Como reduzir a ansiedade generalizada ? Ou mesmo acaba-la ?

23 respostas
Como reduzir a ansiedade generalizada ? Ou mesmo acaba-la ?
Olá, te oriento procurar um psicólogo de preferência da abordagem cognitiva comportamental, para que possa te ajudar a reestruturar pensamento que levam as condições ansiogênicas. Sendo assim, avaliação psicológica e médica psiquiatrica, são fundamentais para um tratamento adequado e sua evolução! Fico a disposição. Boa sorte

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A melhor forma de lidar com a ansiedade é conhecendo a si mesmo, e nada melhor para tal que a psicoterapia, pois além de tratar o problema é importante conhecê-lo com ajuda especializada. .
Abraço
Primeiro é importante entender a(s) causa(s) da ansiedade, suas motivações, contextos em que se manifestam, enfim tornar conhecido esse sentimento repentino tão perturbador. Nesse sentido a psicoterapia pode ser de grande ajuda inicialmente. Se mesmo assim não ocorrer a diminuição dos sintomas, penso ser importante a avaliação cautelosa com um psiquiatra e a introdução de um medicamento. Ambas as terapias concomitantes, em muitas situações costumam ter um bom prognóstico.
Os tratamentos mais indicados são medicamentoso e a psicoterapia. Contudo, exercícios físicos, técnicas de relaxamento e até meditação são uma boa alternativa para diminuir os sintomas da TAG. Um abraço.
Transtorno de Ansiedade Generalizada- TAG costuma ser crônico, duradouro com pequenos períodos de remissão dos sintomas, mas geralmente leva o paciente à sofrer com o estado de ansiedade elevada durante anos, em alguns casos - com o passar dos anos - aprende à lidar com a TAG.
Através do autoconhecimento, da compreensão dos fatores que geram a Ansiedade ela pode ser amenizada.
A sugestão que ofereço aos meus pacientes é a busca por um estilo de vida mais saudável envolvendo atividades físicas, alimentação natural, Terapias Alternativas, etc.
Ter um momento para si mesmo, observar os sintomas e buscar respostas para isso. A Psicoterapia é um fator fundamental para amenizar tal sintomatologia, mas o paciente precisa ter uma vontade real e se responsabilizar pela sua melhora. Marque a Psicoterapia o quanto antes, você vai se sentir bem melhor.


Att,
Pergunta difícil, no sentido de que em se tratando de psicanálise, cada sujeito é unico e apenas em análise poderíamos, de fato responde-la. O que se pode adiantar do processo? que será necessário revisitar questões angustiantes que você ainda deve ter por resolver? Que seria interessante você ir pensando o que pode estar relacionado com a sua ansiedade? Que buscar pensar o que te incomoda e tente resolver, pode ainda te trazer mais ansiedade? Você já tentou analisar seus sonhos? a parte que você e angustia mais do sono? que também será necessário reparar nas formas de repetição que te esquivam de elaborar questões? Que em princípio não reconhecerá essas questões!? E que, talvez, elas surjam qua do você de fato se empenhar na análise junto a um profissional?Angustiante, não? Sugiro que você procure um profissional que analise essas questões todas. Caro que vocé pode procurar técnicas de relaxamento. Mas será que não gostarias de saber como lidar com esses sintomas?
abc
Boa Sorte
Para o tratamento de TAG é impressindível psicoterapia, de preferência Terapia Cognitivo Comportamental, que vai atuar junto aos sintomas, no sentido de reduzir os mesmos e na causa geradora dos sintomas. É transtorno de curso longitudinal duradouro, às vezes sendo necessário a intervenção medicamentosa, com o auxílio de um Psiquiatra, com intuito de promover uma melhora nos sintomas fisiológicos da ansiedade e como coadjuvante da psicoterapia. Espero ter ajudado de alguma forma.
No início do tratamento é importante o acompanhamento psiquiátrico. O psicólogo especialista em controle de TAG dará continuidade ao tratamento.
O TAG é um transtorno de ansiedade que, muitas vezes, é acompanhado por sintomas físicos como insônia, tensão muscular, taquicardia, sudorese, problemas gastrintestinais, dentre outros. A terapia cognitivo comportamental tem se mostrado eficaz na medida em que busca identificar os pensamentos e crenças que estão por trás do transtorno e propor formas alternativas de lidar com o mesmo, objetivando um alívio dos sintomas.
Olá!
É importante salientar que em terapia não há a busca de acabar com a ansiedade pois é preciso uma certa ansiedade para preservação e segurança do ser humano. O que se trabalha são as crenças que estão por trás desta ansiedade e aplica-se técnicas de controle desta.

Estou à disposição
TAG deve ser tratada com psicoterapia individual ou em grupo, atividade física, medicaçao ansiolítica, exercícios de meditação ou yoga, entre outros.
A TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada) responde bem ao protocolo de tratamento da Terapia Cognitivo Comportamental. Sendo a sua história de vida e aprendizagem única, é fundamental que o profissional identifique o que ela representa para você e direcione novos caminhos.
Existem alguns métodos gerais que as pesquisas mostram respostas eficazes para o TAG e vários foram citados em outras respostas aqui no Doctorália, contudo o interessante é entender a SUA ansiedade: o que aflige? onde você sente? sente mais em algum espaço específico? desde quando sente? etc.

Não são apenas as respostas dessas perguntas que vão clarear completamente a SUA ansiedade. Lançar mão de medicamentos também não dará conta como um todo do seu problema. O ideal é ser acompanhado(a) por um psicólogo(a) e no processo psicoterápico entender melhor suas questões e aos poucos imprimir estratégias adequadas para VOCÊ e aguardar melhoras com o tempo.
A ansiedade é ligada a algum pensamento invasivo. ´E necessário mudar a direção dos pensamentos que levam a não que manter no presente. Uma vez que a ansiedade o leva para demasiada preocupação com o futuro. Para mudar a direção dos pensamentos, é preciso pensar de forma mais positiva e reforçar as características que o mantém no aqui- agora. Exercícios físicos intensos, como corrida, ou pedalar com forçar, são um bom exemplo.
Abraços!
Olá! A Terapia Cognitivo-Comportamental possui um protocolo de tratamento para Ansiedade Generalizada que ajuda o paciente a lidar com os sintomas através de reestruturação cognitiva, técnicas e se for necessário o uso de medicação. Abraço!
Com medicamentos e uma psicoterapia você consegue controlar a ansiedade e ter sua qualidade de vida novamente. Quanto mais cedo você começar, mais fácil de tratar, um abraço
Ansiedade faz parte dos mecanismos de resposta, desde os primórdios funcionou como reação protetiva . É biológica e também aprendida. Hoje os perigos estão mais relacionados a interpretações ou avaliação dos fatos e dependendo podem gerar um transtorno psicológico, pois desencadeia uma grande descarga de hormônios necessários pra uma de ação e caso isso seja uma catastrofização, acaba gerando um estresse do organismo caso não seja para uma ação de fato. O importante é entender quais?, como?, por que? desses gatilhos reais e mentais, trabalhar os recursos e regulação das reações entre as diferença entre as probabilidades e possibilidades
Olá, na realidade acabar com a ansiedade generalizada pode ser um pouco difícil, pois a ansiedade faz parte do grupo das emoções, portanto, está em nossa natureza humana, ela poderá variar constantemente, mas quando a ansiedade torna-se prejudicial na sua vida e no seu cotidiano ai necessitará procurar ajuda tanto médica como o Clinico Geral para avaliar seu estado físico e depois uma avaliação psicológica para compreender o seu desenvolvimento emocional, assim você terá um prognóstico adequado e coerente.
Oi! É importante saber exatamente o que te incomoda, quais os momentos de crise, quando, como acontece. Procure um psicólogo e os relate. O profissional irá te ajudar a mudar o foco de suas questões e cm sua ajuda, visualizar o que te incomoda tanto. Boa sorte! Um abraço!
Procure um Psicanalista na sua região para iniciar um processo de análise. Se a ansiedade já está em um nível que lhe trás sofrimento é importante tratá-la. O processo de análise vai permitir que você tenha acesso ao conteúdo inconsciente que está associado a manifestação desse sintoma possibilitando uma outra maneira de lidar com o mesmo em um primeiro momento.
De forma resumida, o transtorno de ansiedade generalizada (TAG) se caracteriza por uma tendência em se preocupar continuamente com tudo. Acompanhada de sintomas físicos de estresse, insônia, tensão muscular e problemas gastrointestinais.
A terapia cognitivo-comportamental irá te ajudar a entender a dinâmica do TAG, a trabalhar a distinção entre preocupação normal e excessiva, no desenvolvimento de maior tolerância a incerteza, na resolução de problemas, na reestruturação de pensamentos, irá te ensinar técnicas de relaxamento, dentre outras intervenções.
Dependendo do nível da sintomatologia os pacientes também devem procurar tratamento farmacológico.

Procure um profissional de saúde mental especializado para avaliar o seu caso e boa sorte!
Atenciosamente.
Olá! Você pode encontrar grande melhora e até mesmo remissão total dos sintomas com a psicoterapia e, em alguns casos com sintomas mais severos, com medicação apropriada e prescrita por um psiquiatra. Fazer exercícios físicos regularmente, aprender técnicas de respiração, yoga e atividades de lazer também auxiliam muito. Não se sinta envergonhado(a) em procurar ajuda, Ansiedade não é frescura! Deve ser olhada com atenção e respeito.
Abraços
Psicoterapia, Medicaçoes e Meditaçao Mindulfulness podem ser ferramentas importantes no tratamento da ansiedade generalizada. Abraços

Especialistas

Amanda Vitória Pereira da Silva

Amanda Vitória Pereira da Silva

Psicólogo

João Pessoa

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Patrícia Moreira

Patrícia Moreira

Psicólogo

Manaus

Bianca Caroline Secco Silva

Bianca Caroline Secco Silva

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 251 perguntas sobre Transtorno da ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.