Como podemos diagnosticar a Paralisia Bulbar Progressiva?
3
respostas
Como podemos diagnosticar a Paralisia Bulbar Progressiva?
A paralisia bulbar progressiva é um tipo de Doença do Neurônio Motor e caracteriza-se pelo início do quadro com fraqueza muscular em região bulbar. Os sintomas mais comumente observados neste início são: disfonia (alteração de voz), disartria (alteração da fala), dispneia (desconforto respiratório) e disfagia (alteração na mastigação/deglutição). Trata-se de uma doença degenerativa. O diagnóstico é feito com base na avaliação clínica e na realização de uma eletroneuromiografia. Outros exames são também solicitados pelo neurologista especialista em doenças neuromusculares, para descartar outros quadros neurológicos.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Sergio Akira Horita
Médico acupunturista, Especialista em medicina física e reabilitação, Médico do esporte
São Paulo
A paralisia bulbar progressiva (doença de Fazio-Londe) é caracterizada pelo acometimento degenerativo progressivo de nervos cranianos bulbares em crianças. Tem um padrão de herança autossômico recessivo. É uma condição rara, sendo descritos menos que 40 casos na literatura. Existem dois padrões clínicos, um de início precoce (com idade inferior a seis anos e com predomínio do acometimento respiratório) e outro de início tardio (entre seis e vinte anos e com predomínio do comprometimento motor dos membros inferiores). Esta condição geralmente se inicia aos três anos de idade, com um estridor nos casos precoces, que pode estar associado a paresia facial, disfagia ou disartria. Para o diagnóstico pode se utilizar o potencial evocado do tronco encefálico, que mostra uma neuropatia motora pura, com ou sem envolvimento dos tratos motores longos. É importante a diferenciação com outras doenças como tumores do sistema nervoso central e a miastenia gravis.
Como dito por outros colegas não é comum cistocele em adolescentes, mas não é impossível, podendo estar atrelada a outras patologias de base. Aconselho a procura de um uroginecologista para confirmação diagnóstica.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Uma adolescente diagnosticada com paralisia bulbar progressiva pode frequentar a escola, normalmente?
- Como ocorre a evolução da paralisia bulbar progressiva?
- A paralisia bulbar progressiva da tonturas ou sensação de desmaio?
- A paralisia bulbar progressiva deixa a pessoa cega?
- A paralisia bulbar progressiva PBP, tem cura.? Como a pessoa fica?
- Quais os sintomas de Esclerose lateral amiotrófica?
- A paralisia bulbar é uma doença crônica ou degenerativa?
- Esta doença (paralizia Bulbar)é hereditária? E a doenca Ela?
- Essa doença paralisia bulbar progressiva pode matar?
- Tem cura? ou qual o tratamento que proporciona melhoras e prolongamento da vida do paciente?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 32 perguntas sobre Paralisia Bulbar Progressiva
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.