Como posso resolver uma compulsão sexual?

59 respostas
Como posso resolver uma compulsão sexual?
 Rosana Britzki De Sordi
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Em primeiro lugar entender o que acontece, tipo de compulsão, momentos em que ocorre. Fazer uma boa anamnese do caso e após , se necessário introduzir acompanhamento com psiquiatra. O resultado mais efetivo ocorre qdo utiliza-se a Terapia Cognitiva Comportamental associada à medicação.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Anelise Mira
Psicólogo
Curitiba
Bom adequar tratamento com psiquiatra e psicólogo.
Tratar a parte química do cérebro e a parte emocional e Comportamental.
Terá bons resultados.
ABS

Anelise Mira
Te oriento a Psicoterapia Cognitivo Comportamental , indicada para todos os tipos de compulsão.
 Andrea Ferioli Melo
Psicólogo, Psicanalista
Niterói
A possibilidade de dar sentido a este comportamento bem como trazer à consciência os motivos deles acontecerem é a proposta da abordagem psicanalítica, que alcança resultados bem satisfatório quando o assunto é compulsão. Será a partir da sua fala, da escuta e direcionamento do profissional que isso se ocorrerá. Procure um psicólogo dessa abordagem e faça essa experiência. Espero ter ajudado. Estou à disposição.
Olá, as causas das compulsões sexuais ainda não são bem especificadas,mas o tratamento existe e não é complexo. Normalmente as compulsões sexuais são tratados por um sexólogo, em casos mais complexos é necessário a intervenção psiquiatra para auxilio medicamentoso.
Abs
Olá, esse comportamento pode ser sintoma de alguma coisa que aconteça com você emocionalmente. Seria importante o acompanhamento com um psicólogo para que se compreenda isso, se perceba de onde vem esse desejo e o sentido que ele tem na sua vida. Também não descarto a ida a um médico para investigar questões hormonais.
 Marina Souza Duarte Alvarenga
Psicólogo, Terapeuta complementar
Belo Horizonte
A psicoterapia certamente lhe ajudará. Procure um profissional que lhe deixe a vontade para falar sobre este comportamento.
 Lara Danieli Texeira
Psicólogo
Curitiba
A compulsão sexual pode ser uma forma de compensação de um conteúdo que não está bem resolvido na sua vida. O que está em desequilíbrio busca uma compensação, como por exemplo, uma pessoa que está com dificuldades financeiras e se torna alcoolatra - é uma forma destrutiva de tratar o problema.

A psicoterapia pode ajudar a encontrar o que está ocasionando esta compulsão. Trazer à consciência é o primeiro passo para o reestabelecimento do equilíbrio.
Procure ajuda de um psicoterapeuta.

Um abraço
Olá! como toda compulsão, é bem difícil o controle. Busque por Psicoterapia Cognitivo Comportamental e Hipnoterapia. Paz e Bem!
 Robson Duarte
Psicanalista, Psicólogo
Belo Horizonte
Embora acredite que vc já saiba a resposta, quando se trata de compulsão é na psicoterapia. Sexo é bom, o excesso é de outra ordem.
Dra. Ajurymar Santos
Psicólogo, Terapeuta complementar
Feira de Santana
Olá! Toda compulsão deve ser investigada é tratada, pois traz um descontrole e consequentemente uma interferência na vida emocional da pessoa. É importante buscar ajudar psicoterapeutica e em alguns casos pode ser indicado tratamento farmacológico através de uma consulta com o psiquiatra. Abraço
 Geanne Santos
Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá! Inicialmente seria interessante que você fosse avaliada (o) por um (a) psicólogo (a) para confirmar, ou não, se de fato é um quadro de compulsão sexual o que você apresenta. Pois, muitas vezes, o que observamos é um comportamento sexual diferenciado dos padrões convencionados socialmente. Portanto, é fundamental uma orientação psicológica para que se possa estabelecer esta diferenciação e indicar o acompanhamento profissional mais adequado a você.
Compulsão sexual pode ter origem em diversas raízes, de modo que estas podem ser investigadas e tratadas no setting terapêutico.
 Ádamo Roberto Andrade Rodrigues
Psicanalista, Psicólogo
São Paulo
Olá,
Acredito que as respostas anteriores lhe deram base para iniciar a busca, aconselho a buscar a Terapia Psicológica inicialmente, após e com o auxílio da terapia busque um psiquiatra. O Psicólogo pode ser cognitivo, Psicanalista e etc.. a Psicologia ramifica mas em todos os galhos há frutos a lhe dar.
 Eliezer Zulianeli Andrade
Terapeuta complementar
Natal
O encontro sexual é sempre traumático para o humano. A sexualidade é presente desde os primeiros meses de vida do bebê, pelo cuidado da mãe, o toque, as carícias.
Nesse processo, associações e suposições são feitas mentalmente pelo indivíduo na tentativa de localizar os elementos e personagens nas relações amorosas.
Fantasias são formadas na mente para dar conta deste processo, e por não encontrarem um repouso seguro em sua busca, num movimento de repetição, estarão constantemente reeditando a noção do paradoxo existente entre êxtase/sofrimento e busca de satisfação.
Há de se fazer uma contextualização das etapas, fases, falas perdidas ao longo do caminho que trarão orientação para reorganização da libido, sua adequação ao convívio social, quietude pessoal e das forças antagonistas inconscientes atuando internamente no indivíduo. Isso é feito em processo de análise - psicanálise.
 Mariana Azeredo Laurini Yoshida
Psicólogo
São José dos Campos
Olá! Primeiramente, seria importante uma avaliação de um profissional (psicólogo ou psiquiatra) para diagnosticar se realmente se trata de uma compulsão sexual. Porque existe uma diferença muito grande entre ser compulsivo e gostar muito de sexo. A compulsão acontece quando a pessoa não consegue pensar e se concentrar em outras coisas que não estejam relacionadas ao sexo, comprometendo assim todas as áreas da sua vida. Geralmente, a compulsão está relacionada a um transtorno de ansiedade.
Se realmente for diagnosticado um transtorno de compulsão sexual, você precisaria trabalhar essas questões numa psicoterapia e possivelmente complementar com medicamentos para ansiedade.
Encontro-me a disposição.! Um abraço.
Por se tratar de um comportamento e também um vício . Eu indico psicoterapia e avaliando o nível da dependência a intervenção de medicamento para auxiliar no tratamento.
 Marcia Kelen Moscatelli
Psicólogo, Psicopedagogo
Sorocaba
Com psicoterapia para que seja identificada a necessidade de suprir algo que te falta e que tem sido usado, neste momento, o sexo.
Há muitas questões envolvidas, desta forma, o quanto antes, psicoterapia!
Dra. Maria Teresa Barbosa Lopes Lauar
Psicólogo
Belo Horizonte
A compulsão sexual tem a ver com ansiedade. Ou seja, a compulsão por sexo é apenas uma das facetas decorrentes de um comportamento ansioso, e possivelmente a compulsão não está somente no sexo, mas também pode estar em outras áreas do seu cotidiano. A única maneira de resolver é tratar as causas psicológicas que geram este comportamento, diminuir a ansiedade e trabalhar os possíveis traumas. Isto requer ajuda preferencialmente de um profissional especialista em sexualidade humana associado com ajuda do profissional da psiquiatria caso seja necessário uma intervenção medicamentosa.
Dra. Miriam Ramos
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Toda compulsão é um sintoma de que algo não está bem. A própria palavra já diz muito "compulsão" ou seja, algo forte e até mesmo incontrolável, desejo insaciável. Como um sintoma isso deve ser tratado em Psicoterapia, você precisa compreender porque isso existe, e como administrar essa questão. Procure ajuda de um profissional psicólogo, e havendo necessidade tratamento medicamentoso.
 Antônio Roberto Silva
Psicanalista
São José
Uma psicanálise irá lhe permitir perceber o que está por trás desse comportamento compulsivo, realizando um trabalho que vai além da superfície desse sintoma. Procure um Psicanalista na sua região!
Dr. Judson Riker
Psicólogo, Psicanalista
Salvador
Utilize todas as fontes de ajuda que existem. Exemplo: 1. Exercicio fisico 2. Espiritualidade sadia 3. Nutricao certa 4. Psicoterapia, e uma ciencia e arte que tem grande potencial de ajuda.
 Paulo Joau
Psicólogo
Salvador
A terapia cognitivo-comportamental pode ser um passo inicial importante, para trabalhar com o monitoramento do humor, controle de abstinência e a psicoeducação. Paralelamente a ela, haverá necessidade de uma avaliação psiquiátrica, na qual o médico irá apreciar uma possível medicação mais adequada a ser prescrita, a depender do quadro apresentado. Um abraço.
 Dennys S. Oliveira
Psicólogo
São Paulo
Olá. Baseado na minha experiência profissional, o que tenho percebido como tratamento mais eficaz para compulsão sexual são as Psicoterapias comportamentais e cognitivas, ambas realizadas por psicólogos. Em alguns casos, recomenda-se, também, o acompanhamento com médico psiquiatra, para indicar medicação quando necessário. Espero ter ajudado.
 Edith Vieira Carneiro Andrade
Psicólogo
Nova Iguaçu
Concordo com a maioria dos colegas. O profissional de psicologia vai ajudar você a descobrir se o que você entende por compulsão sexual, realmente ou é, ou se suas crenças sobre o sexo e de como ele deveria se manifestar estão distorcidas. Sugiro que procure um psicólogo cognitivo-comportamental. É necessário um diagnóstico preciso para que o tratamento seja adequado. Espero ter ajudado um pouco. Um abraço.
Dr. Decio Deforme da Cunha
Psicanalista, Psiquiatra
Rio de Janeiro
A libido sexual(princípio do prazer), dissociada do sentimento, busca encontros impessoais(sexual),mas quando alinhados à fisiologia da alma, buscam sublimação.
Para isso deve ser contida pela vontade e transformada, buscando a partir de então, encontros sentimentais-sexuais e/ou sentimentais.
Se anteriormente apresentava-se como impulso( sensação de estar sendo levado, irresistivelmente, a buscar esse encontro de forma irracional),
quando a vontade assume o comando, usando a função sentimento(racional) como ferramenta, a tirania da compulsão, causadora do desalinho, dá lugar a uma condução equilibrada da atividade sexual, tornando-se aliada ao inadiável processo de humanização.
Do ponto de vista terapêutico, as psicanálises são de grande valia no processo de cura, podendo ser associado ao método biológico ( medicamentos), no início, por breve período.
 Mauro Capelli
Psicólogo, Psicanalista
Florianópolis
Todas nossas compulsões são na verdade um sintoma de algo que não esta aparente.
Uma psicoterapia ajudaria a investigar o que vem causando esses sintomas.
 Elida Biasoli
Psicanalista, Psicólogo
São Paulo
Olá! Pela sua pergunta "como posso resolver uma compulsão sexual ?" o sexo não é mais só prazer, mas sofrimento também. E , como qualquer outra questão que envolva sofrimento psíquico, acredito que o caminho é vc buscar entender o que está em jogo p vc nessa sua relação com o sexo. Sugiro uma psicanálise.
Boa noite. Você deve procurara um psicologo para através da terapia poder começara a entender qual o motivo dessa compulsão, então verá resultados.
 Matheus Schreiner
Psicólogo
Florianópolis
Precisamos primeiramente avaliar o fenômeno referido (compulsão sexual) e outros pertinentes a prática psiquiatrica ou psicológica (ex. presença de ansiedade, depressao, etc.). Apos isso, podemos levantar as possibilidades de tratamento se necessário.
 Thiago Sepulveda
Psicólogo
Rio de Janeiro
Além da terapia cognitivo comportamental que já foi salientada pelos colegas acima, você também pode se beneficiar com tratamento de hipnose clínica.
Olá, bom dia.
Toda compulsão e todo exagero costumam esconder algo emocional maior por trás, como por exemplo, um vazio. O principal tratamento para a compulsão sexual é a psicoterapia, onde você vai ser acolhido diante desta questão e irá entender por qual motivo emocional você desenvolveu esse sintoma. Em casos mais graves, o psiquiatra também é importante, entrando com a medicação.
Boa noite!!!
Sua pergunta foi muito direta, sugiro que procure um psicólogo que atenda pela linha Cognitivo Comportamental que vai acolher sua demanda e juntos vão avaliar a necessidade de um atendimento psiquiátrico. Boa sorte.
 Geisy Candida Sousa
Psicólogo
Goiânia
Compulsão por sexo
Esse tipo de comportamento compulsivo é caracterizado por sentimentos, pensamentos e comportamentos sobre qualquer coisa relacionada ao sexo. Esses pensamentos podem ser difusos e causar problemas na saúde, ocupação, socialização ou outras partes da vida.

Esses sentimentos, pensamentos e comportamentos podem incluir comportamentos sexuais normais ou comportamentos considerados ilegais ou moralmente e culturalmente inaceitáveis. Esse distúrbio também é conhecido como hipersexualidade, distúrbio hipersexual, ninfomania ou dependência sexual. Controversamente, alguns cientistas têm caracterizado o comportamento sexual compulsivo como dependência sexual, embora tal condição não seja reconhecida pelos principais manuais de diagnóstico médico.

Tratamento para Compulsão
A terapia cognitivo-comportamental é o tratamento mais eficaz para a compulsão e também para sintomas de transtorno obsessivo-compulsivo. O tratamento envolve dois componentes:

Exposição e prevenção de respostas
Terapia cognitiva.
A exposição e a prevenção de respostas requerem exposição repetida à fonte de obsessão. O paciente é solicitado a se abster do comportamento compulsivo que costuma realizar para reduzir sua ansiedade.

Por exemplo, um lavador de mãos compulsivo, pode ser solicitado a tocar em uma maçaneta da porta em um banheiro público e, em seguida, ser impedido de lavá-la, até que o desejo de lavar as mãos gradualmente comece a desaparecer por conta própria. Dessa forma, o sujeito irá aprender que não precisa do ritual para se livrar de sua ansiedade. Também passará a compreender que tem algum controle sobre seus pensamentos obsessivos e comportamentos compulsivos.

Estudos mostram que a exposição e a prevenção da resposta podem realmente “reciclar” o cérebro, reduzindo permanentemente a ocorrência de sintomas do TOC.

A terapia cognitiva comportamental se concentra nos pensamentos disfuncionais e no senso exagerado de responsabilidade que o indivíduo sente. Uma grande parte da terapia cognitiva para comportamentos compulsivos é direcionada a ensinar a pessoa maneiras saudáveis ​​e eficazes de reagir a pensamentos obsessivos, sem recorrer ao comportamento compulsivo. Espero ter auxiliado
 Murilo Oliveira Araujo Costa
Psicólogo, Terapeuta complementar
Presidente Prudente
Qualquer tipo de compulsão aparece por um motivo (sem estar claro para o paciente), como uma forma de aliviar algum estresse ou angústias. No caso de compulsões sexuais, o mais recomendado é um acompanhamento psicoterápico para que desta forma seja possível para o paciente reconhecer esses motivos e a partir disto se adequar e/ou trabalhar sua efetiva melhora.
 José Antonio Reis
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
O tratamento psicológico (psicoterapia, análise) é o mais indicado. É importante ter em mente que é um processo longo e não há "soluções mágicas".
Dra. Grazielle Baracho
Psicólogo, Psicanalista
Belo Horizonte
Olá! Certamente a psicoterapia lhe ajudará a entender o que há por de trás desse comportamento compulsivo, a forma como você vem lidando com esse problema, e pensar em estratégias que lhe ajudem a ter menos sofrimento e todas as demais consequências do problema. Espero ter ajudado.
Olá
Em primeiro lugar entender o que acontece, tipo de compulsão, momentos em que ocorre. Fazer uma boa anamnese do caso e após , se necessário introduzir acompanhamento com psiquiatra. O resultado mais efetivo ocorre qdo utiliza-se a Terapia Cognitiva Comportamental.
 Felipe Medeiro Alves
Psicólogo, Sexólogo, Psicanalista
Brasília
Antes é necessário entender se existe, realmente, a compulsão ou se é somente um sentimento, que pode aparecer em personalidades que possuem um traço neurótico mais elevado. O psicólogo poderá te ajudar a compreender melhor a função da expressão da atividade sexual na sua vida e como essa expressão contribui ou afeta sua qualidade da sua vida psíquica e /ou a das pessoas que estão ao seu redor.
Dr. Fabiano Nabuco
Psicólogo
São Paulo
Essa questão que você trás pode ser causada por diversos fatores, procure um psicólogo, ele irá te ajudar muito. Abs
Dra. Emy Lay Soares Loiola
Psicólogo
Belo Horizonte
Olá! Para os pacientes que sofrem de compulsão sexual, é preciso realizar uma avaliaçãoacerca do caso, um terapeuta com especialização em sexologia ou terapia cognitiva comportamental pode lhe auxiliar, pois irá tratar o controle do comportamento. Em associação ao processo terapêutico, geralmente também são administrados antidepressivos, que colaboram para inibir o desejo. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
 Patrícia Mateos Machado
Psicólogo
São José
Boa tarde! Acredito que se você procurar um especialista e fizer uma avaliação, ele vai poderá lhe indicar qual o melhor tratamento. Abçs!
 Maria Rozana de Lira Nogueira
Psicólogo
São Bernardo do Campo
A CONSCIENTIZAÇÃO DA PROBLEMÁTICA JÁ É UM PASSO FUNDAMENTAL NA RESOLUÇÃO DO CASO; ASSIM COMO TAMBÉM A BUSCA POR AJUDA.
A INTERVENÇÃO PODE SER FEITA ATRAVES DE PSIQUIATRA ,QUE IRÁ ATUAR NA PARTE FÍSICA DA QUESTÃO E TAMBÉM ATRAVÉS DA PSICOLOGIA , QUE IRÁ ATUAR NA PARTE EMOCIONAL, ALÉM DOS DEMAIS PROFISSIONAIS QUE POSSAM SER ENCAMINHADO POR ESTES , SE NECESSÁRIO
 Stephanie Von Wurmb Helrighel
Psicólogo, Psicanalista
Porto Alegre
Venha fazer uma primeira avaliação comigo, vou te ajudar a compreender melhor o que se passa contigo e se necessário te encaminho para um profissional complementar como por exemplo um psiquiatra.
 Sandra Helena O. Silva
Psicólogo, Sexólogo
Rio de Janeiro
Olá. compulsão sexual ou comumente chamado de "vício sexual" , é um transtorno mental sim, e está muito ligado a ansiedade, portanto é necessário identificar os gatilhos como: pornografia, parceiros múltiplos, alcoolismo, dependência química entre outros comportamentos.
As perdas podem ser grandes, como a vida social, relacionamentos superficiais, problemas financeiros...
Busque ajuda
Abs
 Marcos Fernandes
Psicólogo, Psicanalista
Goiânia
A psicanálise pode ajudar a resolver uma compulsão sexual. A psicanálise é uma forma de tratamento que visa ajudar as pessoas a entender e lidar com seus problemas emocionais, incluindo compulsões sexuais. O tratamento pode ajudar a identificar as causas subjacentes da compulsão sexual e ajudar a desenvolver estratégias para lidar com ela. Além disso, a psicanálise também pode ajudar a desenvolver habilidades para lidar com as emoções e sentimentos que estão associados à compulsão sexual.
 Thais Carrijo
Psicólogo
São Paulo
Olá! Todo excesso diz respeito a uma falta, logo o comportamento compulsivo, em linhas gerais, é uma tentativa de preenchimento... para resolução de uma compulsão sexual é fundamental acompanhamento psicoterapêutico, bem como uma avaliação do caso para ir até a origem desta compulsão. É um sintoma que está sinalizando alguma falta... Espero ter ajudado! Me coloco à disposição.
 Matheus Benetti
Psicólogo
Cascavel
Olá, tudo bem? Bem, o primeiro passo que seria entender que está com um problema aparentemente já foi dado, o segundo seria busca por ajuda. Enquanto psicólogo, diria que buscar por um atendimento seria uma alternativa para você entender melhor essa situação, desde como ela começou e se instalou, bem como desenvolver estratégias de intervenção junto do psicólogo para diminuir esse quadro no primeiro momento. Se caso quiser e se sentir à vontade, pode entrar em contato comigo para tirar alguma dúvida ou mesmo já marcar um primeiro atendimento.
 Giulliana Mattioli
Psicólogo
Poços de Caldas
A compulsão é a repetição sistemática de um ato. A cada vez que você se relaciona sexualmente, está em busca(inconscientemente) de tamponar uma dor/ vazio que se encontra em sua psiquê. Quais pensamentos obsessivos você tem apresentado?
A psicoterapia é recomendada neste caso podendo ser trabalhada em conjunto com a medicação psiquiátrica, a depender do nível de sofrimento que suas ações tem causado.
 Gisele Rodrigues
Psicólogo
Florianópolis
A proposta da psicoterapia para a compulsão é entender como funciona, com quais situações se relaciona, seu significado na sua vida e a partir disso entender o que pode ser feito para dissolver esse comportamento.
Resolver uma compulsão sexual é um desafio que muitas pessoas enfrentam, mas é possível com o apoio adequado. Aqui estão algumas etapas que você pode considerar para lidar com uma compulsão sexual:

Reconhecimento: O primeiro passo é considerar que você tem uma compulsão sexual e que ela está causando problemas em sua vida.

Procure ajuda profissional: Consulte um terapeuta, psicólogo ou psiquiatra especializado em saúde sexual ou vícios para orientação e tratamento.

Terapia: A terapia individual, especialmente a terapia cognitivo-comportamental (TCC), pode ser eficaz para tratar compulsões sexuais. Um terapeuta pode ajudá-lo a identificar gatilhos, aprender a controlar impulsos e desenvolver estratégias para lidar com pensamentos e comportamentos compulsivos.

Grupos de apoio: Participar de grupos de apoio para pessoas com comportamentos sexuais compulsivos pode fornecer suporte adicional e compartilhar experiências com outras pessoas que enfrentam desafios semelhantes.

Medicação: Em alguns casos, um médico pode prescrever medicamentos para ajudar a controlar a compulsão sexual. Isso deve ser discutido com um profissional de saúde mental.
 Diana Girardi
Psicólogo, Terapeuta complementar
Ribeirão Preto
Busque por algum profissional que te deixe confortável para falar sobre o assunto, o tratamento é possível e o primeiro passo já foi dado. Não desista, tudo o que trás desconforto merece ser tratado.
 Paulo Costa
Psicanalista, Psicólogo
Brasília
Olá! O que você quer dizer com compulsão sexual? Como é sua relação com isso que se queixa? Como isso te afeta? Acho que poderíamos partir daí... seria imprudente da minha parte dizer mais da situação sem ter te escutado. Não sei nada sobre você.

Se formos compreender isso enquanto um sintoma, sabemos que para a psicanálise, a formação de um já seria a própria resolução de um conflito inconsciente - o que Freud nomeou por solução de compromisso. Agora, resta saber o porquê de ter resolvido tal conflito por essa via.

Levar essa questão para um espaço propício de escuta por um psicanalista talvez possa te trazer alguns benefícios, te levando para outras vias.
 Rodrigo Teixeira
Psicólogo, Psicanalista
Belo Horizonte
Não há uma resposta única e universal para resolver a compulsão sexual, pois cada caso é único e depende de diversos fatores, como histórico individual, traumas, crenças e motivações por trás dos comportamentos compulsivos.
É importante que ao reconhecer a compulsão sexual como um problema e querer buscar ajuda profissional ajude a compreender as raízes da compulsão sexual, identificar os gatilhos e desenvolver mecanismos de enfrentamento saudáveis.
Em alguns casos, medicamentos podem ser prescritos para auxiliar no controle da compulsão, como antidepressivos ou estabilizadores de humor.
Olá, me chamo Alice Silva psicóloga clinica com foco na abordagem da logoterapia, a compulsão sexual explicando de uma forma bem simplificada é o seu corpo procurando satisfação para compensar o algo que faz falta a ele então a forma de "resolver" isso é entrar em um processo psicoterapêutico para entender o que esse comportamento disfuncional está encobrindo, mas também te recomendo um checagem de sua saúde física, pois o aumento da libido pode ser causado por uma desordem hormonal.
Dra. Karin Cristiane Corradi
Sexólogo, Psicólogo
Pinhalzinho
Olá,
Com ajuda profissional. Indico procurar um terapeuta sexual para realizar uma avaliação.
A compulsão sexual, também conhecida como comportamento sexual compulsivo ou hipersexualidade, é caracterizada pela busca constante de gratificação sexual, que pode ser difícil de controlar, prejudicando o bem-estar emocional e os relacionamentos. Essa condição pode estar associada a questões psicológicas, emocionais e até mesmo físicas.

Aqui estão algumas abordagens que podem ajudar a lidar com a compulsão sexual:

1. Buscar Apoio Profissional
A melhor maneira de lidar com a compulsão sexual é procurar um psicólogo ou psiquiatra. Eles podem ajudar a identificar as causas subjacentes desse comportamento, que podem incluir questões como:

Ansiedade
Baixa autoestima
Trauma emocional ou sexual
Distúrbios de controle de impulso
Transtornos obsessivo-compulsivos (TOC)
Dependendo do diagnóstico, o profissional pode recomendar terapia comportamental, terapia cognitivo-comportamental (TCC), terapia psicanalítica ou outros métodos terapêuticos.

2. Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)
A TCC é um tipo de terapia eficaz no tratamento de compulsões. Ela ajuda a:

Identificar e modificar padrões de pensamento que alimentam o comportamento compulsivo.
Substituir comportamentos sexuais impulsivos por alternativas mais saudáveis.
Enfrentar as emoções que desencadeiam a compulsão, como estresse, ansiedade ou solidão.
3. Terapia de Grupo
Participar de grupos de apoio pode ser muito útil. Grupos como os Sexólicos Anônimos oferecem um ambiente seguro e de apoio para pessoas que estão lidando com comportamentos sexuais compulsivos. Compartilhar experiências e aprender com os outros pode ser um passo importante na recuperação.

4. Medicamentos (se necessário)
Em alguns casos, os profissionais de saúde podem prescrever medicamentos para ajudar a controlar os impulsos, como:

Antidepressivos (inibidores seletivos da recaptação de serotonina - ISRS)
Estabilizadores de humor ou antipsicóticos em casos mais graves Esses medicamentos podem ajudar a reduzir a ansiedade, a depressão e os impulsos sexuais, promovendo mais controle sobre o comportamento.
5. Mindfulness e Técnicas de Relaxamento
Técnicas como meditação, yoga, e mindfulness podem ajudar a aumentar a autoconsciência e a capacidade de lidar com os impulsos. Ao aprender a focar no momento presente e nas sensações do corpo, você pode ganhar mais controle sobre os seus pensamentos e ações.

6. Desenvolver Novos Hábitos
A compulsão sexual pode ser uma forma de buscar alívio de outras emoções ou estresse. Ao desenvolver novos hobbies ou interesses que tragam prazer e satisfação, você pode reduzir a necessidade de recorrer ao comportamento compulsivo como uma válvula de escape.

7. Educação e Autoajuda
Ler sobre comportamento sexual saudável e a natureza da compulsão pode ajudar a entender melhor o que está acontecendo com você. Livros, recursos e vídeos educacionais sobre compulsão sexual podem fornecer informações valiosas para lidar com essa questão.

8. Evitar Gatilhos
Identificar os gatilhos que desencadeiam os comportamentos compulsivos (por exemplo, estar sozinho, sentir-se estressado ou exposto a certos tipos de mídia) e trabalhar para evitá-los ou abordá-los de forma mais saudável é um passo importante.

Se você acredita que está sofrendo de compulsão sexual, o mais importante é reconhecer que você não está sozinho e que é possível obter ajuda. A busca por apoio profissional é fundamental para tratar a questão de maneira eficaz, além de desenvolver estratégias de enfrentamento e autocuidado para restaurar seu equilíbrio emocional.
Dra. Marcela Felício
Psicólogo, Psicanalista
Sacramento
Olá! Antes da construção de destinos acerca daquilo que ocorre, é necessário conceber como este se constrói, a que serve, em torno de que se organiza, dentre outros pontos a se considerar. Para início, buscar um processo de psic(análise) psicoterapia poderá ser ponto de partida. Abraço.
Se você está lidando com uma compulsão sexual, o melhor passo é procurar um psicólogo. Ele pode te ajudar a entender a raiz do comportamento e trabalhar em estratégias para lidar com isso de forma saudável. Isso não é algo para enfrentar sozinho, e buscar ajuda profissional é uma forma muito positiva de cuidar de si mesmo.

Especialistas

Danielle Caus Corrêa

Danielle Caus Corrêa

Psicólogo

Vitória

Anna Victoria Ferreira

Anna Victoria Ferreira

Psicólogo

Fortaleza

Tamires  Aquino

Tamires Aquino

Psicanalista

Brasília de Minas

Lucas Vasconcelos

Lucas Vasconcelos

Psicólogo

Goiânia

Rodrigo de Lima

Rodrigo de Lima

Psicólogo

Ourinhos

Thiago Reis Hoffmann

Thiago Reis Hoffmann

Psicólogo

Tatuí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 41 perguntas sobre Compulsão sexual
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.