Como saber quando é hora de procurar ajuda?

5 respostas
Como saber quando é hora de procurar ajuda?
Olá, o quando buscar ajuda de uma maneira genérica é quando não se consegue lidar com algo sozinho; por exemplo, quando precisa trocar uma fiação na sua casa, ou sente dores fortes no estômago, ou uma revisão de texto etc. Da mesma maneira vale para o mundo psíquico, às vezes nos sentimos bem, não temos dificuldades na maioria das coisas da vida, mas uma nos impacta o suficiente para nos ocupar de mais e tirar nosso equilíbrio; às vezes quando estamos com dificuldades de fazer as coisas mínimas e mais mundanas da vida e, outras vezes, quando apenas queremos nos conhecer mais. Como já existe esta dúvida de quando buscar ajuda já é um pedido de ajuda, um auxilio e se isto veio é porque tem algo que está suficientemente incômodo e não está fácil de lidar sozinho sempre, portanto, creio que seja um momento de buscar uma ajuda. Caso tenha mais dúvidas, estou à disposição.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Ao menor sinal de depressão, procure ajuda. Lembrando que depressão é muito diferente de tristezas que a vida nos traz. Hoje tem muita gente se rotulando depressiva sem procurar antes um diagnóstico confiável. No quadro depressivo, a pessoa fica com o humor rebaixado na maior parte do dia, perde interesse pelas coisas do cotidiano ( coisas que gosta de fazer), pode perder ou ganhar peso de forma significativa, tem insônia ou hipersonia quase todos os dias, apresenta agitação ou retardo psicomotor, sente fadiga ou perda de energia, sente-se sempre inútil ou culpado sem o menor sentido, tem sua capacidade de pensar e se concentrar bem diminuída e pode apresentar pensamentos recorrentes de morte. Se você não apresenta esses sintomas, mas está com uma tristeza ou baixa energia por um tempo muito extenso, corra para o psicólogo.
Oi, algumas indicações para se procurar ajuda de um/a psicólogo/a:
Na profissão: Dificuldades no ambiente de trabalho, dificuldades com o gestor/gerente/chefe/colegas de trabalho, dificuldades em se sentir realizado, motivado, interessado, etc;
Na família: Dificuldades com os pais, dificuldades com os filhos, dificuldades com compreender laços familiares, etc;
Nos relacionamentos: Problemas com o/a parceiro/a amoroso/a, medo de se relacionar, dificuldades no casamento ou namoro, sentimento de carência, de não compreensão, etc;
Comportamento: Mudança de comportamento, compreensão sobre comportamento, melhorar aspectos, compreender sobre o funcionamento interno, etc;
Autoconhecimento: a prática de se conhecer melhor faça que uma pessoa tome escolhas mais consciente, autônoma e refleti melhor sobre suas formas de pensar, agir e sentir;
Saúde Emocional: Tratamento para depressão, ansiedade, pânico, estresse, fobias, bipolaridade, borderline, transtornos alimentares, etc.
Olá, é aconselhado procurar um psicólogo(a) quando você não está conseguindo lidar com as suas atividades e rotinas de forma saudável. Quando tiver algum sentimento ou sensação com tamanho desconforto que fica difícil compreender.
A Depressão deve ser tratada com seriedade e caso você esteja se sentindo desmotivado, com sensação de vazio ou peso sem encontrar um motivo, é importante você buscar um auxilio.
Podemos ficar tristes, a tristeza é um sentimento e faz parte das nossas experiencias, mas devemos conseguir compreender o motivo que nos deixou triste. Caso esteja difícil compreender o seu estado atual, sugiro buscar um profissional para facilitar o seu caminho.
Abraço
Ao chegar nesse dilema, recomendo avaliação com psicologo ou médico psiquiatra, pois estes profissionais vão lhe orientar sobre necessidade ou não de tratamento.

Especialistas

Maria Helena Silva

Maria Helena Silva

Psicólogo

Volta Redonda

Juliana Xavier

Juliana Xavier

Psicólogo

Rio de Janeiro

Karina Aimee Ouchana

Karina Aimee Ouchana

Psiquiatra

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Ana Larissa Marques Perissini

Ana Larissa Marques Perissini

Psicólogo, Sexólogo

São José do Rio Preto

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 126 perguntas sobre Transtorno depressivo maior
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.