Como posso me tratar de crise de panico sem usar medicamentos fortes?

10 respostas
Como posso me tratar de crise de panico sem usar medicamentos fortes?
Olá! Primeiro é importante saber se você se autodiagnosticou ou se foi um profissional. Segundo, caso tenha sido um profissional, ele será a melhor pessoa pra te orientar quanto ou uso ou não de um medicamento. Fora isso, é muito importante buscar terapia para entender melhor as origens das crises.

Olá, a atitude de não pensar como primeira opção o medicamento é muito boa. Existem técnicas da terapia cognitiva comportamental que possuem resultados comprovados sobre as crises de pânico. Porém, em alguns casos, é preciso de um acompanhamento também psiquiátrico para estabilizar o possível quadro de ansiedade, neste caso o seu psicólogo irá encaminhá-lo. Sugiro que antes de qualquer coisa descarte a possibilidade de que estes sintomas sejam oriundos de questões biológicas indo à um médico. Caso outras possibilidades sejam descartadas, procure o quanto antes um psicólogo Cognitivo Comportamental para estabelecer um diagnóstico e criar uma estratégia de tratamento.
E importante saber como foi feito este diagnóstico. Se a própria pessoa ou um profissional da área de saúde mental.Onde as vezes quando necessário se faz o uso de medicamentos mas muitas vezes somente a terápida já lhe ajuda bastante. Onde mesmo quando se faz necessário o uso de medicamentos estes não são muito fortes em sua maioria.
Mas é indispensável à psicoterapia para não só diagnosticar como também procurar a origem dos sintomas e assim lhe ajudar a melhorar.
Olá! O ataque de pânico é definido como um episódio de desconforto que acontece de forma repentina, atinge rapidamente sua intensidade máxima, e caracteriza-se por uma série de sensações físicas e pensamentos assustadores. O pensamento catastrófico (algo muito ruim pode acontecer), e os medos estão por trás da reposta emocional e comportamental desproporcionais. A pessoa tem uma série de sintomas físicos e emocionais que são reais, mas as hipóteses trágicas que formula em sua mente devem ser combatidas. Por isso, é necessário procurar um bom psicólogo para orientação no processo de desconstrução de medos irreais e ensino das técnicas corretas para lidar com a ansiedade e os gatilhos do ataque de pânico. Sobre remédio, dependerá muito do quanto esse transtorno está causando desfuncionalidades na vida. Mas só o psiquiatra poderá falar sobre a dosagem. Em muitos casos, o remédio traz muitos benefícios ao paciente, inclusive o engajamento no processo terapêutico. Estou à disposição!
A tentativa de fazer um tratamento sem medicação é importante. Existem técnicas como as Barras de Access que podem ajudar bastante aliadas a terapia comportamental. Apenas se o sofrimento continuar é necessário uma avaliação psiquiátrica. Espero ter ajudado. Abraço
Olá,
Como Psicóloga, posso te dizer que o acompanhamento psicológico é primordial para trabalhar as causas das crises de ansiedade/ pânico.
Existem abordagens que podem trabalhar mais especificamente o manejo das crises como é o caso da Terapia Cognitivo Comportamental (uma abordagem dentro do campo da Saúde Mental).
Por outro lado, dependendo da crise e dos prejuízos funcionais que esteja tendo, recomedaria também uma avaliação psiquiátrica. Mesmo nao sendo o seu desejo (de tomar medicações), muitas vezes, para chegarmos no tratamento, precisamos limpar os sintomas para que você consiga ficar mais preparado para lidar suas causas. Mas veja, nem sempre é necessário! Sempre cada caso é um caso! Procure um psicólogo e avalie o que está acontecendo com você!
A Terapia cognitivo-comportamental é uma forma eficaz de conduta psicológica que pode colaborar para o tratamento.
a TCC para o Transtorno do Pânico consiste
no uso da psicoeducação, de técnicas para enfrentar a ansiedade, reestruturação cognitiva e enfrentamento das situações evitadas. A terapia cognitivo-comportamental abrange técnicas específicas direcionadas a organizar e/ou neutralizar comportamentos desadaptativos
provenientes do transtorno de pânico, com a vantagem de ser uma terapia breve. Os remédios irão ajudar a curto prazo a melhora dessa ansiedade que leva ao pânico, sendo assim um auxilio durante o tratamento com a psicoterapia.
Isso depende muito da intensidade desse pânico que esta sofrendo.
Mas sendo bem direto, sim tem como tratar sem remédio. Se os ataques estiverem ocorrendo em demasia e muito fortes, seria melhor o uso do remédio.
Olá, não existe medicação forte e sim aquela que é adequada a seu diagnostico. A psicoterapia entra de forma associada a medição, a terapia comportamental é também indicada para transtornos de ansiedade como o pânico. Espero ter ajudado!
Olá, bom dia. Quem te deu este diagnóstico?
O pânico é tratado através de um tratamento multidisciplinar: psicólogo e psiquiatra. O primeiro trata das causas emocionais e o segundo trata das causas físicas, através de medicamentos. Os medicamentos são importantes para a melhora neste diagnóstico.