Como posso ver-me livre dos tiques? O que me recomandam por favor

23 respostas
Como posso ver-me livre dos tiques?
É preciso que você passe por uma avaliação com um psicólogo para que juntos vejam a necessidade da intervenção com um psiquiatra. Se os tiques causam sofrimento psíquico para você, atrapalham sua rotina, deve procurar de inicio, um acompanhamento com psicólogo ou psicanalista. Podem haver fatores estressantes na sua vida que desencadeiam esse comportamento. Um lugar de fala, escuta e acolhimento com um profissional poderá trazer alivio...cuide-se! Abraço

Boa noite, seria interessante você ir ao psicólogo ou psicanalista para explicar um pouco mais de como esses sintomas surgiram; qual a frequência em que ocorrem , em que situação. Através do tratamento terapêutico tentar avaliar a função que o tique tem na sua vida, pois eles estão aí para compensar algo ou frear algum impulso ou qualquer outro motivo. Portanto, é importante entender mais sobre eles afim de buscar uma saida que traga menos sofrimento. Um abraço.
Ola! Consulte um profissional da psicanálise/psicologia para te ajudar a localizar possíveis acontecimentos que geraram esses tiques. Pode levar algum tempo, mas, tenho certeza que o auto conhecimento cura!
Os tiques são sintomas, mas é necessária uma investigação mais profunda para entender justamente a origem deles e , também, a função deles em sua vida. Para isso, procure um psicanalista, pois , por meio da escuta do profissional e de sua fala, será possível entendê-lo e , talvez, desfazê-lo.
Oi, imagino que não deva ser fácil lidar com esses tiques. Fazer algo repetitivo e frequente pode trazer bastante incômodo e ainda pode gerar uma sensação de que não estamos no controle de uma situação.

Te convido a entender essa questão como um motivo para investigar melhor isto que pode ser um sintoma a ser decifrado, principalmente se te traz alguma forma de sofrimento.

Se for o teu caso, estou a disposição para te ouvir mais a respeito. Espero ter ajudado e gerado perguntas para tua reflexão. Um abraço!
Oi! Acho que seria interessante buscar um psicólogo ou psicanalista para poder falar melhor sobre isso e entender o que tais tiques representam...
Olá. Para que você consiga "ver-se livre" dos tiques, é importante, primeiro, compreender o que motiva tal comportamento. Para isso, se submeter a um processo psicoterapêutico pode ser uma interessante saída para elaborar tais motivações, podendo, então, repensar como lidar com determinado comportamento. Espero ter auxiliado. Estou à disposição.
Psicoterapia de orientação analítica.
Bom dia,
o primeiro passo realmente você já está tomando ao buscar mais informações, o segundo realmente é ir em busca de um profissional da área de Psicologia/Psicanálise para entender a relação do tique com questões psíquicas relacionadas a essa repetição, também faz -se importante a atuação de um psiquiatra dependendo da quantidade de tiques haja vista o quanto podem estar atrapalhando o dia a dia.
Um tratamento que você pode tentar é a análise com Psicanalista que junto com você vai averiguar situações passadas que podem ter iniciado o desenvolvimento dos tiques. A análise é um processo e por isso não tem prazo concreto para resultados. Mas um ambiente acolhedor de escuta pode ajuda e muito.
A psicoterapia pode ter um papel fundamental para a compreensão da causa dos sintomas, e a partir disto, poder elaborar a melhor forma de tratamento.
Não passam de um 'vestígio' ou traço mnemônico de alguma configuração inconsciente que busca repetir-se com vistas a fechar um circuito de significação racalcado.
Daí a importância de um profissional da Psicanálise que, via linguagem, trabalho com os sonhos (da noite) etc., estará apto para rastrear essas pistas e cerzi-las, ao invés de tamponá-las com psicofármacos (psiquiatria) ou condicioná-las (psicologias).
Prezado(a), agradecemos pelo compartilhamento da pergunta. Sempre penso que propiciam discussões ricas e profundas além de ajudar a ambos, pacientes e profissionais. Conduzirei a resposta dentro das conjecturas psicanalíticas. Nesse sentido, é inevitável associarmos o tique a uma questão premente a ele associada, a repetição. Em 1920, Freud declara que a força a repetir é inerente ao humano e que o impulso implicado nela seria o motor e o destino fundamental à pulsão. Esta última como a causa motriz do desejo. Portanto, desde os primórdios de suas elocubrações Freud nos mostra que existe um apego à repetição e é nesse movimento que há a satisfação perante o ato. É por meio do vício à repetição que o sujeito adere a certas formas de sofrimento na qual, conscientemente, ele a compreende como desprovida de utilidade. Mas que tendo sentido pela via inconsciente compõe a força quantitativa mais difícil de atravessar. A tarefa da psicanálise seria atravessar essa repetição através de elementos discursivos do sujeito e chegar a um terceiro momento que, nós psicanalistas, chamamos de elaboração. Lhe convido a experienciar este método, de pronto coloco-me a disposição.
É um processo que implica a sua participação ativa. A solução não está fora de você. Não há um 'como' que funcione para todos os tiques, pois cada tique advém de um sujeito singular.
Se for do seu desejo se entender com esses tiques, procure ajuda profissional.
Boa noite! Pelo que entendi em sua pergunta os tiques estão relacionados com o uso do Longactil 25Mg-50, correto?! Acredito que neste caso seja melhor você informar o psiquiatra que te acompanha para que ele possa ajustar a dose caso seja necessário, mas existem remédios que podem dar este tipo de efeito colateral. Vale falar sobre o seu desconforto com seu psiquiatra e ele vai avaliar junto com vc! Espero que tudo dê certo e que vc consiga minimizar esses efeitos para se sentir melhor!
Olá! Veja, é interessante que você procure um psicólogo, como a descrição "tiques" é muito geral, não há qualquer possibilidade de esclarecimento. Procure um profissional com quem você possa se sentir seguro e a vontade para falar sobre suas questões.

Abraço,
Há sempre uma razão para que isso ocorra, geralmente são síndromes de ansiedade e do subconsciente, procure o psicanalista que possa fazer-lhes um processo bom incluindo uma hipnose clinica .
Boa noite
Nosso corpo está ligado a nossa psiquê e pode reagir a algo que está ocorrendo em nossa mente, em nosso pensamento, em nosso inconsciente, do qual não nos damos conta (às vezes sabemos do que se trata, mas não queremos saber disso) e que causa um sintoma em nosso corpo ou na nossa forma de agir. Há sintomas corporais que reagem e retrocedem com medicamentos; há outros que precisam ser investigados por um psicanalista / psicólogo, que irá escutar atentamente a história do sujeito e apontar a relação daquele sintoma corporal com essa história desejante, às vezes traumática, marcada com questões que não conseguem ser pensadas e que aparecem como marca no nosso corpo.
Saúde e paz,

os tiques cumprem uma função. Não irrompem gratuitamente. Denunciam que há algo que "manca" em seu aparelho psíquico. Mais ainda: é por meio da materialização deles que você pode seguir vivendo. É igualmente verdadeiro que tiques mais agressivos podem prejudicar a vida social dos sujeitos. Daí a importância da análise para que você compreenda - até onde for possível - o motivo de tais reações. Boa sorte!
Boa dia, diversas razões podem desencadear uma condição compulsiva, você precisa recorrer com urgência a um profissional da psicanálise. Somente com um processo terapêutico sério e recorrente será possível à você adquirir as condições para a compreensão da origem de suas compulsões e com o apoio do seu terapeuta, buscar as melhores estratégias para reconstruir o equilíbrio emocional essencial para romper com esse cenário, que aparentemente lhe impõe evidentes incômodos. Para isso nos colocamos a sua inteira disposição
Os tiques são movimentos ou sons repetitivos e incontroláveis que podem ser causados por uma variedade de fatores, incluindo ansiedade, estresse e distúrbios neurológicos.

Existem algumas estratégias que podem ajudar a controlar os tiques, incluindo:

Relaxamento: técnicas de relaxamento, como a respiração profunda, a meditação e o yoga, podem ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade que podem desencadear os tiques.

Terapia comportamental: a terapia comportamental pode ajudar a identificar e modificar os pensamentos e comportamentos que desencadeiam os tiques.

Medicação: alguns medicamentos, como os neurolépticos e os anticolinérgicos, podem ajudar a controlar os tiques.

Abordagem multidisciplinar: A combinação de tratamentos, como psicoterapia, medicação e fisioterapia, pode ser mais eficaz para controlar os tiques.

É importante ressaltar que os tiques variam de intensidade e frequencia, alguns tiques podem ser mais intensos do que outros e também pode variar ao longo do tempo, alguns podem desaparecer naturalmente, outros podem se manter ou aumentar. Se você está preocupado com os seus tiques, é importante consultar um profissional da saúde, como um médico, psicólogo ou psiquiatra, para avaliar a sua condição e recomendar o melhor tratamento.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 200
Sob o ponto de vista psicanalítico, os tiques podem ser compreendidos como manifestações simbólicas de conflitos ou perturbações emocionais subjacentes. Abordar os tiques de uma perspectiva psicanalítica envolve explorar e compreender os aspectos inconscientes que podem estar contribuindo para esses sintomas. Aqui estão algumas abordagens que podem ser consideradas:

1. Análise dos conteúdos inconscientes: Na psicanálise, busca-se acessar os conteúdos inconscientes que podem estar relacionados aos tiques. Isso pode envolver a análise de memórias, sonhos, fantasias, desejos reprimidos e conflitos emocionais que possam estar sendo expressos nos tiques. Um psicanalista pode ajudar a explorar esses conteúdos de forma a trazer à tona aspectos inconscientes que possam estar contribuindo para os tiques.

2. Identificação dos gatilhos emocionais: Os tiques podem ser desencadeados por situações, emoções ou experiências específicas. Identificar esses gatilhos emocionais pode ajudar a compreender melhor as raízes dos tiques. Um psicanalista pode ajudar a investigar as circunstâncias em que os tiques ocorrem com mais frequência e explorar as emoções associadas a eles.

3. Exploração de conflitos internos: Os tiques podem ser expressões simbólicas de conflitos internos não resolvidos. Esses conflitos podem estar relacionados a aspectos da personalidade, relacionamentos, identidade ou eventos passados. Através da análise psicanalítica, é possível identificar e trabalhar com esses conflitos internos, promovendo uma compreensão mais profunda e uma possível resolução.

4. Transferência e relacionamento terapêutico: A relação terapêutica estabelecida entre o paciente e o psicanalista é fundamental na abordagem psicanalítica. A transferência, que é a projeção de sentimentos e desejos inconscientes no terapeuta, pode ser explorada como parte do processo terapêutico. A relação terapêutica oferece um ambiente seguro para explorar os tiques e os fatores emocionais associados a eles.

É importante ressaltar que a psicanálise é um processo longo e aprofundado, que requer comprometimento e trabalho contínuo. Um psicanalista qualificado pode ajudar a investigar as raízes dos tiques e trabalhar em direção a uma compreensão mais profunda e uma possível resolução desses sintomas. Psicanálise é do bem e faz bem!
Entendo que os tiques possam ser uma questão desafiadora e angustiante. É importante lembrar que você não está sozinho nessa jornada. Encontrar maneiras de lidar com os tiques pode ser um processo que exige paciência e autocompaixão. O primeiro passo é cultivar a autoconsciência, observando quando e em que situações os tiques costumam ocorrer. Essa conscientização pode ajudá-lo a identificar possíveis gatilhos emocionais ou ambientais. É útil também considerar o impacto do estresse em seus tiques, já que muitas vezes eles podem piorar em momentos de ansiedade. Explorar técnicas de relaxamento, como a respiração profunda, meditação ou ioga, pode ser uma estratégia valiosa para aliviar a tensão e reduzir os tiques. Buscar apoio de um profissional de saúde mental, como um psicólogo, é uma opção importante. A terapia pode ajudá-lo a compreender as origens emocionais dos tiques, fornecer ferramentas para lidar com eles de maneira mais saudável e oferecer apoio emocional durante o processo. Lembre-se de que você é único, e o que funciona para uma pessoa pode não funcionar da mesma forma para outra. O tratamento é personalizado de acordo com suas necessidades e circunstâncias individuais. A jornada de lidar com os tiques pode ser desafiadora, mas com o apoio adequado, você pode encontrar maneiras de administrá-los e melhorar sua qualidade de vida. Esteja aberto ao processo e cuide de si mesmo, valorizando a sua jornada de autocuidado e autodescoberta. Estou aqui para apoiá-lo em sua busca por bem-estar e crescimento pessoal.