Como posso fazer meu parceiro entender minha depressão e transtorno de ansiedade? Ele nega minha condição

12 respostas
Como posso fazer meu parceiro entender minha depressão e transtorno de ansiedade? Ele nega minha condição e diz que é porque sou 'desocupada'
Boa tarde. É uma situação que muitas pessoas vivenciam com a depressão, assim como você, sobre pessoas próximas não entenderem. Mas eu sugiro que vc leve ele aos médicos que te deram o diagnóstico e expliquem para ele a sua condição, se mesmo assim ele não der atenção ao seu quadro, rever esse relacionamento que não está tendo um cuidado da parte dele com você, seria a melhor forma de até melhorar da sua ansiedade e da depressão.

Espero ter ajudado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Infelizmente é muito comum, esse tipo de comportamento do seu marido, as pessoas não entendem ou se negam a acreditar como uma pessoa que tem “ tudo” pode ter uma doença dessa.
Bem as doenças de ordem psíquicas, causam sofrimento para quem as tem, sugiro que você busque tratamento por você, você sabe o que tem, o que sente, então vá à luta, busque fazer Psicoterapia, caso seja necessário necessário busque um médico psiquiatra, procure fazer caminhadas ao ar livre, tome sol.
Espero tenha lhe ajudado, estou a disposição.
Abraço
Vera Pelizzari
Olá. Essa é uma situação delicada que pode ser trabalhada em psicoterapia. Infelizmente ainda há muita desinformação sobre a saúde mental. Se está em tratamento, procure falar com seu psicoterapeuta para te assessorar com técnicas de comunicação. Alguns terapeutas poderão até mesmo convidar seu parceiro para uma sessão. Procure sempre se informar e entender sobre seu transtorno para lhe ajudar a falar sobre o tema para outras pessoas. Sugiro também que você procure materiais educativos como os distribuídos pela Organização Mundial de Saúde sobre a depressão. Você pode encontrá-los na internet. Espero ter ajudado.
Olá, boa tarde!

Acrescentando ao que a colega Laissa falou, pode ser interessante sugerir à sua psicóloga ou psicoterapeuta de levá-lo em uma sessão para que possa ser trabalhada não somente a dificuldade dele em entender, mas como você se sente diante disso ou o que é difícil emocionalmente para ele também diante da situação.

Espero ter ajudado.
Boa tarde

Infelizmente a depressão e ansiedade ainda são ignoradas como doença pela maioria das pessoas. Sugiro que voce procure ajuda de um profissional ( psicólogo e ou psiquiatra) para se tratar e conseguir ter um comportamento mais assertivo com seu parceiro, ou então leva-lo a consulta para que o profissional explique as patologias e seus sintomas.
Olá, a primeira pergunta é: você faz tratamento com um psicólogo? Talvez também um psiquiatra caso precise de medicamentos. Eu sugiro que juntos marquem uma consulta com o seu profissional e juntos os três falem do que sentem o que está acontecendo, seu parceiro poderá ouvi/lá com uma pessoa intermediando que sempre é mais tranquilo, poderá fazer perguntas. Encorajo muito, será ótimo!
Esse tipo de comportamento é muito comum, principalmente nas pessoas que convivem mais perto com os pacientes ansiosos ou deprimidos.
Não existe exames onde se visualiza as doenças, são questões subjetivas . Muitas vezes o próprio paciente chega para as consultas verbalizando essa impressão.
Primeiramente priorize sua melhora, não deixando de tomar as medicações, ir ao psiquiatra regularmente , e em sua psicoterapia.
Normalmente esses profissionais separam um tempo para conscientizar os familiares. Em minha experiência valorizo essa conduta e tenho bons resultados. Tudo de bom.
Ansiedade e Depressão provocam sintomas que afetam a capacidade da pessoa em tomar decisões, em ter energia para realizar tarefas e em sentir prazer na vida. Em geral a mudança na vitalidade causa muito preconceito e incômodo as pessoas mais próximas mas se trata de sintomas do quadro dessas doenças.
Os transtornos ansiosos e depressivos provocam sintomas no humor (as emoções identificadas com tristeza e ansiedade) e sintomas físicos como fadiga, insônia....
Busque auxílio com os profissionais que te tratam para esclarecer seu companheiro.
De fato isso é algo muito complicado ,pois a maioria das pessoas tem esse preconceito com essa doença, caso não consiga leva lo ao Psicólogo contigo, tente compartilhar com alguém que seja próximo a ele e possa ajudar você nesse processo.
Porém em virtude disso não deixe de procurar ajuda, e se alinhe com os profissionais que te tratam buscando melhorar até mesmo sua relação com ele.
Olá, apesar de hoje a informação sobre tais patologias estarem aumentando ainda é comum serem desconhecidas como uma questão de saúde mental por muitos. Minha orientação é que você busque matérias, artigos científicos sobre o assunto e entregue para ele ler de forma cautelosa, sem cobranças, outra forma é marcá-lo em perfis de redes sociais de psicólogos, psiquiatras para que vá ficando conhecido a ele, falar de como se sente também é outra possibilidade. Algo fundamental caso ainda não passe é buscar ajuda profissional para auxiliá-la nesse processo. Um abraço
Olá. Boa tarde.

Imagino que você faça tratamento com psiquiatra e psicológico, certo? Então você pode conversar com seu psicoterapeuta sobre isso, seu parceiro poderá ir numa sessão com você, onde seu psicoterapeuta irá explicar melhor para ele sobre depressão e ansiedade. Existem textos e vídeos que educam sobre esses transtornos. Infelizmente muitas pessoa não entendem, mas, não deixe de buscar, faça terapia.

Espero ter ajudado.
Esse é um problema cultural, muitas pessoas não entendem e por isso negam a existência desses males. Provavelmente seu marido precisa de alguém que lhe explique de forma técnica como a mente é afetada e como ela reage diante desses quadros, um psicólogo ou um psiquiatra poderão dar a ele uma explicação mais clara e provavelmente isso será mais "palpável" e fará mais sentido para ele, acredito que assim ele passará a te auxiliar na sua recuperação. Espero ter ajudado. Um abraço.

Especialistas

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Jonas Figueiró

Jonas Figueiró

Psicólogo, Psicanalista

Curitiba

Beatriz Quirino

Beatriz Quirino

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 146 perguntas sobre Transtorno depressivo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.