Como saber quando o fato de querer ter musculos fortes e definido se torna uma obsessão ? Como é qu

31 respostas
Como saber quando o fato de querer ter musculos fortes e definido se torna uma obsessão ?
Como é que eu sei se a minha vontade de ter musculos bem definido está virando uma obsessão ?
Quais são as caracteristica a se analisar ?
 Anamy Lemos
Psicólogo, Psicopedagogo
Feira de Santana
Quando o desejo por ter músculos se tornar um pensamento frequente e intenso, levando você a substituir outras atividades cotidianas por malhar excessivamente para garantir o desejo de ter músculos fortes(vigorexia). As características a serem analisadas são intensidade e frequência desses pensamentos e comportamento a partir dos mesmos, onde o indivíduo prioriza sempre a necessidade de manter o corpo atlético, desprezando sempre outras atividades.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Deivid Regis dos Santos
Psicólogo
Londrina
Olá.
Um bom critério para você definir se é um problema é quando o assunto começa te incomodar, quando mesmo não querendo pensar sobre isso é só o que vem na sua cabeça. Também outro critério é ver se esses pensamentos estão tomando o seu tempo no lugar de outras atividades e se está deixando de fazer algumas coisas importantes para poder treinar ou porque irá prejudicar o seu treino.
Abraço
Dra. Priscila Assis
Psicólogo
Ribeirão Preto
Quando esse desejo te prejudica no dia a dia, pelo excesso de preocupação, aí sim deve ser investigado. Mas isso não significa que você precise de terapia, pode ser que leve sua vaidade como uma prioridade. Se for bom para você, não se preocupe. Se estiver te prejudicando em suas atividades cotidianas, e emocionalmente, procure ajuda terapêutica.
Espero ter ajudado.
Um grande abraço!
 Gabriel Fernandes Oliveira
Psicólogo, Psicanalista
São José dos Campos
Existe uma linha tênue que separa a obsessão da busca por um maior desempenho esportivo.

Atletas de diversas modalidades esportivas buscam terapia pois tem que sustentar um nível alto de ansiedade para manter um bom desempenho e o acompanhamento ajuda a medir quando essa ansiedade começa a prejudicar a saúde.

A busca por músculos cada vez mais fortes e definidos, pra além de uma questão estética, pode assumir esse caráter competitivo e de desempenho.

Pra saber quando isso se torna um problema primeiro é importante saber o que isso significa na sua vida, em que momentos essa preocupação aparece, quais medos e desejos envolvidos...

A especificidade do caso vai dizer quais critérios serão melhores para avaliá-lo.
 João Paulo Vieira
Psicólogo, Psicanalista, Sexólogo
Fortaleza
Olá, o desejo de ter músculos pode ser comum, por questões estéticas e narcísicas, porém quando o pensamento desejante se torna algo inquietante e começa a "martelar" frequentemente, chegando a incomodar a sua vida em outras situações pessoais, é hora de buscar o que se pode ter por trás desse desejo tão pertinente. Na terapia você irá refletir sobre todas essas questões corporais, o que há por trás desse desejo estético, entre outros questionamentos. Espero que você consiga resolver sua problemática. Cuide-se !
Olá. Acredito que sua dúvida é muito pertinente. Se é um assunto que te causa angústia, talvez seja interessante marcar uma sessão de psicoterapia para avaliar melhor essa questão. Você não precisa ficar sofrendo sozinho. Atenciosamente.
Poderíamos pensar que pode se tornar uma obsessão quando esse assunto toma seu tempo e preocupação mais do que o razoável. Se você deixa de arcar com suas responsabilidades por conta disso. Se ao pensar nisso você fica ansioso, nervoso, irritado. Se ao deixar de cuidar do seu corpo você responde emocionalmente mal.
Perceba o quanto isso te afeta. Avalie se te causa prejuízo e se você pode lidar com isso sozinho ou se vai precisar de ajuda.
Não deixe de procurar ajuda caso necessário. Cuide do seu corpo e da sua mente.
Um abraço.
 Rosangela de Marchi Oliveira
Psicólogo
Nova Odessa
Olá! Um bom parâmetro para você saber se seu desejo de ter um corpo musculoso se tornou obsessão e observar se isso tem te causado prejuízos nas atividades diárias, ou seja, se você dedica muito tempo do seu dia pensando sobre isso ou se exercitando para atingir um objetivo irreal ou exagerado. Sugiro que procure um psicólogo para te ajudar.
 Marcela Ondei
Psicólogo
São José dos Campos
Se querer ter músculos está atrapalhando a sua vida social, se pensar em ganhar músculos não te traz algum sentimento positivo e passou a ser negativo. Se você deixa de sair com amigos, família ou companheiro (a) por conta do desejo de ganhar músculos, aí sim pode ser uma obsessão. Caso contrário, pode ser somente o desejo ser musculoso.

Um abraço
 Bruna Prochnow
Psicólogo
São Paulo
O fato de você estar preocupado e buscando orientação é um indicativo de que é importante se debruçar sobre isso. Sintomas, dúvidas, questionamentos, emoções são portas para investigar a si mesmo, se conhecer melhor. A psicoterapia pode ajudar a aprofundar e potencializar este caminho/processo de autoconhecimento.
Talvez você esteja se referindo ao quadro de Dismorfia Corporal, o que, claro, implica em algo que vai de encontro ao saudável. Parece que apresenta algum receio sobre isso. Seu caso pode ser avaliado e, se necessário tratado. Você é mais que bem vindo.
 Cleide Marchiotti
Psicólogo, Psicanalista
Maringá
Ola! Para responder sua pergunta de forma bem simples. Note o quanto de energia tem gasto com isso. Tudo o que é excessivo é prejudicial, tanto para o físico, quanto para a mente. Tudo o que fazes de forma suave e agradável é benéfico, isto é, se não te consome, faz bem. Entretanto se notar que esteja precisando de ajuda não vacile. Busque por ajuda profissional da psicanálise e ou psicologia. Espero ter ajudado
 Thiago Marsaioli Coelho
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
O ideal é procurar ajuda de um profissional da área, pois o desafio de se "autoanalisar" pode ser bastante difícil, isso porque nossos aspectos desejosos se mesclam com nossa capacidade de crítica e auto-observação. No caso, por exemplo, uma vontade muito grande por um corpo musculoso (sem nada de gordura) pode camuflar a percepção de uma preocupação excessiva, podendo configurar ou não um circuito obsessivo-compulsivo. Porém, de formas gerais, vale se perguntar: quais as implicações deste impulso ou vontade no seu dia-a-dia? Houve complicações em meios profissionais, sociais ou relacionamentos afetivos? Tem deixado de fazer outras atividades - que antes eram fundamentais - para malhar ou mesmo pensar sobre isso? Há dificuldade de foco em outras atividades, ideias ou mesmo preocupações? E, por último, mas fundamental: há sofrimento associado?
 Maria Annunziata Spagnolo
Psicólogo
Salvador
Boa noite concordo plenamente com quanto o colega Gabriel Fernandes Oliveira sugeriu, o que desejo acrescentar ou sugerir é procurar ajuda de um profissional que trabalhe com Brainspotting esta terapia se estruturou com estudos sobre o trabalho terapêutico realizado com esportistas; Procure alguém que trabalhe com esta linha terapêutica.
 Maria Fernandez
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
Diferenciar um hábito de uma obsessão só é possível com uma análise cuidadosa.
Devemos sempre levar em conta o tempo que tal ato ocupa nossos pensamento e nossa rotina diária. E ainda há quanto tempo isso ocorre, pois muitas vezes em determinados momento desviamos nossa atenção para fugir de outro assunto ou fato qw esteja ocorrendo em momento pontual.
Perguntar-se: deixo de ir a um compromisso com amigos para malhar? Fico ansioso quando não faço a atividade em questão?
De qq modo sua Preocupação já pode sinalizar que algo já está incomodando.
Tente responder as perguntas e se a resposta for sim já pode ser um indício.
Atividade física é excelente mas obsessão é adoecimento.
 Carolina Ribeiro dos Santos
Psicólogo, Psicanalista
Curitiba
Olá! Podemos pensar que o simples fato de você se questionar sobre isso, pode ser um indicador de que essa busca está te causando algum tipo de sofrimento, que te incomoda de alguma forma, o que já nos dá indícios de que a busca por um acompanhamento psicológico com o intuito de compreender melhor esse desejo e seus efeitos possa ser proveitosa para você, principalmente se esse desejo e a busca por obtenção de resultados estiver causando prejuízo na sua rotina diária. Vale ressaltar que essas características são pontos que sugerem a existência de algum problema, mas somente por meio de um acompanhamento com um profissional da área da psicologia será possível realizar um diagnóstico mais preciso, mesmo porque a busca por uma musculatura definida terá diferentes causas e significados de acordo com cada pessoa e é nesse sentido que uma psicoterapia individual poderá ajudar. Att. Carolina
 Elciane Lipski
Psicólogo, Psicopedagogo
Curitiba
Olá, estas características e investigação devem ser feitas por profissionais, como psiquiatra ou psicólogo, isso lhe ajudará a chegar a uma resposta e tratamento buscando equilíbrio caso seja realmente obsessão, pelo que afirma, isso parece lhe incomodar. Existem transtornos voltados aos excessos de culto ao corpo, pois isso necessita ser melhor investigado.
 Isa Maria Zimermann de Araujo
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Se você está sentindo que seus pensamentos e atitudes somente giram em torno de ter músculos fortes, não se interessando por outros aspectos que compõe a sua vida, procure um especialista de saúde , um médico psiquiatra e tb um profissional psicólogo para te auxiliarem com tratamentos, você está precisando.
Considere se esta dúvida é sua ou é motivada por críticas de pessoas próximas. Pense quanto espaço querer ter músculos definidos ocupa no seu cotidiano e no seu pensamento, se você não é profissional em fisiculturismo. Pense se está se colocando em riscos alimentares e medicamentosos para atingir seus objetivos. Se tiver um conflito interno procure uma terapia.
Boa noite . Recomendo que procure um Psicólogo ou Psiquiatra.
Pessoas com transtorno dismórfico corporal acreditam que tem uma ou mais imperfeições ou defeitos na aparência física, porém, esse defeito na realidade não existe ou é leve. Elas normalmente realizam determinadas atividades (como olhar no espelho, arrumar-se excessivamente ou comparar-se com outros) devido à grande preocupação com sua aparência. Alguns homens com constituição física normal, ou até mesmo atlética, sentem-se franzinos, e tentam obsessivamente aumentar o peso e os músculos: um transtorno chamado de dismorfia muscular. É possível que a pessoa descreva as partes do corpo de que não gosta como feias, pouco atraentes, deformadas, medonhas ou monstruosas. A maioria das pessoas com o transtorno dismórfico corporal não sabe que, na verdade, são normais. A maioria das pessoas com transtorno dismórfico corporal tem dificuldade de controlar sua preocupação e gastam horas todos os dias preocupando-se com seus supostos defeitos. Tratamento se da por determinados antidepressivos associados a psicoterapia.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
 Maria Cristina Dalia
Psicanalista, Psicólogo
Santos
Só estar se perguntando já diz de sua preocupação com o tema, o que provavelmente indica que tem muito a falar sobre isso. Procure uma psicanalista, faça uma primeira entrevista e permita-se perguntar e pesquisar sobre o assunto com a direção e orientação de uma profissional. Você pode se surpreender. Vale a pena!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise - R$ 250
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá
Quando você passa a só pensar nisso (nos músculos fortes e definidos) e isso acarreta prejuízo para a sua qualidade de vida. Quando essa passa a ser sua prioridade acima de tudo, causa essa estranheza que você está sentindo.
Uma psicoterapia vai te ajudar a entender o por quê desse padrão de comportamento e a partir daí efetuar mudanças necessárias.
Boa sorte
 Tuanne Magalhães
Psicólogo
Fortaleza
Olá, se torna obsessão quando você sentir que está perdendo sua qualidade de vida, substituindo atividades rotineiras do seu cotidiano em prol do desejo de ter um corpo malhado. É importante observar a frequência e intensidade que esses pensamentos aparecem na rotina e se eles tem causado sofrimento(emoções e sentimentos).
.
Olá
Depende a sua vontade está voltada para ter resultados imediatos? Ou seus pensamentos são frequentes e intensos sobre essas temática? Existe treinos em excesso e descuido das outras áreas da sua vida?
É importante voce observar tudo isso e ter essa auto avaliação; Se necessário busque ajuda de um Psicólogo.
Oi. O comportamento disfórico infelizmente é um sintoma comum do século XXI, existem diferenças entre sintomas e comportamentos obsessivos. Existe um quadro psicopatológico muito comum ao público masculino chamado vigorexia, dismorfia muscular ou anorexia nervosa que se caracteriza pela insatisfação constante com o corpo onde há uma visão distorcida das próprias formas. Mas não é possível uma auto avaliação, é importante a busca urgente de um profissional de psicologia para o psicodiagnóstico.
Posso lhe auxiliar com essa avaliação e acompanhamento.
 Augusta Olivério
Psicólogo
São Paulo
Um desejo se torna obsessão de acordo com sua frequência e intensidade. Na medida em que esses dois fatores passam a ser comum em sua vida, ao ponto de afetar tarefas e ações comum do seu cotidiano, é hora de buscar uma terapia.
A obsessão por um corpo malhado e definido (vigorexia) pode aparecer em qualquer etapa da vida, afetando sua vida social e profissional,quase como um comportamento de vício mesmo. Se isto está lhe preocupando é porque provavelmente você também está sentindo que sua relação com esse desejo já não está saudável. Busque uma terapia para entender melhor essa sua busca incessante.
 Bacellar Cazão
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Veja se você está dedicando sua existência para isso, se é o seu sentido de vida, e se o desenvolvimento da personalidade está ficando com pouca atenção.
Olá! Quando a pessoa passa a se cobrar muito quanto à sua performance, a atividade física pode acabar interferindo negativamente na autoestima e, consequentemente, no bem-estar. A pessoa passa a realizar atividade de forma intensa e exagerada, se cobrando muito, sempre pensando que não fez o suficiente... Tudo isso sempre buscando o corpo perfeito que não existe. Isso significa que algo está errado. Nesse momento há necessidade de procurar ajuda profissional de um psicólogo.
 Gisele Rodrigues
Psicólogo
Florianópolis
Olá. Penso que você deve perceber se sente que esse desejo está tomando conta da sua vida, se tornando um assunto único ou fortemente predominante nos seus pensamentos e ações, se tornando o sentido de todas as coisas que você faz e/ou trazendo prejuízo e sofrimento para você.
Dra. Patricia De Lucia Nadruz
Psicólogo, Terapeuta complementar
São Paulo
Olá, obsessões são pensamentos, impulsos ou imagens recorrentes e persistentes que podem causar ansiedade ou desconforto e que interferem nas atividades diárias, nos relacionamentos interpessoais ou que ocupam boa parte do tempo do indivíduo. Sendo assim se o pensamento de ter o corpo perfeito ocupa boa parte do seu tempo, interfere na outras atividades (vc deixa de fazer outras coisas ou pensar em outras coisas) pode-se considerar uma obsessão. Abraço
Olá. Bom, acho interessante olhar para o quanto essa vontade de ter músculos fortes e definidos interfere na sua rotina e vida. Algumas perguntas que você pode se fazer: Como é o seu nível de satisfação com seu corpo atualmente? Você gosta dele, mesmo não estando como descreveu (forte e definido)?; As pessoas costumam dizer sobre seu corpo de uma forma que você não vê igual?; Você tem deixado de realizar outras atividades ou mesmo ir a eventos, por causa do exercício físico?; Você pensa constantemente nesse tema? ; faz ações para além das prescrições profissionais/médicas para alcançar o resultado?.... Esses são alguns questionamentos que podem te ajudar nessa autoconsciência. Conversar com um profissional e fazer uma avaliação detalhada é o mais indicado, ele vai conseguir te ajudar a entender e tratar caso seja observado alguma necessidade de intervenção. Espero ter ajudado, Abraço.

Especialistas

Lídia Carvalho

Lídia Carvalho

Psicólogo

Curitiba

Maria Clara Crozariol Capellete

Maria Clara Crozariol Capellete

Psicólogo

Taubaté

Karla Chartouni

Karla Chartouni

Psicólogo

Sinop

Rhana Ramos

Rhana Ramos

Psicólogo

Mariana

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 23 perguntas sobre Consulta psicológica do adulto
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.