Como posso superar meu pânico e medo de falar em público na universidade? Já acumulei várias DP's de

17 respostas
Como posso superar meu pânico e medo de falar em público na universidade? Já acumulei várias DP's devido à minha timidez extrema, e isso está destruindo meu sonho de me formar. Fico tão ansioso que chego a chorar e não consigo enfrentar essas situações. Existe um laudo para isso? Eu prefiro desistir do que apresentar.
Olá! Infelizmente não há um caminho das pedras que sirva para todos para solucionar a fobia de falar em público. Somos seres singulares e um diagnóstico também não abarca quem você é a origem da sua fobia.
A boa notícia é que isso pode ser trabalhado em terapia, com você podendo revisar a sua história de vida e refletir sobre essa fobia, desde quando existe, o que sente/pensa ao imaginar essa situação, quais vivências já teve e quais emoções geraram, como você lida com o olhar e opiniões dos outros sobre você, como é falar sobre um assunto técnico que está aprendendo, como é ser avaliado, etc. Podem haver muitas questões envolvidas, é preciso descobrir quais são as suas para então poder tratar. Se tiver interesse em marcar uma primeira sessão para saber mais como funciona a terapia, entre em contato. Adorarei poder ajudar. Abraço

O medo de falar em público pode ser multifatorial, ou seja, várias causas, a pessoa pode apresentar os seguintes sintomas: suor excessivo; alteração da pressão arterial; taquicardia; náuseas; tontura; dor de cabeça; pupila dilatada e boca seca.
Desta forma, se faz necessário uma investigação com especialistas para compreender e definir a linha de tratamento, que por vezes será multiprofissional.

Olá. Primeiramente acho válido pontuar que a partir dos seus relatos me parece mais uma situação de fobia ao invés de pânico e a diferença consiste no fato de que a fobia se caracteriza pelo medo exagerado de algo concreto, como por exemplo, uma apresentação, já no pânico o medo exagerado não tem uma explicação, um exemplo possível é: a pessoa está na fila do banco e começa a ter a sensação que irá morrer, mas não tem motivo plausível para esse pensamento. Também se faz importante que algumas questões sejam compreendidas: essa fobia de falar em público surgiu na universidade ou já existia antes? Como são suas relações dentro e fora do ambiente universitário? Como você se vê dentro e fora do ambiente universitário? O curso que está fazendo foi uma escolha sua? Como se sente diante dessa escolha? Esses são apenas alguns dos pontos que precisam de investigação, pois para a psicanálise a fobia é uma das saídas possíveis para nossas questões Inconscientes e uma forma de materializar angústias. Dessa forma aconselho que busque ajuda de um psicólogo/ psicanalista para que tenha auxílio de uma escuta atenta e acolhedora, e possa a partir disso olhar para as causas e consequentemente soluções possíveis para esse sintoma. Me coloco à disposição para esclarecer maiores dúvidas e se for do seu interesse marcarmos uma entrevista!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia
Olá! Lamento que esteja passando por esse momento difícil! A timidez e dificuldade de fazer apresentações em público são desafios muito comuns, mas que podem trazer grandes problemas. Um ciclo de ansiedade-evitação pode surgir e ser difícil de se quebrar. As causas são várias, desde questões temperamentais/genéticas até experiências de vida que nos marcaram e influenciaram a forma como nos vemos em situações sociais. Além disso, podem estar relacionadas a diferentes diagnósticos possíveis. O ideal seria buscar atendimento com um psicólogo para a avaliação do seu caso de maneira individualizada. Esse profissional poderá te ouvir melhor e afirmar com mais clareza o que está acontecendo e qual a melhor forma de tratamento. Aos poucos, no tratamento você possivelmente desenvolverá ferramentas para enfrentar sua ansiedade e conseguir ir na direção dos seus objetivos. Espero que encontre a ajuda que busca e fico à sua disposição!
Olá, sinto muito que esteja passando por isso. Sugiro você buscar por psicoterapia para te ajudar a passar por essa situação, com a ajuda de um psicoterapeuta você poderá aprender técnicas que podem funcionar exclusivamente para você. Também sugiro você verificar se a fobia social se encaixa no seu quadro e no caso de haver alguma hipótese de se encaixar, procure por ajuda também de um profissional da área da saúde mental. Olhe para você com carinho e compaixão nessas situações, tem te atrapalhado muito na conquista do seu sonho, né? Mas você não está sozinho nessa, busque por ajuda psicológica.
Olá, boa tarde. Sinto muito que isso esteja acontecendo. Deve ser muito difícil enfrentar seu medo de falar em público. Mas, o que eu posso te dizer é que não desista do seu sonho, procure uma psicóloga e uma psiquiatra que lhe ajude a entender o que está acontecendo. Mesmo que não seja rápido, não deixe de tentar. Espero ter ajudado, @psimariajube.
É provável você ter sofrido um choque de humilhação cedo na infância, mesmo se você não se lembrar. Você pode trabalhar na psicoterapia para superar esta inibição. Infelizmente, pode ser um processo longo, mas vale a pena. Toda a sua qualidade de vida vai melhorando desde o início. Além disso, recomendo fazer o esforço de aguentar as situações que você vive como embaraçadoras, mesmo se doe muito, pois os ouvintes costumam não se preocupar com o estilo de apresentação conquanto o conteúdo vale. Este, você precisa preparar melhor que normalmente, para diminuir o seu medo. Se possível, procure discutir a sua apresentação com alguém de antemão para evitar que as suas próprias exigências atrapalhem a clareza. Com certeza, você vai conseguir diminuir o seu sofrimento aos poucos.
Posso imaginar o que você experencia. Não deve ser fácil. Estou aqui, se quiser trocar uma ideia sobre sua vivencia.
Abs
Olá! O pânico pode ser minimizado/superado por meio inicial de um tratamento psicológico em que poderá compreender a causa. Você não está sozinho e há caminhos para melhorar o seu sofrimento e conseguir alcançar os seus sonhos e objetivos. Muitas pessoas na mesma situação apresentam este pensamento de desistir, mas com a ajuda de um profissional você encontrará formas de se fortalecer e enfrentar a situação, aos poucos, sem se pressionar. Sou especialista e saúde mental e fico à disposição.
Olá!
Se realmente você quer superar esse medo, é recomendado buscar um tratamento psicológico.
É preciso identificar as causas e porque isso acontece com você.
Espero ter ajudado.
Te convidamos para uma consulta: Tratamento da ansiedade - R$ 170
Olá! Superar o medo de falar em público na universidade pode ser desafiador, mas é possível com ajuda adequada. A terapia pode ajudá-lo a desenvolver habilidades de enfrentamento e estratégias para lidar com a ansiedade. Não desista de seu sonho; com apoio e trabalho, é possível superar esse desafio. Vamos juntos?
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 180
É compreensível que a ansiedade e o medo de falar em público possam ser desafiadores, especialmente em um ambiente acadêmico tão exigente como a universidade. Suas experiências até agora refletem o impacto significativo que isso está tendo em sua jornada acadêmica.

Em primeiro lugar, quero tranquilizá-lo(a) de que você não está sozinho(a) nessa situação. Muitas pessoas enfrentam dificuldades ao falar em público, e suas emoções são válidas. Gostaria de sugerir algumas etapas que podem ajudá-lo(a) a superar esses desafios:

1. Busque Apoio Psicológico:
Considere a possibilidade de procurar a ajuda de um profissional de saúde mental, como uma psicóloga. O acompanhamento terapêutico pode oferecer ferramentas específicas para lidar com a ansiedade e explorar estratégias para melhorar sua autoconfiança.

2. Pratique a Exposição Gradual:
Desafie-se a enfrentar situações de fala em público em um ambiente seguro e controlado. Comece com pequenos grupos de pessoas de confiança e vá gradualmente aumentando a exposição. Isso pode ajudar a reduzir a ansiedade ao longo do tempo.

3. Desenvolva Habilidades de Comunicação:
Trabalhe no aprimoramento de suas habilidades de comunicação. Isso inclui praticar a estrutura de suas apresentações, aprender a controlar a respiração e desenvolver estratégias para gerenciar a ansiedade no momento.

4. Estabeleça Metas Realistas:
Defina metas alcançáveis para suas apresentações. Ao dividir o desafio em partes menores, você pode tornar o processo mais gerenciável e menos intimidador.

5. Procure Apoio Acadêmico:
Converse com seus professores ou orientadores acadêmicos sobre suas dificuldades. Eles podem oferecer orientação, recursos adicionais ou opções alternativas para avaliação que considerem suas necessidades.

Quanto à sua pergunta sobre um laudo, um profissional de saúde mental pode, de fato, fornecer um atestado ou laudo psicológico, que pode ser útil para comunicar às autoridades acadêmicas sobre suas necessidades específicas. Isso pode incluir recomendações para acomodações razoáveis, como apresentações em formatos alternativos.

Lembre-se de que desistir não é a única opção. Com o suporte adequado e esforço contínuo, é possível superar o medo de falar em público. Sua jornada acadêmica é valiosa, e estou aqui para apoiá-lo(a) ao longo desse processo. Por favor, não hesite em discutir mais sobre suas preocupações ou em buscar ajuda profissional. Estou à disposição para te ajudar.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta de psicologia online - R$ 300
Quadros de ansiedade, fobia e qualquer crise na saúde mental que tire qualidade de vida precisa ser tratado devidamente com especialistas. Busque ajuda clinica, não deixe o sintoma persistir.
Olá, Muito obrigada pelo contato e por registrar sua dúvida!

Através de um acompanhamento psicológico e de uma avaliação do seu contexto é possível amenizar os prejuízos que tem vivenciado.

Fico a disposição para conversamos melhor sobre sua pergunta!
Seria interessante fazer uma avaliação psicológica, para superação deste problema.
Superar o pânico e o medo de falar em público pode ser um desafio significativo, especialmente quando isso afeta seu desempenho acadêmico e sua saúde emocional. Abaixo, apresento algumas estratégias que podem ajudar:

Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC): A TCC é uma abordagem eficaz para tratar a ansiedade social e o medo de falar em público. Ela ajuda a identificar e mudar os pensamentos negativos e as crenças que alimentam sua ansiedade. Trabalhar com um terapeuta especializado em TCC pode ser particularmente benéfico.

Exposição Gradual: A técnica de exposição gradual envolve enfrentar seu medo de maneira progressiva e controlada. Comece falando em público em situações menos ameaçadoras, como grupos pequenos de amigos ou familiares, e vá aumentando gradualmente a complexidade das situações.

Técnicas de Relaxamento: Praticar técnicas de relaxamento, como respiração profunda, meditação ou mindfulness, pode ajudar a reduzir a ansiedade antes e durante as apresentações.

Preparação e Prática: Quanto mais preparado você estiver, mais confiante se sentirá. Pratique suas apresentações várias vezes, se possível, na frente de um espelho ou gravando-se para avaliar sua performance.

Buscar Suporte Acadêmico: Algumas universidades oferecem serviços de apoio psicológico e oficinas de desenvolvimento de habilidades de apresentação. Considere procurar esses recursos em sua instituição.

Uso de Recursos Visuais: Apoiar-se em slides, gráficos ou outros recursos visuais durante a apresentação pode ajudar a desviar um pouco a atenção de você e tornar a experiência menos intimidante.

Solicitar Acomodações Acadêmicas: Se sua ansiedade é severa e está impactando significativamente seu desempenho acadêmico, você pode conversar com um profissional de saúde mental sobre a possibilidade de obter um laudo que recomende acomodações acadêmicas. Isso pode incluir alternativas às apresentações orais ou adaptações no ambiente de apresentação.

Autoajuda e Grupos de Suporte: Participar de grupos de apoio ou workshops voltados para a superação da ansiedade social pode proporcionar um espaço seguro para praticar e receber feedback construtivo.

Lembre-se de que enfrentar o medo de falar em público é um processo gradual. Seja paciente consigo mesmo e celebre cada pequeno progresso. Com o tempo e a prática, é possível reduzir a ansiedade e melhorar suas habilidades de apresentação.
Olá! Pelo seu relato, me parece ser difícil o que você está passando, sinto muito por isso. A timidez em excesso pode causar diversos prejuízos na vida da pessoa. O mais recomendável é que você procure ajuda psicológica para enfrentar essas vivências desafiadoras. Você não precisa passar por isso sozinho, um psicólogo pode te ajudar a desenvolver estratégias para lidar com essas situações e acompanha-lo nesse processo. Cuide-se. Abraços!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!