Como podemos ter certeza do diagnostico da esquizofrenia?
2
respostas
Como podemos ter certeza do diagnostico da esquizofrenia?
Tendo a história da doença como norte clínico e a classificação como forma de comunicação entre os profissionais de saúde. Diagnóstico de esquizofrenia no CID-10 "transtornos esquizofrênicos são caracterizados, em geral, por distorções fundamentais e características do pensamento e da percepção e por afeto inadequado ou embotado. A perturbação envolve as funções mais básicas que dão a pessoa normal um senso de individualidade, unicidade e de direção de si mesmo." não existe sinal ou sintoma especifico da esquizofrenia (patognomônico). sintomas que podem estar presentes "eco do pensamento, delírios, vozes alucinatórias, sintomas negativos..." entre outros.
Procure uma equipe de saúde em que confia. a certeza que podemos ter é a de um tratamento correto em sua condução clínica, claro na comunicação, multiprofissional e interdisciplinar.
abçs
Procure uma equipe de saúde em que confia. a certeza que podemos ter é a de um tratamento correto em sua condução clínica, claro na comunicação, multiprofissional e interdisciplinar.
abçs
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Certeza, certeza de 100% não existe. Nem para esquizofrenia nem para outras "patologias" da psiquiatria. O grande problema é a inexistência de exames ESPECÍFICOS para os transtornos mentais que alteram o comportamento da pessoa. Isto é: não existe ainda um exame de sangue, urina, tomografia, etc que alguém com depressão ou esquizofrenia por exemplo, faça e confirme o diagnóstico. Toda investigação do psiquiatra se baseia na anamnese direta ao paciente, informações de observadores que percebam esse paciente (parentes, etc) e a observação apurada do próprio médico! Há um conjunto de "regras" para se classificar um transtorno mental. Exames outros são pedidos para descartar doenças físicas que influencie no transtorno psiquiátrico mas não para determinar a causa. O cérebro é de uma complexidade extrema e tudo se interliga com tudo. De certa forma percebemos que estamos no caminho certo ao ver a melhora do paciente.Promover o retorno de seus "comportamentos normais", é muito gratificante.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Meu marido tem esquizofrenia a mais de 10 anos, mas só começou o tratamento este ano. Mesmo tomando a medicação ele não fala, não interage, tem raciocínio lento e não se meche. Isso é normal ?????
- A esquizofrenia em sua forma mais severa pode deixar sequelas irreversíveis no paciente ? Se sim quais sequelas podem ser ?
- Boa noite,perdi meu filho ha pouco mais de dois meses e meio, com 37 anos surtou e infartou,minha filha,,era muito ligada a ele,ela começou a chorar muito depois de alguns dias,,e teve uma crise catatonica,,toma cinetol,carbamazepina,e olanzapina,tem hora que fica parada no tempo e baba
- o paciente toma a medicacao mas fica sem animo e sem vontade de fazer nada! sera que a dose esta baixa, ou ele pode desenvolver depressao?
- O que é a esquizofrenia catatonica?
- Como lidar diante de uma crise de uma pessoa com esquizofrenia? Como os familiares devem se comportar? Devemos concordar com a pessoa e manter a calma ou tetnar trazer a pessoa a realidade?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 7 perguntas sobre Esquizofrenia Catatônica
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.