Como saber se estou com depressão? Devo procurar um médico?

12 respostas
Como saber se estou com depressão? Devo procurar um médico?
A depressão (simplificando a explicação) é uma doença que se caracteriza por sintomas de tristeza e/ ou anedonia (que é a falta de prazer nas atividades que antes eram prazerosas, como se a vida perdesse a graça). Junto com isto podem haver alterações de sono (insonia ou muito sono), do apetite (perda de peso associada ou ganho de peso), diminuição da concentração, da auto estima, dos planos pro futuro, pensamentos de morte (como se fosse mlehor morrer ou sumir deste mundo) e em casos mais graves pensamentos de suicídio, diminuição da libido, entre outros sintomas. Estes sintomas duram mais do que 14 dias e costumam estar presente na maior parte do dia, prejudicando grandemente a qualidade de vida do paciente. O ideal é que você procure ajuda o mais rápido possível, ou de um médico(a) da sua cidade (mesmo que não tenha um psiquiatra de fácil acesso na sua cidade, pode inicar o tratamento com um clínico geral ou neurologista) ou de um psicologo(a) para lhe avaliar detalhadamente. Att

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O estado depressivo possui uma série de variações. É interessante procurar um psicólogo. Caso este profissional entenda que é preciso um acompanhamento de um psiquiatra, ele fará o encaminhamento.
Psiquiatra.
Os sintomas de depressão tem algumas variações que podem confundir com outros transtornos. Sem uma avaliação presente fica difícil diagnosticar com precisão. Sugiro que você procure um médico de sua confiança, seja ele especialista em clínico geral, neurologista ou psiquiatra. Ou, se preferir, procure um(a) psicólogo(a) para uma avaliação. Espero ter ajudado!!! Boa sorte!!!

Forte Abraço!!!
Olá!

Sim busque o quanto antes a avaliação com um psiquiatra e a terapia com o psicólogo.
Olá! Tristeza e depressão são coisas diferentes. Tristeza é algo passageiro e pontual, com um motivo determinado e passageiro, já a depressão não precisa de um motivo aparente e acontece de forma duradoura lhe causando intenso sofrimento. Espero ter ajudado!
Prefiro te lançar uma pergunta. Como você está se sentindo? Indiferente do mome, se você está sentindo mal internamente, que tem coisas que não está conseguindo resolver sozinho,angústias,tristezas, baixa autoestima, pensamentos negativos, procure sim um psicólogo para te orientar se for necessário ele te encaminhará para um psiquiatra. Boa sorte!!!????
Olá Bom Dia!
Imagino a dificuldade e o transtorno de estar se sentindo assim!
Pelo que pude entender, você está sendo cuidado por um psiquiatra e tomando medicações , mas ainda assim sente tristeza e desânimo certo?
Sugiro buscar acompanhamento psicoterapêutico, pois a parte sensorial, parte das emocional precisam ser trabalhadas. A medicação nos ajuda,porém camuflam os sinais que o corpo nos dá.
Todos nós queremos nos livrar dos sintoma é claro, mas eles nos dizem algo e quando tomamos somente a medicação isso não se resolve.
Busque ajuda o quanto antes, o seu sintoma é a sua saúde e veja o que ele quer lhe dizer!
Sucesso!
Maria Consolata Pappacena
Pode procurar uma psicoterapia, caso perceba ao decorrer das terapias que o problema não é depressão, poderá trabalhar as questões internas e proporcionar a si mesmo um auto-conhecimento. abraços e tenha uma ótima semana.
Muitos profissionais da saúde podem detectar a depressão, os mais especializados costumam ser o psiquiatra e também o psicólogo e muitas vezes esses dois trabalham em dupla. Pode ligar e agendar com qualquer um dos dois.
A depressão é quando se tem uma tristeza muito profunda que não passa, começando a surgir outros sintomas. A pessoa deprimida apresenta apatia, indiferença, desesperança, falta de perspectiva ou prazer pela vida. Além de se mostrar com energia reduzida, distúrbios de sono, alterações de apetite, falta de concentração, ansiedade, baixa autoestima, sentimentos de culpa e dificuldades nas relações pessoais, sociais, familiares ou de trabalho. Esses sintomas aparecem e desaparecem de maneira sutil. O diagnóstico da depressão é caracterizado pelo conjunto de alguns desses sintomas. Uma vez diagnosticada, é necessário recorrer à ajuda psicológica e psiquiátrica para que responda ao tratamento positivamente. Sendo assim, se você se encontrou nesse quadro de sintomas, procure essas ajudas citadas anteriormente.
Busque um psiquiatra.

Especialistas

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Jonas Figueiró

Jonas Figueiró

Psicólogo, Psicanalista

Curitiba

Beatriz Quirino

Beatriz Quirino

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1150 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.