Como pode ser o futuro de uma pessoa que potencialmente apresenta transtorno de personalidade histriônica

8 respostas
Como pode ser o futuro de uma pessoa que potencialmente apresenta transtorno de personalidade histriônica e não trata? Adendo ao fato de mitomania, drama e manipulação constante. Depois de ter afastado muitas pesssoas devido a mentiras e excesso de sentimentos exarcerbados.
Concordo que se a pessoa nao procura ajuda possivelmente o quadro mantenha ou piore. Nao acho que questionar é o que vai ajudar, as pessoas ja devem fazer isso, mas levar a se questionar da necessidade de manipular as pessoas para obrer tais beneficios, provavelment3 ha um longo caminho a ser investigado.

A partir do momento que ela perceber esses prejuízos sociais e buscar ajuda aí sim trará resultados porém a questão do futuro é totalmente imprevisível até que a própria pessoa se der conta e queira mudar, geralmente os transtornos em si podem trazer ansiedade, depressão e pânico dependendo do contexto e a exacerbação dos sintomas.
Você perguntou como pode ser o futuro desta pessoa, já que ela não se trata. Muito difícil dizer. Uma sucessão de relacionamentos destruídos, quem sabe!? Solidão. Existe a possibilidade de ela desenvolver transtornos de ansiedade e depressão, que podem tornar agudo seu sofrimento psíquico.
Muitas pessoas com este transtorno procuram ajuda, então talvez o caminho seja mesmo tentar convencê-la ao tratamento.
Me chama a atenção você ter dito que a referida pessoa "potencialmente" apresenta transtorno de personalidade histriônica, o que me leva a crer que estamos falando de uma suposição, e não de um diagnóstico fechado. Se é esse o caso, importante procurar um profissional da Psicologia para melhor enquadramento do caso, haja vista a mitomania e as tentativas de manipulação para benefício próprio estarem mais associadas à personalidade narcisista que à histriônica. De toda sorte, respondendo diretamente a pergunta, qualquer patologia, mesmo as não psicológicas, se não tratadas, tendem a apresentar agravamento dos sintomas, e ao longo do tempo podem até alterar o quadro para patologias mais graves. Dito isso, recomendo fortemente a consulta com um psicólogo para o devido enquadramento e tratamento do caso. Desejo sucesso! Sempre às ordens!
Olá. Penso que, caso tal pessoa não se trata, é muito provável que o quadro se mantenha conforme descrito, ou até mesmo se agrave, causando ainda mais prejuízos como o fato de afastar pessoas. O tratamento poderia funcionar no sentido de fazê-la questionar suas atitudes. Entretanto, é importante que ela mesma o procure.
Olá, muito provavelmente se não há nenhum tratamento ou reflexão sobre o problema por parte do paciente é bem provável que as pessoas que não suportam os comportamentos dela continuem distantes. Como um colega já comentou acima, esta descrição está mais próxima de um quadro narcísico do que de um quadro histriônico. Os histriônicos são mais teatrais e dramáticos em tudo enquanto os narcísicos estão sempre demonstrando as suas proezas ao próximo, sempre necessitando de um público para escutar isso. Ambos podem se misturar, mas o narcísico é muito mais "seguro" de si. O mérito da psicoterapia é que o terapeuta será o espelho para as atitudes deles, refletindo de volta aquilo que eles não conseguem ver por conta própria ou que ninguém quer mostrar para eles. Por isso seria interessante a procura por um psicoterapeuta.
Olá!

Respondendo a sua pergunta, o que normalmente acontece neste caso é uma grande dificuldade de construir relacionamentos sólidos, profundos e permanentes. A consequência provavelmente será o isolamento social e o sentimento de frustração e falta de credibilidade nos relacionamentos em geral.

Um abraço
Olá! Imagino que você seja alguém muito próximo a esta pessoa sobre a qual relata, e que está com preocupações sobre o que será dessa pessoa. Você vê a pessoa não procurando tratamento, a vida dela indo para o isolamento, e você sente que não sabe o que fazer. Se isso lhe preocupa muito, e tem lhe incomodado por demais, você pode procurar ajuda psicológica, para entender melhor como lidar com essa pessoa, e criar estratégias para ajudá-la a procurar ajuda, além de entender melhor como lidar com a situação. O diagnóstico, pelo que entendo, não está fechado, esse é mais um motivo para procurar ajuda psicológica.