

Santos

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 173 perguntas sobre Osteomielite
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.