Como que um psicóloga pode ajudar quem não consegue emagrecer?
9
respostas
Como que um psicóloga pode ajudar quem não consegue emagrecer?
A relação que estabelecemos com a comida também diz respeito a aspectos do nosso mundo emocional. Ou seja, posso comer quando estou triste, posso comer quando muito feliz, quando ansiosa ou para preencher um vazio, por exemplo... Neste sentido, o psicólogo pode ajudar você a entender a sua relação com o comer, com seu corpo e com aquilo que gostaria de mudar.
Espero ter ajudado!
Espero ter ajudado!
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
O ato de comer está ligado ao afeto, não comemos simplesmente para obter uma satisfação fisiológica. Além da questão emocional devemos avaliar as suas escolhas alimentares e o seu ritmo de vida, que interfere no processo de emagrecimento.
Há dois motivos para uma pessoa estar acima do peso: desajustes hormonais e descontrole alimentar (comer em excesso). Quando o motivo é o comer em excesso é necessário fazer mudanças no estilo de vida. Mas mudar não é fácil, por isso um psicólogo pode ajudar nessas horas.
A mudança precisa ser feita na forma como se lida com as emoções, na maneira como se relaciona com a comida e por fim no ato de comer.
A mudança precisa ser feita na forma como se lida com as emoções, na maneira como se relaciona com a comida e por fim no ato de comer.
Olá, o profissional pode ajudar com a reestruturação cognitiva. O engordar está relacionado com comportamento desfuncional que levam o indivíduo a obesidade. Daí fazendo um acompanhamento cognitivo comportamental ele terá a possibilidade de reestruturar pensamentos que levam a emoções e consequentemente comportamentos mais funcionais. Outras abordagens da psicologia também são bastantes eficientes. O que vale é ter um profissional psicólogo que te ajude a lidar com a ansiedade entre outras manifestaçoes emocionais para assim emagrecer definitivamente.
Te oriento a procurar um psicólogo de preferência da cognitiva comportamental e iniciar um tratamento de sucesso! Fico a disposição e boa sorte!
Te oriento a procurar um psicólogo de preferência da cognitiva comportamental e iniciar um tratamento de sucesso! Fico a disposição e boa sorte!
A forma como vivenciamos nosso corpo e de nos alimentar diz respeito à forma como nos colocamos no mundo, e como nos relacionamos com ele e com os outros. A relação que estabelecemos com o nosso corpo está na base de todos os processos mentais, e forma a nossa identidade. Entender isso, e conhecer melhor a si mesmo, é o primeiro passo para mudar essa relação. O psicólogo irá ajudá-la nesta ampliação de consciência, e a identificar outros aspectos que possam estar te atrapalhando no emagrecimento. Claro que essa ajuda somente será eficaz se aparada pelo trabalho feito com um nutricionista, e por uma boa investigação com médico e endocrinologista.
Há uma relação intimista entre a forma como nos alimentamos e as nossas emoções, por isso é importante um processo de autoconhecimento através de uma psicoterapia, quando nós conhecemos aprendemos a perceber por que agimos de determinada forma e assim podemos mudar, claro que não é um processo fácil, mas não é impossível. Procure um psicólogo! Sucesso!
O paciente que é o foco da Psicologia do Emagrecimento é aquele que emagrece, engorda, emagrece de novo e vive num efeito sanfona. Entender o porquê desta relação com a comida, mudar a maneira que enfrenta seus probemas serão objetivos de uma terapia centrada no emagrecimento. Emagrecer de forma sustentável, trabalhar a auto-estima, auto-controle serão ps pilares para a manutenção de umpeso saudável.Procure um psicólogo que trabalhe nesta area e sucesso!
O ato de alimentar-se desde a mais primitiva vida psíquica (relação mãe-bebê) está ligado ao afeto, assim o psiquismo desde muito cedo relaciona a mãe como provedora de alimento e também afeto. Com o passar dos anos, a tendência é que sempre que o individuo tenha problemas, recorra ao que tem de lembrança de afeto e segurança, assim muitas vezes, pode recorrer a comida sem que haja uma real fome física, mas uma fome emocional, a qual a psicoterapia pode ajudar a perceber do que se trata essa fome. O comer geralmente aparece de forma voraz quando há sentimento de solidão, de vazio, estão se busca preencher isso, assim não adianta dietas milagrosas, pois quando houver desconforto o individuo irá recorrer ao prazer da comida. Não hesite em procurar um bom psicologo, de preferencia psicanalista, para entender essa relação com a comida. Nutricionista ajuda muito, mas cada um ajuda em sua área, ambos devem caminhar juntos.
O psicólogo vai te ajudar no sentido de trabalhar os principais comportamentos que te influenciam de forma direta e indireta a manter hábitos que fazem com que seu organismo mantenha o peso. Identificando e trabalhando estes pensamentos e emoções é possível juntamente com a equipe multidisciplinar, o emagrecimento, que afinal, começa na mente! Procure um psicólogo que trabalhe nesta área e muito sucesso no seu tratamento!!!
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Olá gostaria de saber como faço pra emagrecer tenho 1,60 de altura 24 anos e peso 90 kilos E tenho muita dificuldade em emagrecer msm fazendo dieta e exercícios ?
- Tenho 25 anos e meu físico fica muito mais cheio e definido a noite, passo a maior parte do dia sem muitos cortes e definição principal no abdômen e peitoral, malho entre 20h e 21h porém antes disso por volta de 19h já vejo uma diferença gigantesca no meu físico mesmo não tendo treinado ainda. Como posso…
- Bom dia. Queria saber se em caso de a pessoa não conseguir ganhar peso, e perder com facilidade pode passar com endocrinologista. O endocrinologista cuida disso também?
- Oi, tenho 13, 1,60 e peso 71 quilos, é normal?? Queria que tirasse minha dúvida
- Eu tenho 52 anos ,tenho 1,60 e estou pesando 126 k não. consigo emagrecer , já fiz tratamento com nutricionista, já fiz tratamento mais de dois anos usando medicação com endocrinologista e não consegui emagrecer, busco uma bariatrica ou balao gastrico como possibilidade?
- Olá tenho 32 anos sou diabética e tenho agromegalia,tenho 1.56de altura e peso 93 kilos mesmo na academia não consigo perder peso o que faço preciso perder peso urgente
- Olá! Tenho 14 anos e peso 42 quilos e 1,63 de altura, é normal? Queria engordar.
- Tenho 20 anos e nas últimas quatro semanas ganhei cerca de quatro quilos (passei de 56 para 59,8). Não consigo fazer dieta e quando fico ansiosa desconto tudo na comida. Estou me sentindo péssima. Como posso emagrecer rápido sem colocar minhas saúde ainda mais em risco?
- Olá! Tenho 15 anos, Eu queria saber por que quando era mais novo eu era mais fortinho aparência com mais massa, e agora cresci muito e fiquei magro demais. Isso que dizer que sou ectomorfo ou é uma fase?
- É normal um jovem de 15 anos pesar 84 kilo com 1,62 de altura?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 68 perguntas sobre Emagrecimento definitivo
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.