Como posso me tratar de crise de panico sem usar medicamentos fortes?

10 respostas
Como posso me tratar de crise de panico sem usar medicamentos fortes?
Olá! Primeiro é importante saber se você se autodiagnosticou ou se foi um profissional. Segundo, caso tenha sido um profissional, ele será a melhor pessoa pra te orientar quanto ou uso ou não de um medicamento. Fora isso, é muito importante buscar terapia para entender melhor as origens das crises.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, a atitude de não pensar como primeira opção o medicamento é muito boa. Existem técnicas da terapia cognitiva comportamental que possuem resultados comprovados sobre as crises de pânico. Porém, em alguns casos, é preciso de um acompanhamento também psiquiátrico para estabilizar o possível quadro de ansiedade, neste caso o seu psicólogo irá encaminhá-lo. Sugiro que antes de qualquer coisa descarte a possibilidade de que estes sintomas sejam oriundos de questões biológicas indo à um médico. Caso outras possibilidades sejam descartadas, procure o quanto antes um psicólogo Cognitivo Comportamental para estabelecer um diagnóstico e criar uma estratégia de tratamento.
E importante saber como foi feito este diagnóstico. Se a própria pessoa ou um profissional da área de saúde mental.Onde as vezes quando necessário se faz o uso de medicamentos mas muitas vezes somente a terápida já lhe ajuda bastante. Onde mesmo quando se faz necessário o uso de medicamentos estes não são muito fortes em sua maioria.
Mas é indispensável à psicoterapia para não só diagnosticar como também procurar a origem dos sintomas e assim lhe ajudar a melhorar.
Olá! O ataque de pânico é definido como um episódio de desconforto que acontece de forma repentina, atinge rapidamente sua intensidade máxima, e caracteriza-se por uma série de sensações físicas e pensamentos assustadores. O pensamento catastrófico (algo muito ruim pode acontecer), e os medos estão por trás da reposta emocional e comportamental desproporcionais. A pessoa tem uma série de sintomas físicos e emocionais que são reais, mas as hipóteses trágicas que formula em sua mente devem ser combatidas. Por isso, é necessário procurar um bom psicólogo para orientação no processo de desconstrução de medos irreais e ensino das técnicas corretas para lidar com a ansiedade e os gatilhos do ataque de pânico. Sobre remédio, dependerá muito do quanto esse transtorno está causando desfuncionalidades na vida. Mas só o psiquiatra poderá falar sobre a dosagem. Em muitos casos, o remédio traz muitos benefícios ao paciente, inclusive o engajamento no processo terapêutico. Estou à disposição!
A tentativa de fazer um tratamento sem medicação é importante. Existem técnicas como as Barras de Access que podem ajudar bastante aliadas a terapia comportamental. Apenas se o sofrimento continuar é necessário uma avaliação psiquiátrica. Espero ter ajudado. Abraço
Olá,
Como Psicóloga, posso te dizer que o acompanhamento psicológico é primordial para trabalhar as causas das crises de ansiedade/ pânico.
Existem abordagens que podem trabalhar mais especificamente o manejo das crises como é o caso da Terapia Cognitivo Comportamental (uma abordagem dentro do campo da Saúde Mental).
Por outro lado, dependendo da crise e dos prejuízos funcionais que esteja tendo, recomedaria também uma avaliação psiquiátrica. Mesmo nao sendo o seu desejo (de tomar medicações), muitas vezes, para chegarmos no tratamento, precisamos limpar os sintomas para que você consiga ficar mais preparado para lidar suas causas. Mas veja, nem sempre é necessário! Sempre cada caso é um caso! Procure um psicólogo e avalie o que está acontecendo com você!
A Terapia cognitivo-comportamental é uma forma eficaz de conduta psicológica que pode colaborar para o tratamento.
a TCC para o Transtorno do Pânico consiste
no uso da psicoeducação, de técnicas para enfrentar a ansiedade, reestruturação cognitiva e enfrentamento das situações evitadas. A terapia cognitivo-comportamental abrange técnicas específicas direcionadas a organizar e/ou neutralizar comportamentos desadaptativos
provenientes do transtorno de pânico, com a vantagem de ser uma terapia breve. Os remédios irão ajudar a curto prazo a melhora dessa ansiedade que leva ao pânico, sendo assim um auxilio durante o tratamento com a psicoterapia.
Isso depende muito da intensidade desse pânico que esta sofrendo.
Mas sendo bem direto, sim tem como tratar sem remédio. Se os ataques estiverem ocorrendo em demasia e muito fortes, seria melhor o uso do remédio.
Olá, não existe medicação forte e sim aquela que é adequada a seu diagnostico. A psicoterapia entra de forma associada a medição, a terapia comportamental é também indicada para transtornos de ansiedade como o pânico. Espero ter ajudado!
Olá, bom dia. Quem te deu este diagnóstico?
O pânico é tratado através de um tratamento multidisciplinar: psicólogo e psiquiatra. O primeiro trata das causas emocionais e o segundo trata das causas físicas, através de medicamentos. Os medicamentos são importantes para a melhora neste diagnóstico.

Especialistas

Dâmaris Lima

Dâmaris Lima

Psicólogo

Paulo Cesar Teixeira Ribeiro

Paulo Cesar Teixeira Ribeiro

Psicanalista

São Paulo

Adriana Garbin

Adriana Garbin

Psicólogo

Cascavel

Nadir Lara Junior

Nadir Lara Junior

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita
Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 114 perguntas sobre Ataque de pânico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.