Como posso me acalmar durante uma situações em público? Quando vou ler algo, sinto falta de ar, uma
36
respostas
Como posso me acalmar durante uma situaçao em público? Quando vou ler algo, sinto falta de ar, uma tremedeira e sensação de que o coração vai sair pela boca, há jeitos de se acalmar antes dessa situação?
![Débora Bagnara](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/0e01b5/0e01b5fa86fad632b4251b09b9f63cbe_small_square.jpg)
Existem técnicas que auxiliam a propiciar um relaxamento nessas situações. Antes, seria interessante compreender quais pensamentos surgem nesse momento. Alguns exemplos de pensamentos: "aquela pessoa está me olhando e me julgando" "não vou conseguir falar bem" "vão achar que não sei ler, não sou inteligente ou não sei o conteúdo", entre outros pensamentos que podem aparecer. Pensamentos assim podem por consequência causar emoções como a ansiedade e fazem com que o indivíduo evite situações como você relatou (ler em público). Procure um psicólogo!
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?![](http://platform.docplanner.com/img/general/online-consultations/online-consultation.png?309033880)
![Matheus Schreiner](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/d5a77a/d5a77a6aceb9b13519503764ff2cefc9_small_square.jpg)
Acredito que você esteja tendo a experiência de estar ansioso nessas situações. Algumas pessoas sentem um nível muito alto de ansiedade, o que chamamos de ansiedade social (quando relacionado a situações sociais ou de desempenho), no seu caso, seria importante uma avaliação com psicólogo especializado ou psiquiatra para avaliação e tratamento.
![Dra. Caroline Carvalho Martins Yukawa](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/2d86ef/2d86efedac3763e9a39fe07110ead840_small_square.jpg)
Existem algumas técnicas de respiração que auxiliam no controle da ansiedade minimamente para que se consiga entrar alternativas eficazes para lidar com a origem da ansiedade. Importante também fazer o acompanhamento psicológico para compreender quais os principais estímulos ansiogênicos, qual a frequência e a intensidade dessas situações. Desta forma você poderá inicialmente aceitar seu quadro de saúde para que assim possa obter controle sobre ele.
![Daniela Sarmento](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/a227c4/a227c434ae8ca8c1ce19b61b8047ee0e_small_square.jpg)
O ideal é que esse acompanhamento seja feito antes da situação estressora.. entender quais são seus gatilhos, seus limites e possíveis traumas dessas situações, bem como exercitar a oratória e seus pensamentos em relação à exposição.
Na psicoterapia você pode aprender a controlar a ansiedade e a administrar seus sentimentos, suas sensações, pra poder passar pelo desconforto de falar em público.
Recomendo começar sua psicoterapia o quanto antes, pra entender mais sobre você e sobre esses eventos que te afligem
;)
Na psicoterapia você pode aprender a controlar a ansiedade e a administrar seus sentimentos, suas sensações, pra poder passar pelo desconforto de falar em público.
Recomendo começar sua psicoterapia o quanto antes, pra entender mais sobre você e sobre esses eventos que te afligem
;)
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 170
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
![Laíse Santos Cidade](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/8d6283/8d6283748e5bc10cf611522b9e617759_small_square.jpg)
Tem a técnica de respiração diafragmática que pode te ajudar com esses sintomas físicos da ansiedade, você pode utilizar aplicativo chamado RESPIRE que pode te auxiliar na prática do exercício da respiração diafragmática, mas seria muito importante se você realizasse uma avaliação com psicólogo para avaliar se faz necessário você realizar um tratamento. Espero que esse comentário tenha te ajudado. .
![Emmanuela Loiola](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/ccf843/ccf843ee7a6627d9ee559cedf0910fc7_small_square.jpg)
Olá! Bem-vindo!
Que pergunta boa! Então, precisamos compreender primeiramente estes sintomas e porque eles existem no seu contexto porque é único. Compreender a função do que vem ocorrendo para poder entender como acontece. A partir daí trazer a consciência o seu modelo de funcionamento e trazer em conjunto uma solução. Acho que ajudei.
Que pergunta boa! Então, precisamos compreender primeiramente estes sintomas e porque eles existem no seu contexto porque é único. Compreender a função do que vem ocorrendo para poder entender como acontece. A partir daí trazer a consciência o seu modelo de funcionamento e trazer em conjunto uma solução. Acho que ajudei.
![Patricia Moraes Borges](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/c55fce/c55fce0b35267e6fb9f81b12558b5fa4_small_square.jpg)
Olá! Em psicoterapia é possível entender o motivo de tamanho sofrimento, além de simular situações parecidas. Como falamos de planejar ações, é possível perceber o que incomoda e a forma de se sair da situação, como se fosse um ensaio. Querer a atuação que você considere perfeita pode ser um agravante... Cobrança exagerada costuma ser a grande vilã... Perceber que existem possibilidades, por outro lado, deixa tudo mais leve. Exemplo, gaguejar na leitura de palavras desconhecidas, tossir porque secou a garganta no meio da leitura, entre outras, são situações previsíveis. Aí vale pensar em ler em voz alta em casa, antes e apresentar, para que não fique desconhecido... e deixar uma garrafinha de água por perto. Preparo, percebe? Mas nem sempre podemos prever todas as possibilidades. Além disso, levar a vida com bom humor também pode ajudar. Quem nunca tropeçou antes de entrar num salão? Fico à disposição. Até mais!
![Juliano da Silva de Souza](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/b96b2e/b96b2e59ab938ed6a69299d322c33799_small_square.jpg)
Olá, tudo bem? Antes de qualquer coisa saiba que é absolutamente comum que pessoas fiquem mais ansiosas que o seu habitual quando precisam se apresentar em público. Artistas experientes, por exemplo, relatam que sempre sentem aquele "frio na barriga" toda vez que vão se apresentar. No seu caso, percebe-se que essa ansiedade é maior. E como os colegas bem falaram, existem técnicas e maneiras de tentar baixar os níveis de ansiedade. Minha dica é que você treine essa leitura, por exemplo. Isso fará com que você se sinta mais preparado para esse momento. Espero ter contribuído com sua questão. Fique bem.
![Stefano Caberlon](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/40e06d/40e06dde9a7c5998ad6ff9c8feb27b7b_small_square.jpg)
Olá! Pelo que você descreve, o que está acontecendo é um aumento de seu nível de ansiedade frente tais acontecimentos. Essa reação por si só é normal, mostra que o seu sistema emocional está funcionando. O que precisamos observar é a intensidade e o grau de prejuízo que isso lhe traz. Há pelo menos três coisas que você pode fazer: A primeira é compreender que é apenas ansiedade, e que logo ela vai passar. A segunda, prestar atenção e adequar sua respiração; em outras palavras, provavelmente você estará respirando de maneira rápida e curta, e o que deve fazer é respirar lenta e pausadamente. Você pode se focar em inspirar o ar em 3 segundos, segurar por outros 3 segundos e soltar contando até seis. Faça isso por no mínimo 3 minutos e sua ansiedade irá reduzir. A terceira coisa a ser feita é procurar observar o que está passando pela sua cabeça, que tipo de pensamentos e se eles estão lhe ajudando ou não. Monitorando essas questões, você consegue controlar sua ansiedade. Entre em contato caso tenha ficado alguma dúvida.
![Fabiana Miqueiro Ruetalo](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/34382a/34382a103433d206e0d9b19fdcca1583_small_square.jpg)
Boa noite! Seria importante entender que pensamentos, interpretações estas tendo diante dessaps situações em público. O que estas identificando como ameaçador para ter essa reação de ansiedade.
Por outro lado, temos várias técnicas para te ajudar com isso. Procura por exemplo o vídeo ACALME-SE na Internet.
Espero ter ajudado.
Fico a disposição
Por outro lado, temos várias técnicas para te ajudar com isso. Procura por exemplo o vídeo ACALME-SE na Internet.
Espero ter ajudado.
Fico a disposição
![Jéssica do Nascimento Porto](https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/9337e7/9337e7ff96fa66401c0f01ff0262ac77_small_square.jpg)
Olá, boa tarde.
Acredito que seja importante você procurar um psicólogo que realize o treino das habilidades sociais para melhor compreensão do caso.
Acredito que seja importante você procurar um psicólogo que realize o treino das habilidades sociais para melhor compreensão do caso.
![Prof. Gildo Angelotti](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/4fa118/4fa118c24419d084d55e48678402b13a_small_square.jpg)
Psicoterapia cognitivo comportamental
![Maria Helena de Almeida Xavier](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/e9a2a5/e9a2a5524c10fa1dad0352a1e5eaaae4_small_square.jpg)
Olá!! Seria interessante buscar ajuda profissional, na psicoterapia será possível identificar as causas de tanto desconforto e sofrimento e assim traçar maneiras de lidar melhor com o que lhe acontecendo.
![Catão Maranhão Filho](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/b458c1/b458c1407a9e8fa129aab71196536c1f_small_square.jpg)
Bom dia !! Ocorre com muitas pessoas quando expostas publicamente a exporem as sua opiniões ou mesmo a lerem algum texto em público tenham sintomas de ansiedade As suas avaliações , interpretações de que possam não estarem bem sendo avaliadas podem produzir esses sintomas Uma terapia seria de muita utilidade Cursos de oratória também podem serem úteis
![Renata Freitas da Silva](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/e4df0e/e4df0eeb6bfa96f715f68ba98bd7c2cd_small_square.jpg)
Olá! Algumas técnicas de relaxamento e respiração poderiam ser treinadas para serem usadas nesses momentos. Mas, seria importante o acompanhamento com um profissional da psicologia para entender quais os gatilhos que são ativados, e quais pensamentos e emoções são gerados, pois você tem um funcionamento que se repete, todas as vezes que esses padrões são ativados. Cuide-se. Abraço.
![Giorgio Calixto de Andrade](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/7e27d3/7e27d3c8d1098b3b190a01736a238821_small_square.jpg)
Olá! É possível, sim, acalmar-se em público, principalmente tendo consciência do momento em que se está ficando desestabilizado emocionalmente. Em um processo psicoterapêutico, você poderá desenvolver habilidades de foco na situação, técnicas de respiração, técnicas de mindfulness, entre outras. O mais importante é iniciar o processo psicoterapêutico para compreender melhor as variáveis que influenciam nesse processo de ansiedade. Cuide-se bem!
![Bruno Oliveira](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/644c5a/644c5acbc83bb2aff489cac2122ef720_small_square.jpg)
Lidar com questões de ansiedade envolve olhar para sua vida de maneira ampla. Envolve cuidar de aspectos da saúde física, como ter uma rotina de exercícios físicos. Envolve cuidar do seu sono e alimentação. E envolve também tentar entender a "mensagem" que sua ansiedade está transmitindo. Nossos sentimentos, por mais difíceis que sejam, tem sempre uma sabedoria sobre como estamos levando nossa vida. Porém, a curto prazo, para te ajudar a suavizar essas emoções, experimenta pesquisar sobre a respiração diafragmática. Pratique ela com frequência até aprender e assim poderá usar em um momento de crise.
![Carolina Disegna](http://pixel-p1.s3.sa-east-1.amazonaws.com/doctor/avatar/500bb164/500bb164-c024-4b57-845e-326edb52c60a_small_square.jpg)
Olá. Sim. É importante descobrir o que essas situações significam de modo particular para ti e assim poder ressignificar esses momentos. Recomento terapia psicanalítica.
![Eduarda França](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/cc0f38/cc0f38ed26f2744227556e3c7b4602f6_small_square.jpg)
Olá, primeiramente é importante compreender o que está sentindo, quais são os gatilhos para construir um planejamento de enfrentamento mais assertivo. A terapia auxilia neste processo de entendimento e treinamento de habilidades. Enquanto não tem acesso a atendimento, tente técnicas de respiração, e também ensaios sobre o que gostaria de falar, o que é importante apresentar naquele momento, desta forma estará mais seguro! Espero ter ajudado, fico à disposição!
![Sammy Carralas](http://pixel-p1.s3.sa-east-1.amazonaws.com/doctor/avatar/084173d0/084173d0-97eb-4dcf-be85-c64a92dea5fe_small_square.jpg)
No momento o mais importante é encontrar um suporte para você começar a dar conta de tudo isso. A terapia pode te entregar vários recursos para você conseguir melhorar essas questões e ressignificar os pensamentos que surgem nesse momento. Deixo uma frase de presente para você: Apaixone-se pelo caminho (no sentindo de que a vida é um processo e de conseguimos sim, mudar nossos pensamentos, sentimentos e comportamento).
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 200
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
![Geisson Oleques](https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/8ea9d7/8ea9d78f79c51b95f7a47baf6e51495e_small_square.jpg)
Vamos para a técnica e algumas considerações.
* Técnica simples é manter foco na respiração, inspirar profundamente e quando soltar o ar, imaginar que está apagando velas com o ar que sai, repita isso pelo tempo necessário, sempre com respirações longas.
* Considerações: crise de ansiedade com intensidade que pode levar à síndrome do Pânico é uma das experiências mais angustiantes, mas essa sensação terrível sempre vai passar, e saber o que fazer enquanto não passa, pode te ajudar a não transformar essa situação em algo pior do que já é.
* Medicação pode ajudar, mas não ajudam a tratar a causa. É tipo remédio para gripe, nenhum ataca o vírus, apenas atenuam síntomas.
* A psicoterapia pode auxiliar na descoberta do que levou a esses sintomas, mas não espere que seja um processo lindo e fácil pois o trabalho terapêutico exige muita coragem por parte do paciente.
* Por último, sempre gosto de ressaltar que inúmeros pacientes já foram fazer um check up completo no coração após uma crise e nunca houve um especialista que encontrou danos no coração desses pacientes. Apesar da sensação ser de que existe algo muito errado com seu corpo, desconheço, na literatura, alguém que tenha morrido de ataque de ansiedade.
* Se desejar saber mais, fica super confortável para escrever. Abraço!
* Técnica simples é manter foco na respiração, inspirar profundamente e quando soltar o ar, imaginar que está apagando velas com o ar que sai, repita isso pelo tempo necessário, sempre com respirações longas.
* Considerações: crise de ansiedade com intensidade que pode levar à síndrome do Pânico é uma das experiências mais angustiantes, mas essa sensação terrível sempre vai passar, e saber o que fazer enquanto não passa, pode te ajudar a não transformar essa situação em algo pior do que já é.
* Medicação pode ajudar, mas não ajudam a tratar a causa. É tipo remédio para gripe, nenhum ataca o vírus, apenas atenuam síntomas.
* A psicoterapia pode auxiliar na descoberta do que levou a esses sintomas, mas não espere que seja um processo lindo e fácil pois o trabalho terapêutico exige muita coragem por parte do paciente.
* Por último, sempre gosto de ressaltar que inúmeros pacientes já foram fazer um check up completo no coração após uma crise e nunca houve um especialista que encontrou danos no coração desses pacientes. Apesar da sensação ser de que existe algo muito errado com seu corpo, desconheço, na literatura, alguém que tenha morrido de ataque de ansiedade.
* Se desejar saber mais, fica super confortável para escrever. Abraço!
![Júlia De Freitas Ramos](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/741238/741238c0f1e8cf6d9884d793bf4ae021_small_square.jpg)
Olá, existem algumas técnicas que possam te oferecer maior controle dessas situações, porém indico que procure inicialmente um psicoterapeuta, para descobrirem juntos o que pode estar te causando e de onde vem essa possível ansiedade e crises em momentos de tensão, pois através de um tratamento adequado o profissional pode também te passar algumas técnicas para auxilio nesses momentos. Espero ter ajudado, qualquer dúvida estarei à disposição.
![Rodrigo Fortes Gualberto de Brito](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/70fdf4/70fdf4d916a5e81858ba0680d0b566a2_small_square.jpg)
Estude o conteúdo que você irá tratar. Ter segurança é muito importante nesses casos. Depois, ensaie a apresentação na frente do espelho e tente imaginar algumas perguntas que o público poderia te fazer.
![Bacellar Cazão](https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/f048f5/f048f50b01cbdc4be350a439ec023ffd_small_square.jpg)
Psicoterapia, esporte, arte, remédio, ioga, relacionamentos sociais. Boa sorte.
![Sarah Mendes](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/a078fb/a078fbff0a16c655cd104327e568c15a_small_square.jpg)
Na terapia cognitiva comportamental, além de analisar as crenças que estão te levando para tal ansiedade e angústia, também fazemos treino de assertividade e de situações que geram nervosismo para o paciente.
Um das técnicas é ensinar o paciente a ler de forma lenta e focada (assim evita que a mente devaneia para pensamentos fóbicos) e a respirar de forma lenta durante a leitura. Também é interessante ter um papel para fazer pequenas anotações ou desenhos (para dissipar a ansiedade para o papel) ou ter algo para apertar/manipular na mão. Por fim, caso o paciente possa, andar ao ler ajuda a dissipar a ansiedade.
Um das técnicas é ensinar o paciente a ler de forma lenta e focada (assim evita que a mente devaneia para pensamentos fóbicos) e a respirar de forma lenta durante a leitura. Também é interessante ter um papel para fazer pequenas anotações ou desenhos (para dissipar a ansiedade para o papel) ou ter algo para apertar/manipular na mão. Por fim, caso o paciente possa, andar ao ler ajuda a dissipar a ansiedade.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
![Beatriz Rocha](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/e8c01e/e8c01ed8e478b3df2e6aaa5071818d6d_small_square.jpg)
Bom dia, como vai? Imagino que seja muito difícil para você ter que lidar com todas essas questões. Existem sim estratégias que podemos utilizar nesses momentos para aliviar os sintomas. No entanto o mais interessante seria entender o porque se sente dessa forma, para que então possamos eliminar isso de vez da sua vida. As estratégias são temporárias e o sentimento vai voltar, no entanto com o acompanhamento psicológico, podemos excluir todos os sentimentos. Fico a disposição para falar mais sobre ok?!
Te convidamos para uma consulta: Atendimento online em psicoterapia - R$ 100
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
![Dra. Alessandra Taís Almeida Webler](https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/f6b634/f6b6346aab1ea13abc553bf41a3f089a_small_square.jpg)
Nesse caso seria importante você buscar um profissional de psicologia, pois sua ansiedade está ligada ao fato de que algo ruim pode acontecer, porém isso são apenas suposições e não fatos. O seu sentimento é de sua fragilidade pode estar exposta, mas se você pensar que todos nós podemos errar e que se começar a mudar a interpretação que faz das situações, analisando as vantagens e desvantagens de falar em público, verá que os seus pensamentos acabam distorcendo a realidade do que realmente tem chance de acontecer, através de técnicas conseguimos fazer mudanças nesse sentido, tanto para a sua comunicação, ansiedade, medo, angústia para que tenha uma vida mais leve e emocionalmente saudável.
![Adriana de Araújo](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/4054cf/4054cf309a72d80d46dbb0062f4484e1_small_square.jpg)
Olá! Para melhor e diminuir esses sintomas (que imagino sejam de desconforto) antes de situações públicas, experimente técnicas de respiração lenta e profunda e práticas de relaxamento corporal. Não deixe de buscar uma ajuda profissional, como um psicólogo. Durante o tratamento psicológico você aprenderá técnicas de autoconhecimento, gerenciamento de emoções e superação do desconforto que podem ser valiosos para seu bem estar. Estou à disposição para lhe acompanhar no seu processo de superação e conquista pessoal.
![Dra. Patricia De Lucia Nadruz](https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/3f9c61/3f9c61568829d562f70729acf6823f22_small_square.jpg)
Isso pode ser ansiedade de desempenho social. Sim ,existe tratamento. Procure um terapeuta da linha cognitivo comportamental para te ajudar.
![Gisele Rodrigues](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/d796ca/d796ca64e1460189877bcfb67d45352d_small_square.jpg)
Olá. De forma generalista, exercícios de respiração e afirmações para você mesma que te tragam calma. Entretanto, para encontrar ferramentar assertivas para você é preciso uma investigação com mais detalhes. Procure um profissional da psicologia. Abraço.
![Dra. Karin Telles](https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/a0e905/a0e905eaa869747596ddb1bac1d33002_small_square.jpg)
Olá! A situação de exposição pode mesmo gerar estes sintomas de ansiedade. Qual é o seu receio? De errar? De ser julgada? Se você entender qual seu receio, vai ficar mais fácil de lidar com esta exposição. Acho que esta é uma forma de se preparar antecipadamente, ok?
![Nathalie Pereira Danielson Oliveira](http://pixel-p1.s3.sa-east-1.amazonaws.com/doctor/avatar/9ef05f27/9ef05f27-d63c-4424-823a-5d71828ea9be_small_square.jpg)
Olá, tudo bem?
O importante é procurar um atendimento psicológico para, juntos, compreendermos as causas dessa angústia e encontrarmos a melhor forma de te ajudar. O psicólogo pode te ensinar técnicas de relaxamento, como exercícios de respiração, meditação ou relaxamento guiado, para que você se sinta mais tranquila, especialmente em situações de exposição em público, como ao ler em voz alta.
Abraços!
O importante é procurar um atendimento psicológico para, juntos, compreendermos as causas dessa angústia e encontrarmos a melhor forma de te ajudar. O psicólogo pode te ensinar técnicas de relaxamento, como exercícios de respiração, meditação ou relaxamento guiado, para que você se sinta mais tranquila, especialmente em situações de exposição em público, como ao ler em voz alta.
Abraços!
![Arisio Moreira Taylor Junior](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/9b0c26/9b0c26730f9e7227641b93b7aef2ee8f_small_square.jpg)
Há sim... busque um acompanhamento psicológico para melhorar essa ansiedade quando precisa se apresentar em público
![Valter Rodrigues](https://pixel-p1.s3.sa-east-1.amazonaws.com/doctor/avatar/d2335248/d2335248-c9b5-4b56-8aad-2ad9001f483e_small_square.jpg)
Para lidar com a ansiedade em situações públicas, especialmente quando você sente falta de ar, tremores e um aumento da frequência cardíaca, existem várias estratégias que podem ajudar a acalmar seus nervos antes e durante esses momentos. Aqui estão algumas dicas práticas:
Técnicas de Relaxamento
Respiração Profunda: Pratique a respiração diafragmática para ajudar a controlar a ansiedade. Inspire lentamente pelo nariz, enchendo completamente os pulmões, segure por alguns segundos e expire lentamente pela boca. Repita esse ciclo várias vezes até sentir uma diminuição nos sintomas físicos de ansiedade15.
Relaxamento Muscular: Tente relaxar os músculos, começando pelos pés e subindo até a cabeça. Contraia cada grupo muscular por alguns segundos e depois relaxe. Isso pode ajudar a liberar a tensão acumulada2.
Preparação Antes da Situação
Visualização Positiva: Antes de entrar em uma situação pública, visualize-se se saindo bem. Imagine-se calmo e confiante ao ler ou falar na frente dos outros. Essa técnica pode ajudar a mudar sua mentalidade e reduzir o medo3.
Pratique o Mindfulness: Focar no momento presente pode ajudar a evitar pensamentos ansiosos sobre o futuro. Tente descrever mentalmente o que você vê, ouça e sente ao seu redor para ancorar sua atenção no aqui e agora56.
Estratégias Durante a Situação
Desvie o Foco: Se você começar a sentir os sintomas de ansiedade, tente desviar sua atenção para algo externo, como observar as pessoas ao seu redor ou contar as cores que vê. Isso pode ajudar a interromper o ciclo de pensamentos ansiosos4.
Use um Objeto de Conforto: Se possível, tenha um pequeno objeto que você possa segurar durante a situação. Isso pode ajudar a ancorá-lo e proporcionar uma sensação de segurança.
Cuidados Gerais
Exercícios Regulares: A prática regular de exercícios físicos pode ajudar a reduzir os níveis de ansiedade ao longo do tempo. Atividades como caminhada, corrida ou yoga são especialmente benéficas.
Busque Apoio Profissional: Se suas dificuldades persistirem ou se tornarem muito intensas, considerar buscar ajuda profissional pode ser uma boa opção. Um psicólogo pode oferecer suporte e técnicas personalizadas para lidar com a ansiedade.
Essas estratégias podem ajudá-la a se sentir mais confortável em situações públicas. Lembre-se de que é normal sentir ansiedade em momentos desafiadores, mas com prática e apoio, é possível aprender a gerenciar esses sentimentos. Se precisar de mais suporte ou quiser discutir suas preocupações em um ambiente seguro, estou à disposição para agendar uma consulta!
Técnicas de Relaxamento
Respiração Profunda: Pratique a respiração diafragmática para ajudar a controlar a ansiedade. Inspire lentamente pelo nariz, enchendo completamente os pulmões, segure por alguns segundos e expire lentamente pela boca. Repita esse ciclo várias vezes até sentir uma diminuição nos sintomas físicos de ansiedade15.
Relaxamento Muscular: Tente relaxar os músculos, começando pelos pés e subindo até a cabeça. Contraia cada grupo muscular por alguns segundos e depois relaxe. Isso pode ajudar a liberar a tensão acumulada2.
Preparação Antes da Situação
Visualização Positiva: Antes de entrar em uma situação pública, visualize-se se saindo bem. Imagine-se calmo e confiante ao ler ou falar na frente dos outros. Essa técnica pode ajudar a mudar sua mentalidade e reduzir o medo3.
Pratique o Mindfulness: Focar no momento presente pode ajudar a evitar pensamentos ansiosos sobre o futuro. Tente descrever mentalmente o que você vê, ouça e sente ao seu redor para ancorar sua atenção no aqui e agora56.
Estratégias Durante a Situação
Desvie o Foco: Se você começar a sentir os sintomas de ansiedade, tente desviar sua atenção para algo externo, como observar as pessoas ao seu redor ou contar as cores que vê. Isso pode ajudar a interromper o ciclo de pensamentos ansiosos4.
Use um Objeto de Conforto: Se possível, tenha um pequeno objeto que você possa segurar durante a situação. Isso pode ajudar a ancorá-lo e proporcionar uma sensação de segurança.
Cuidados Gerais
Exercícios Regulares: A prática regular de exercícios físicos pode ajudar a reduzir os níveis de ansiedade ao longo do tempo. Atividades como caminhada, corrida ou yoga são especialmente benéficas.
Busque Apoio Profissional: Se suas dificuldades persistirem ou se tornarem muito intensas, considerar buscar ajuda profissional pode ser uma boa opção. Um psicólogo pode oferecer suporte e técnicas personalizadas para lidar com a ansiedade.
Essas estratégias podem ajudá-la a se sentir mais confortável em situações públicas. Lembre-se de que é normal sentir ansiedade em momentos desafiadores, mas com prática e apoio, é possível aprender a gerenciar esses sentimentos. Se precisar de mais suporte ou quiser discutir suas preocupações em um ambiente seguro, estou à disposição para agendar uma consulta!
![Helio Martins](https://pixel-p1.s3.sa-east-1.amazonaws.com/doctor/avatar/a57caf65/a57caf65-9db9-4e92-a1b8-ac2700ec67d2_small_square.jpg)
Olá, tudo bem?
Parece que seu corpo está ativando um verdadeiro alarme de emergência toda vez que você se vê diante de uma situação pública. A falta de ar, a tremedeira e a sensação de que o coração vai disparar são sinais claros de que seu sistema nervoso está reagindo como se houvesse uma ameaça real, mesmo que, racionalmente, você saiba que não há perigo. Isso acontece porque seu cérebro interpreta a exposição pública como um risco e, sem perceber, aciona o modo de luta ou fuga, preparando o corpo para "sobreviver" à situação.
Uma das formas mais eficazes de acalmar essa resposta é treinar seu cérebro antes mesmo de chegar ao momento da leitura. Técnicas de respiração diafragmática, onde você inspira profundamente pelo nariz e expira lentamente pela boca, ajudam a ativar o sistema nervoso parassimpático, que reduz a sensação de alerta. Além disso, exercícios de ancoragem, como pressionar levemente os pés contra o chão e prestar atenção na sensação de contato, podem ajudar a trazer seu corpo de volta para o presente.
Outra estratégia interessante é a exposição progressiva. Em vez de enfrentar o desconforto diretamente em uma situação mais desafiadora, você pode começar se acostumando com pequenas interações e ir aumentando o nível de exposição aos poucos, ajudando seu cérebro a perceber que não há um risco real. Com o tempo, é possível reprogramar essa resposta automática e sentir mais segurança ao falar em público.
Essas reações podem ser trabalhadas e reguladas, e você não precisa enfrentá-las sozinho. Se isso tem impactado sua vida, buscar ajuda pode ser um passo importante para construir mais confiança e liberdade nessas situações. Caso precise, estou à disposição!
Parece que seu corpo está ativando um verdadeiro alarme de emergência toda vez que você se vê diante de uma situação pública. A falta de ar, a tremedeira e a sensação de que o coração vai disparar são sinais claros de que seu sistema nervoso está reagindo como se houvesse uma ameaça real, mesmo que, racionalmente, você saiba que não há perigo. Isso acontece porque seu cérebro interpreta a exposição pública como um risco e, sem perceber, aciona o modo de luta ou fuga, preparando o corpo para "sobreviver" à situação.
Uma das formas mais eficazes de acalmar essa resposta é treinar seu cérebro antes mesmo de chegar ao momento da leitura. Técnicas de respiração diafragmática, onde você inspira profundamente pelo nariz e expira lentamente pela boca, ajudam a ativar o sistema nervoso parassimpático, que reduz a sensação de alerta. Além disso, exercícios de ancoragem, como pressionar levemente os pés contra o chão e prestar atenção na sensação de contato, podem ajudar a trazer seu corpo de volta para o presente.
Outra estratégia interessante é a exposição progressiva. Em vez de enfrentar o desconforto diretamente em uma situação mais desafiadora, você pode começar se acostumando com pequenas interações e ir aumentando o nível de exposição aos poucos, ajudando seu cérebro a perceber que não há um risco real. Com o tempo, é possível reprogramar essa resposta automática e sentir mais segurança ao falar em público.
Essas reações podem ser trabalhadas e reguladas, e você não precisa enfrentá-las sozinho. Se isso tem impactado sua vida, buscar ajuda pode ser um passo importante para construir mais confiança e liberdade nessas situações. Caso precise, estou à disposição!
![Vinicius Vidal da Rosa](https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/24ff77/24ff77ded4af796599de94554da4961a_small_square.jpg)
Quando sentir esses sintomas, tente focar na respiração: respire devagar, contando até 4 ao inspirar e até 4 ao expirar. Isso ajuda a acalmar o corpo. Seria interessante praticar mindfulness, ficando atento ao que está ao seu redor, sem se pressionar. Com o tempo, essas práticas podem ajudar a reduzir a ansiedade antes de situações assim.
Especialistas
![Pedro da Costa](http://pixel-p1.s3.sa-east-1.amazonaws.com/doctor/avatar/57a472c1/57a472c1-c085-40c3-bd71-4362dc9dc4fd_medium_square.jpg)
![Gabriela Botêlho Gomes](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/72ff45/72ff45736263fd57cc7ce829de804ddf_medium_square.jpg)
![Victoria Rocha de Padua](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/8c6c84/8c6c84d92284c5cb36c51758279becc6_medium_square.jpg)
![Marcos Aurelio Pereira Lopes](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/b91fa5/b91fa5b619419403df980b95d6124f08_medium_square.jpg)
![Elaine Ramos](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/144caa/144caaf827272adec1e01c8d011311e2_medium_square.jpg)
![Bruno Aguiar](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/695a1d/695a1d08833a13b91dba53fa1a0e241f_medium_square.jpg)
Perguntas relacionadas
- Bom dia ,primeiro gostaria de saber se quem toma pregabalina pode desenvolver diabetes, e em segundo ,tenho hérnia de disco e faço tratamento com ortopedista e fisioterapeuta mais gostaria de sabe-se preciso me tratar tbm com neuro e psiquiatra pois minhas crises de dores são frequentes e muito intensa,…
- Vou iniciar o uso da Pregabalina,mas eu uso a ritalina de 10mg, há alguma interação medicamentosa ou um não influencia no outro? Desde já, agradeço o retorno.
- Eu sinto muito medo ,fico sempre achando que as pessoas querem me matar ,não consigo andar em lugares públicos, se as pessoas olharem pra mim já penso que querem me fazer alguma coisa,fico ouvindo vozes, pessoas caminhando ,as vezes escondo de tanto medo ,oque devo fazer?muitas pessoas ficam achando…
- Tenho transtorno de ansiedade generalizada e pânico , esses dias me sinto estranho sofro com a dissociação, muita oscilação no meu humor me sinto feliz em momentos que deveria ficar irritado , sinto que minhas emoções estão descontroladas, sinto que estou perdendo o controle , fico tonto de vez em quando…
- Bom, não sei muito bem como explicar minha situação, porque até criar um simples texto pra mim virou uma dificuldade. Ah uns 4 anos, vivia uma vida normal, me entendia muito bem, era sociável, tinha minhas peculiaridades de personalidade, uma pessoa considerada brava, mas nada fora do normal. Fazia amizades…
- Olá! Há aproximadamente uma semana tenho sentido parestesia nas mãos durante o banho frio pela noite, quase todas as noites. Apenas do contato com a água após poucos minutos 4-5. Meus dedos (principalmente os do meio, anelar e midinho) sentem mais essa "pressão" da parestesia. Eles não mudam de cor,…
- Tô sentindo uma dor e queimação no estômago e nas costas , desânimo pra tudo e n sinto vontade de conversar com absolutamente ninguém. O que devo fazer?
- O transtorno de ansiedade generalizada (TAG) tem cura?
- Tenho 19 anos e após uma crise de pânico sinto necessidade de puxar o ar o tempo, já fui ao médico e descartei causas ogânicas. Já sei que é psicológico .. mas existe tratamento?
- Oscilação de humor, sensação de desesperança,sensação de fraqueza muscular e dores de cabeça podem ser sinais de depressão?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 254 perguntas sobre Transtorno da ansiedade
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.