Como saber se o transtorno é ciclotímico ou bipolar?

8 respostas
Como saber se o transtorno é ciclotímico ou bipolar?
Na consulta psiquiátrica é feito o histórico das crises, frequencia, durante, intercrises. Assim se pode chegar ao diagnóstico claro.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Se auto diagnosticar é difícil pois os transtornos podem parecer muito semelhantes na prática. O melhor é procurar um profissional que irá verificar o seu histórico, sintomas e sinais para alcançar o melhor diagnóstico.
Na ciclotimia as oscilações de humor não têm a gravidade do transtorno bipolar. Enquanto no TAB os episódios de depressão e de exaltação do humor costumam ser graves a ponto de produzir rupturas significativas no funcionamento habitual do paciente, na ciclotimia as oscilações do humor não são tão graves. A ciclotimia tem muito mais chance de passar despercebida, até que ocorra uma exacerbação dos sintomas por uso de antidepressivos ou climáterio, or exemplo.
No transtorno biploar os episódios depressivos podem ser graves, ou a euforia pode ser tamanha que causa um estranheza e aponta para uma "anormalidade" evidente.
A ciclotimia é facilmente confundida com ser temperamental, ser muito intenso, ser exagerado e impulsivo. Ambas as condições tem um caráter biológico e hereditário e podem trazer implicações a longo prazo, como algum prejuízo cognitivo.
Se supõe que tem humor instável, sem motivo aparente, seria bom procurar verificar com um profissional de sua confiança, para que nao haja implicacoes futura. Isso chama Prevencao , autoconhecimento, ( pontos fortes e os fracos, o que me frusta, me entristece, alegra, etc.) um estilo de vida saudável, na alimentação, no corpo, bons relacionamento. Somos um todo, Corpo x Mente xEspirito, um intefere no outro, exemplo o corpo e a mente fica comprometida ou vice versa e sem religiosidade e sua crença, fé tambem contrapoe ou nao esse tripé.
O transtorno bipolar alterna fases depressivas e eufóricas. Na depressiva, a pessoa sente desanimada, desinteressada, apática, etc. Essa fase pode durar meses. Na euforia ocorre uma grande energia. Fala demais, pode fazer muito sexo, gasta muito, não dorme, passa a noite em claro, etc. Essa fase pode durar meses. As duas fases, eufórica e depressiva são bem separadas. O tratamento é feito com estabilizadores de humor, como o lítio e depakote. As vezes, é necessário um antipsicótico para o retorno a realidade. Mas, para saber se realmente tem esse transtorno melhor procurar um psiquiatra. Se constatado fazer tratamento medicamentoso e terapia.
Prezado(a)

Procure um profissional habilitado, psicólogo ou psiquiatra, este poderá através de consultas e conversas profissionais, chegar a um diagnóstico preciso e saberá orientá-los e esclarecê-los da melhor maneira possível.

Atenciosamente
Dínerson Fiuza
Na consulta com o psiquiatra ele faz uma avaliação que é possível fazer o diagnóstico diferencial.
Após o início do tratamento é importante fazer acompanhamento com psicólogo também.
Melhoras!
olá!
Procure um psiquiatra, ele é o profissional adequado para fazer essa avaliação, uma vez que são transtornos semelhantes mas com intensidades diferentes.

Especialistas

Janaina Lins Braz

Janaina Lins Braz

Psicólogo

Patos

Sabrina S. Bezerra

Sabrina S. Bezerra

Psicólogo, Psicanalista

São Paulo

Camila Machado

Camila Machado

Psiquiatra

Belém do Pará

Maurício Lacerda Caldeira Filho

Maurício Lacerda Caldeira Filho

Psiquiatra

Ipatinga

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 13 perguntas sobre Transtorno Ciclotímico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.